Acústica Médica
Acústica Médica Marca Recomendada
Hidden Hearing (Portugal) Unipessoal, Lda
  • A Acústica Médica pertence ao grupo dinamarquês Demant, um dos maiores do mundo na área da audição. Cobrimos o território continental e as ilhas autónomas, com mais de 100 centros auditivos.

• Rua Vítor Câmara Edif. D. Maria

Acústica Médica - Aparelho auditivo sem programação

MIGUEL IVO FERREIRA DA SILVA E SILVA
MIGUEL SILVA apresentou a reclamação
25 de maio 2017

O meu pai adquiriu 2 aparelhos auditivos há já mais de 4 anos. Na altura disseram-me ser os melhores aparelhos do mercado, com as melhores características de todas as marcas existentes e com uma possibilidade de ajustes muito, muito boa. Tivemos de gastar dinheiro com os moldes do ouvido, pois os 1ºs ficaram mal executados e magoavam, e também com a "corda" do altifalante. Em 2015 o aparelho esquerdo já não acompanhava a perda auditiva do meu pai, que nem por isso era muito acentuada em comparação com o audiograma anterior, nunca fornecido, mas mostrado e agora em 2017 na última revisão, os mesmos aparelhos auditivos já necessitam ser substituídos, pois apesar dos 5000 euros gastos, já não ajustam grande coisa (DEDUZO EU QUE JÁ NÃO DARIAM PARA AJUSTAR GRANDE COISA, POIS ESTARIAM NO LIMITE DAS SUAS CAPACIDADES TÉCNICAS QUANDO OS COMPRAMOS). O esquerdo encontra-se a funcionar, mas não dá para ajustar, tem mau contacto com a fita de ajuste, a reparação mesmo sem ser visto o aparelho 240€ (preço de tabela sem tocar no aparelho), depois do orçamento: 240€ (10€ a + ou a - depois de visto)!!!!???? Quem comprar na Acustica Médica, tem simpatia, acessibilidade, vendas agressivas. Na altura de assistência técnica tudo avaria, nada é gratuito, esforço de limpeza das ligações de programação = 240€????? (O aparelho está a funcionar, mas precisa de ser colocado o nível do volume igual ao aparelho do lado direito). AFINAL O MELHOR APARELHO AUDITIVO DO MUNDO, DIGITAL, UM PRODÍGIO, NÃO PODE SER PROGRAMADO, PORQUE TEM DE SER TROCADA A MAQUINA??) Por favor não brinquem com os idosos e com os necessitados e menos favorecidos. Obrigado por exporem estas questões para que todos possam refletir antes de fazerem um esforço para terem qualidade de vida e comprarem um qualquer aparelho auditivo e além disso nesta empresa.

Data de ocorrência: 25 de maio 2017
Acústica Médica
21 de junho 2017
Lisboa, 21 de Junho de 2017

Assunto:
V. Refª: Aparelho auditivo sem programação – Assistência Técnica
N. Refª: Aloísio Moreira - 1204920

Exmos. Senhores,

Em resposta à reclamação apresentada no Portal da Queixa vimos apresentar os seguintes esclarecimentos:

1 – As próteses auditivas foram adquiridas em 26-08-10, com a colocação pelo contrato P247776.

2 – O valor pago, pelas duas próteses, foi de 3.800,00 euros, e não os 5.000,00 euros referidos.

3 – As próteses colocadas, DUAL M5 (10) com os números de série 15492474 e 15781147, ficaram abrangidas por 3 anos de garantia, 2 de imposição legal acrescidos de mais um ano, garantido pela Acústica Médica.

4 – Quanto ao valor da possível reparação, a Acústica Médica solicita que, fora do período de garantia, seja aprovado um” teto” máximo de valor de reparação. Sendo que o custo efetivo pode ser substancialmente menor, mas nunca ultrapassará o valor máximo autorizado pelo cliente.

5 – No que diz respeito à capacidade das próteses auditivas, a sua performance depende do modelo e das especificações técnicas de cada modelo, sendo que cada modelo tem um limite de audibilidade. Não existem próteses “universais”, isto é, que cubram todas as perdas auditivas, pelo que é absolutamente normal que a evolução de uma perda auditiva a coloque fora da banda de programação de um modelo de uma prótese. De acordo com a nossa audioprotesista, a nova recolha de dados para programação não se encontrava nos limites de audibilidade da prótese auditiva.

6 – A perda auditiva não tem, obrigatoriamente, de evoluir de igual forma nos dois ouvidos, podendo existir diferenças significativas entre eles.

Acrescentamos ainda que, apesar dos aparelhos auditivos possuírem eletrónica avançada de grande qualidade, as próteses auditivas, pela circunstância do meio em que funcionam (o corpo humano, em especial o canal auditivo) estão sujeitos a agressões externas que podem afetar o seu desempenho e provocar desgaste dos seus componentes.
Alguns destes agressores externos, que podem potenciar avarias são: Pó, cerúmen do canal auditivo, produtos para o cabelo como a laca, humidade (do canal ou do meio ambiente), mau manuseamento, água, utilização de produtos não recomendados para a manutenção das próteses e falta de manutenção da prótese. Alguns problemas do foro clínico podem também provocar avarias, como a purga derivada de otites, equizema, e outros.
Além destas agressões externas as próteses estão também sujeitas ao normal desgaste dos seus componentes, daí a garantia ser limitada temporalmente e definida por lei, tal como em qualquer outro bem móvel.

Mais informamos que, relativamente a este processo, ou qualquer outro esclarecimento, estaremos sempre ao vosso dispor no nosso SERVIÇO DE APOIO AO CLIENTE, tel: 218 426 800 indicando a seguinte referência: 1369471.

Ofélia Janeiro
DEPART. DE APOIO AO CLIENTE