ActivoBank Marca Recomendada
Bancos
1 Santander 83.9
ActivoBank81.1
Banco ActivoBank, S.A.

Faça o download na store disponível no seu smartphone.

• +351 210 030 700
  • Rua Augusta, 84
    1100-053 LISBOA

ActivoBank - Erro grave na app mobile (android) do activobank

Diogo Almeida apresentou a reclamação
14 de janeiro 2019

No passado mês de Novembro fiz uma transferência entre contas minhas neste banco, através da APP mobile Android. A transferência, não percebi bem como, foi parar a uma conta noutro banco. Foi pedida a restituição e tudo acabou por correr bem, exceptuando o facto de ter que pagar 25€ pelo processo de retorno do dinheiro. Na altura, como não tinha provas do que aconteceu, deixei o assunto passar. Hoje, novamente a fazer uma transferência entre as minhas contas, aconteceu o mesmo. O destino: exactamente a mesma conta da última vez. Liguei para o apoio a clientes e lá pedi a restituição novamente, sendo informado que cobrariam novamente os 25€, mesmo depois de indicar que se trata de um erro da aplicação do banco e não meu. A meu ver, não me podem imputar a responsabilidade destes custos de retorno quando o erro está na aplicação. Pelo contrário, eu é que deveria ser compensado por ficar sem o valor disponível até ao retorno ser feito, sendo que até me sujeito a perder o valor caso o destinatário recuse devolver.

Processo dentro da APP:
1 - Vou aos detalhes da conta onde quero receber o dinheiro e copio o numero de conta, para não haver falhas
2 - Vou à opção "Transferência para contas ActivoBank", mais uma vez para não haver falhar e não poder transferir para outro banco
3 - Colo o numero de conta copiado da própria aplicação na caixa "numero da conta de destino"
4 - Sigo o processo até ao fim. O dinheiro vai parar a uma conta no Millenium, que sei que é do mesmo grupo, mas é outro banco, com código bancário diferente.

Ao repetir tudo isto, verifico que o numero de conta, nos detalhes da conta, tem 5 numeros a mais do que os que são aceites na caixa onde se insere o numero de conta de destino. Desta forma, os 5 zeros iniciais são usados em vez dos numeros finais, baralhando completamente o processo. Este corte do numero é feito de forma automática pela APP quando eu colo na caixa da conta de destino. Isto é um problema existente na aplicação, não posso ser responsabilizado por isto, ainda para mais quando isto faz com que o dinheiro vá parar a uma conta noutro banco.

Data de ocorrência: 14 de janeiro 2019
Boa dia, Sr. Diogo Almeida,

15 de janeiro 2019
Ficarei a aguardar a solução para perceber se fará sentido submeter a reclamação para o BdP.

Cumprimentos.
15 de janeiro 2019
Solicito que me indiquem o numero do processo de análise, para que possa referir-me ao mesmo em futuras comunicações.

Quero também referir que não vou aceitar a resposta que a culpa foi minha por não ter confirmado os dados antes de confirmar ou por ter usado a função copy/paste porque vocês não o aconselham. Essa função é disponibilizada pela vossa aplicação, nem sequer faz parte do sistema operativo. Também não faz sentido que me peçam para confirmar dados quando a APP apresenta o meu numero de conta com X digitos e depois aceita menos 5 digitos na caixa de conta de destino, rejeitando os últimos 5 digitos mesmo que eu os insira à mão, nunca me alertando para esse erro. Outro erro grave é o facto de eu escolher a opção "Transferência para contas ActivoBank" e o dinheiro ir para uma conta noutro banco. Ainda que pertença ao grupo Millenium, o ActivoBank é uma instituição bancária diferente, com um código bancário diferente.
Boa tarde, Sr. Diogo Almeida,

Em caso de contacto com o ActivoBank será suficiente identificar-se com os seus dados de acesso.

Qualquer dúvida, por favor, não hesite em contactar-nos.

1 de fevereiro 2019
Boa tarde, Sr. Diogo Almeida,

Como já deverá ter tido oportunidade de verificar, a resposta à sua questão foi enviada para o seu email, no dia de ontem. Esperamos ter ido de encontro às suas expectativas na resolução deste assunto.

1 de fevereiro 2019
Boa tarde.

Agradeço a consideração e a devolução dos valores cobrados.

No entanto, continua a considerar que a vossa aplicação não devia permitir que fosse feita uma transferência para o Millenium (codigo bancário 0033) quando o utilizador selecciona a opção "Transferência para ActivoBank" (código bancário 0023). Também considero que a caixa de texto para intruduzir o número de conta devia aceitar tantos dígitos quantos aqueles que são apresentados na informação de conta. Ssão apresentados 16 dígitos e apenas são aceites 11, sem qualquer aviso ao utilizador que os zeros não devem ser considerados. Tudo isto leva a que erros destes aconteçam. Como instituição bancária que se preza por estar "muito mais à frente" que a concorrência, espero que tenham este cuidado já que os vossos clientes utilizam maioritariamente esta ferramenta para este tipo de operações. Será com certeza uma correcção simples de se fazer, do ponto de vista de alguém que trabalha na área do desenvolvimento de software.

Diogo Almeida.
4 de fevereiro 2019
Boa tarde, Sr. Diogo Almeida,

Obrigado pelo seu comentários e sugestões de melhoria.

Diogo Almeida avaliou a marca
2 de junho 2021

Muito satisfeito com a política de satisfação do cliente

Boa tarde.
Aconteceu hoje , exactamente o mesmo connosco, lá se pagaram os 25 euros e agora é esperar... Obrigado sr. Almeida pela orientação,

17 de fevereiro 2020

Viriato, faça a reclamação como eu, pode ser que devolvam os 25 como fizeram comigo.