ActivoBank Marca Recomendada
Bancos
1 Santander 84
ActivoBank81.2
Banco ActivoBank, S.A.

Faça o download na store disponível no seu smartphone.

• +351 210 030 700
  • Rua Augusta, 84
    1100-053 LISBOA

ActivoBank - Não devolução de valor após fraude electrónico

Ana Catarina Lopes
Ana Lopes apresentou a reclamação
26 de junho 2019
Boa tarde, sou cliente do Banco Activobank há 6 anos e sempre tive em conta esta instituição até este exacto momento e passo a reportar: dia 9 de Junho 2019 recebi um sms a pedir autorização de compra via paypal na ordem dos 499.99 euros, situação que estranhei tendo desconfiado de possível fraude electrónico. Reportei imediatamente a situação ao banco via telefone que me disse para contactar o paypal de modo perceber a situação (nunca me disse para cancelar imediatamente o cartão de crédito). Acedi à minha conta paypal que não mostrava movimento algum neste montante pelo que fiquei mais descansada. No dia seguinte, dia 10 de Junho recebo uma chamada do Millenium BCP a alertar para possível clonagem do meu cartão porque estavam a fazer compras online em Hong Kong não autorizadas por mim. Nesse mesmo momento foi cancelado o cartão de crédito e entregue no dia seguinte num balcão físico do ActivoBank, como recomendado pelo funcionário telefonicamente. No dia 11 de Junho (dia em que fui entregar o cartão de crédito) apareceu nos movimento do cartão de crédito uma compra realizada dia 10 de Junho através do paypal no valor de 234.14 euros, transacção essa que reportei de imediato ao banco via telefone como indicado no balcão do mesmo. Surpresa a minha quando me disseram que esse valor iria ser retirado da minha conta uma vez que as reclamações à VISA levam no mínimo 60 dias a serem concluídos.
Eu acho inconcebível tal facto uma vez que; 1- eu reportei uma situação anormal dia 9 de Junho e não me foi aconselhado o cancelamento imediato do cartão de crédito (que poderia ter evitado a compra de dia 10 de Junho que apareceu no meu extracto bancária dia 11 de Junho); 2 -uma vez que foi feito o reporte da situação antes de tal pagamento ter sido realizado porque terei de ser eu a suportar este custo?
Qualquer banco da UE faz o rastreamento destas situações em 48h e nunca o consumidor fica prejudicado (isto referido pelo paypal). Questiono-me porque o ActivoBank sendo um banco inserido na UE não tem o mesmo procedimento? Sinceramente após esta situação vou imediatamente mudar a minha conta ordenado para outra instituição bancária, até porque enquanto corre tudo bem é óptimo mas são estas situações que demonstram a funcionalidade do serviço, que neste caso está a ser péssimo!
Aguardo resposta e espero que esta situação fique resolvida num futuro muito próximo se não
irei proceder a uma reclamação junto ao Banco de Portugal.
Com os melhores cumprimentos
Catarina Lopes
Data de ocorrência: 26 de junho 2019
2 de julho 2019
Bom dia, Sra. D. Ana Catarina Lopes,

16 de julho 2019
Bom dia, Sra. D. Ana Catarina Lopes,

Como já deverá ter tido oportunidade de verificar, a resposta à sua questão foi enviada ontem para o seu endereço de email.

Esperamos ter ido ao encontro das suas expectativas na resolução deste assunto.

Ana Catarina Lopes
Ana Lopes avaliou a marca
18 de agosto 2019

Devolveram o dinheiro mas apenas após reclamação na psp.