ActivoBank Marca Recomendada
Bancos
1 Santander 84
ActivoBank81.2
Banco ActivoBank, S.A.

Faça o download na store disponível no seu smartphone.

• +351 210 030 700
  • Rua Augusta, 84
    1100-053 LISBOA

ActivoBank - Enviou um novo cartão MB sem meu conhecimento e foi usado por terceiros

Tiago Aperta
Tiago Aperta apresentou a reclamação
15 de março 2021
A minha reclamação remonta a uma situação ocorrida a Outubro de 2020 , quando fui alvo de uma burla/roubo. Tentando simplificar a situação, em agosto de 2020 recebi um novo cartão MB por o outro ter expirado, normal. Tudo decorria normalmente até que por volta de finais de Outubro me deparo com vários levantamentos e pagamentos feitos na minha conta ... De imediato entro em contato com o Banco para tentar perceber o que se passava, e nesse mesmo dia nem a própria Sra que atendeu me soube explicar a situação, apenas me soube dizer que todas as transações teriam sido feitas com cartão cujo número era diferente do que tinha em minha posse mas para aguardar que no dia seguinte iria confirmar...pensei então que o meu cartão tinha sido clonado ou algo do género... No dia seguinte a mesma senhora entrou em contato comigo a alertar- me do seguinte, segundo ela em início de Setembro o Banco enviou uma carta para a minha morada, carta não registada, a informar que me iriam enviar um novo cartão MB visto que o cartão que me tinham enviado em Agosto tinha sido emitido com uma anomalia, e que posteriormente teriam enviado o cartão e o pin. (Mais uma falha visto que no dia anterior devia ter sido logo cancelado o cartão e não o fez).Acontece que eu nunca recebi/tive conhecimento dessa tal carta a avisar do cartão ter uma anomalia e muito menos ao que veio a seguir a essa carta, neste caso o cartão!
E a partir daqui começa esta história... Apresentei queixa na PSP e foi me pedido os dados (hora local e dia) de todas as transações efetuadas para dentro do timming correto (creio que dois meses)aceder às câmaras de videovigilância, como no meu extrato tal não constava de forma exata dirigi-me ao banco a solicitar estes dados, não me deram. A seguir a isto enviei um e-mail ao banco, sem resposta. Depois , envio um e-mail ao banco de Portugal e de seguida o ActivoBank respondeu, curiosamente agora já enviam um documento com todas as transações feitas descriminadas e a dizer que não se responsabiliza pelos pagamentos visto que foram realizados com pin ( e aqui até dizem que foi com o meu pin atual do outro cartão o que é IMPOSSIVEL ,e há aqui contradições porque liguei várias vezes e uns operadores dizem que é enviado o pin e outros dizem que não, mas que apenas devolveriam o montante de 70 e qualquer coisa euros de um pagamento que foi feito com contactless). Respondi a esse e-mail recebido, a exigir saber qual o pin utilizado e como e quando é que o cartão tinha sido ativado e até hoje, passados mais de 3 meses não obtive nenhuma resposta.

Agora eu pergunto-me, que País é este que nem no Banco o dinheiro está seguro? Quem me vai devolver o restante valor em falta em volta dos 1200€?
Que Banco é este que me envia um cartão novo em Agosto de 2020, que diz que em Setembro me envia uma carta , que eu nunca vi, e que me envia um novo cartão por o outro ter uma anomalia mas mesmo assim o cartão com a suposta anomalia sempre funcionou até a data em que o "novo cartão sem anomalia" foi ativado? Não faria sentido desde logo na emissão de novo cartão , o outro deixar de funcionar e assim mesmo que a pessoa não receba a carta saber que algo se passa?
Felizmente não necessitei desse dinheiro para pagar as minhas contas ou para me alimentar numa altura tão difícil como tem sido estes últimos tempos... Felizmente já transferi o meu crédito para outro Banco, eu saí a perder mas com toda a certeza que o ActivoBank perdeu mais, por ter perdido um cliente em primeiro lugar, e também por sempre que eu ouvir falar neste Banco imediatamente vou contar o que se passou comigo... Ainda me ligaram a tentar renegociar o meu crédito habitação de forma a "remediar também o sucedido", mas depois do que aconteceu nem um crédito sem juros eu teria interesse, felizmente foram pouco mais de 1000 euros, mais eu tivesse à ordem, maiores teriam sido as quantias. Gostaria ainda de salientar que não gostei da forma como alguns dos operadores falaram comigo , liguei várias vezes e um deles repetiu a mesma frase se não me engano duas vezes a dizer que o cartão tinha sido usado com pin, como se eu não soubesse disso, e fiquei sem perceber bem o que quis dizer com isso...

Um último dado curioso quando me desloquei ao banco a solicitar o documento comprovativo das transações, como não tinha dinheiro nem cartão, quis ter acesso à conta e foi me dito que tal não seria possível e que me iriam enviar um pin para casa e quando o recebesse para me deslocar ao banco para levantar o cartão. Isto é de rir... Nesse dia cheguei a casa por sorte, e mais curioso é o facto de anteriormente enviam o cartão e nem têm qualquer confirmação se é a pessoa que o recebe ou não, quando é a pessoa a pedir já enviam um pin para casa e ela tem que se deslocar ao banco a levantar o cartão... Andei meses sem saber o que fazer, existiu quebra de confiança com o banco e a proteção de dados não foi garantida visto que alguém que não eu ativou e usufruiu do meu cartão.

Melhores cumprimentos,
Data de ocorrência: 15 de março 2021
15 de março 2021

22 de março 2021

Na sequência da exposição efetuada informamos que a resposta à questão colocada foi hoje enviada para o endereço de email, pelo que damos o processo por concluído.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Tiago Aperta
Tiago Aperta avaliou a marca
17 de setembro 2021

A situação não ficou resolvida como menciona no site. Parece que estamos no terceiro mundo, um cliente perde mais de 1000€ sem qualquer culpa e o banco nada tem para lhe dizer, a única resposta que dá para se livrar do caso é que o cartão foi usado com o mesmo pin anterior, sem mostrar qualquer comprovativo disso. Grande desculpa!