ActivoBank Marca Recomendada
Bancos
1 Santander 83.9
ActivoBank81.1
Banco ActivoBank, S.A.

Faça o download na store disponível no seu smartphone.

• +351 210 030 700
  • Rua Augusta, 84
    1100-053 LISBOA

ActivoBank - Omissão de informação

Andreia Silva
Andreia Silva apresentou a reclamação
5 de setembro 2017

No dia 16/05/2017 dirigi-me ao balcão do ActivoBank do Norteshopping, em Matosinhos, para abrir conta em conjunto com o meu namorado, ambos novos clientes. Sendo que éramos novos clientes fomos super bem atendidos e informados de todas as campanhas de boas-vindas, pelo que todo o processo se prolongou durante cerca de 1h30/2h. Volto a referir, fomos informados de "todas" as campanhas. Agora em conversa com amigos que também abriram conta no referido banco, ficamos a saber que no processo de abertura de conta a novos clientes, teríamos direito a um voucher de 70€ de um clube futebolístico português à nossa escolha. Para me informar melhor sobre esta situação liguei para o atendimento ao cliente do ActivoBank para me informar sobre como poderia proceder ao levantamento do dito voucher e qual não é o meu espanto quando a menina que me atendeu (Cátia Lopes) me informou que o levantamento do voucher teria de ser efetuado durante o processo de abertura de conta e que agora me seria impossível ter acesso ao mesmo. Assim sendo, perguntei-lhe o que seria necessário para fechar a conta que tenho e proceder à abertura de uma nova para poder então usufruir do voucher. Claro que a resposta imediata foi de que até poderia fazer isso mas não teria na mesma acesso ao voucher, uma vez que já não era nova cliente do banco.

Após esta situação não me sinto minimamente contente com a forma como atuaram connosco e posso mesmo concluir que, por má fé vossa, não pude usufruir de um direito que me era garantido no decorrer do processo de abertura de conta. Assim sendo, são várias as ilações que posso tirar quanto ao vosso Banco, nenhuma delas positiva, mesmo sem perceber o porque de atuarem desta forma, pelo que deixo aqui algumas questões que espero ver esclarecidas da vossa parte:

Em primeiro lugar, esta situação leva-me a crer que o vosso maior objetivo é a clara angariação em massa de novos clientes, deixando de lado os clientes que já possuem. E, consequentemente, é também clara a vossa missão de omitirem as campanhas realmente benéficas para esses mesmos novos clientes, sendo que se trata de uma campanha da qual vocês não tirariam nenhum benefício, ao contrário dos Iphones e Macbooks que nos tentam impingir nas ditas “campanhas de boas-vindas”. E assumo isto porquê? Porque se a campanha continua a decorrer qual é o motivo para não nos darem o voucher? Só deixaria contente os clientes que, por completo desconhecimento, não fizeram o pedido durante o processo de abertura de conta.

Em segundo lugar, durante o telefonema que efetuei para o apoio ao cliente do ActivoBank foi-me informado que não é da vossa responsabilidade a divulgação da campanha. E eu pergunto-me, porquê?? Se são parceiros dos clubes e se o voucher é entregue durante a abertura de conta nos vossos balcões, porque não podem divulgar? Porque não vos interessa deixar um cliente satisfeito é isso? Ou porque poderiam ofender os clientes com a pergunta sobre o possível interesse nos vouchers, sendo que poderiam mencionar o clube errado do cliente (isto foi o que foi dito pela menina que me atendeu)? Acham que um cliente fica mais ofendido com a divulgação ou com a omissão?? Mesmo que os clientes não tenham qualquer interesse em futebol o voucher deveria sim ser entregue, nem que fosse para ficar em casa e não ser usado.

Em terceiro lugar, ainda no decorrer do telefonema e da questão da divulgação desta campanha, perguntei de quem era a responsabilidade da divulgação, ao qual me responderam que era dos clubes. Eu não sou sócia de nenhum clube, sou apenas simpatizante portanto, o clube que sigo não tem qualquer obrigação de divulgação de campanhas para adeptos que são apenas simpatizantes e não sócios efetivos. Mesmo assim perguntei em que meios foi divulgada a campanha por parte do clube, neste caso o Futebol Clube do Porto, ao qual a menina me respondeu que através do seu site e facebook. Após uma breve pesquisa pude concluir que, e corrijam-me se estiver errada, no site do Futebol Clube do Porto não é feita qualquer menção da campanha com o ActivoBank, mesmo que faça pesquisa no próprio site a resposta que obtenho é “resultados não encontrados”. Já no facebook (atenção que ninguém é obrigado a possuir facebook) o único post que faz menção a esta campanha ou a uma campanha idêntica com o ActivoBank tem a data de 19/08/2014 (já lá vão 3 anos), pelo que o voucher teria que ser usado nesse mesmo ano até 30 de setembro. Ou seja, onde é que eu deveria ter ido buscar a informação quanto aos vouchers mesmo? Sabem quanto tempo demoraria a fazerem a questão a um cliente se estaria ou não interessado num voucher de 70€ para usufruir nas lojas de um clube à sua escolha? Aposto que nem dois minutos.

Por fim, e para concluir esta reclamação, quero apenas referir que pode ser uma situação sem qualquer importância para vocês, ou até mesmo para outros clientes, mas nós teríamos todo o gosto e ficaríamos muito contentes e agradados em ter sido informados. Esta omissão leva-nos a assumir que sempre que vos for proveitoso não nos informarão de todas as campanhas ou outro tipo de situações que possam ser do nosso interesse, e isto sim leva-nos a ter que cancelar qualquer tipo de relação convosco.

Data de ocorrência: 5 de setembro 2017
6 de setembro 2017
Bom dia Sra. D. Andreia Silva,

Informamos que este assunto está em análise. Quando concluído, receberá uma comunicação do ActivoBank.

Para qualquer esclarecimento adicional, estamos totalmente disponíveis em apoioaclientes@activobank.pt .

Banco ActivoBank SA
18 de setembro 2017
Bom dia Sra. D. Andreia Silva,

Informamos que a resposta à sua questão foi remetida por Carta e E-mail no dia 14 de Setembro.
Esperemos que a resposta tenha ido ao encontro das suas expectativas.

Para qualquer esclarecimento adicional, estamos totalmente disponíveis em apoioaclientes@activobank.pt.

Banco ActivoBank SA
Andreia Silva