Acústica Médica Marca Recomendada
Hidden Hearing (Portugal) Unipessoal, Lda
  • A Acústica Médica pertence ao grupo dinamarquês Demant, um dos maiores do mundo na área da audição. Cobrimos o território continental e as ilhas autónomas, com mais de 100 centros auditivos.

• Rua Vítor Câmara Edif. D. Maria
    1º Piso, Ala B
    Quinta da Fonte
    2770-229 Paço de Arcos
  • geral@acusticamedica.pt

Acústica Médica - Não funcionamento de aparelho auditivo

Maria Pires apresentou a reclamação
11 de janeiro 2021
Há já alguns anos já foram adquiridos 2 aparelhos auditivos para o meu pai, primeiro para um ouvido e mais tarde para o outro (2018) e quero manifestar aqui o meu desencanto e descontentamento e o do meu pai que é a pessoa mais lesada, pela situação vivida durante todos este tempo com situações de avarias constantes com que somos confrontados com estes aparelhos adquiridos à Acústica Médica, especialmente deste 2ºaparelho.
Os aparelhos estão constantemente a ir e a vir para intervenções técnicas que não resultam, e cada vez mais em espaços de tempo curtíssimos.
O meu pai é idoso, isola-se cada vez mais por não conseguir acompanhar uma conversa normalíssima que se tenha junto dele, anda completamente desanimado com esta situação.
Data de ocorrência: 11 de janeiro 2021
11 de janeiro 2021
Exmo(a). Senhor(a)

Acusamos a receção da sua reclamação.
A Acústica Médica vai efetuar todas as diligências necessárias, de forma a responder com a maior brevidade possível.

Com os melhores cumprimentos.
18 de janeiro 2021

Lisboa, 18 de Janeiro de 2021

Assunto: 854543 David Santos – Não funcionamento de aparelho auditivo

Exma. Senhora,

Acusamos a recepção da vossa queixa em 11 de Janeiro de 2021 relativa a problemas de funcionamento com as vossas próteses auditivas.

Após análise de todo o processo, constatamos que as reparações efectuadas não têm como causa problemas na electrónica das mesmas, designadamente ao modo como devem ser feitas a manutenção das mesmas.

Apesar dos aparelhos auditivos possuírem electrónica avançada de grande qualidade, as próteses auditivas, pela circunstância do meio em que funcionam (o corpo humano, em especial o canal auditivo) estão sujeitos a agressões externas que podem afectar o seu desempenho e provocar desgaste dos seus componentes.

Alguns destes agressores externos, que podem potenciar avarias são: Pó, cerúmen do canal auditivo, produtos para o cabelo como a laca, humidade (do canal ou do meio ambiente), mau manuseamento, água, utilização de produtos não recomendados para a manutenção das próteses e falta de manutenção das próteses.

Alguns problemas do foro clínico podem também provocar avarias, como a purga derivada de otites, equizema e outros.

Além destas agressões externas as próteses estão também sujeitas ao normal desgaste dos seus componentes.

Posto isto, concluímos que os problemas apresentados e que têm motivado as reparações, não resultam, de qualquer desconformidade dos aparelhos, mas de uma deficiente manutenção.

No sentido de prevenir futuras avarias, as consequentes reparações e o incomodo da impossibilidade de usufruir dos aparelhos pelas razoes mencionadas, disponibilizamo-nos para dar nova formação de manutenção, de maneira a que esta seja a mais adequada e eficaz, evitando assim potenciais avarias e futuras reparações.

Esperando ter esclarecido convenientemente vossa excelência, colocamo-nos ao vosso dispor para mais esclarecimentos ou para contactos futuros através da nossa sede em Lisboa, para o tel.: 218 426 829.

Acústica Médica
Esta resposta tem um anexo privado
Maria Pires
19 de janeiro 2021
Muito grata pela resposta.

As explicações dadas para a reclamação formulada a 11.01.2021, compreenderão que são muito técnicas e desculpabilizantes para a Acústica Médica, nomeadamente:

1. As reparações efetuadas não têm como causa problemas na eletrónica das mesmas, designadamente ao
modo como devem ser feitas a manutenção das mesmas;
2. Enumeração de agressores externos (pó, cerúmen do canal auditivo, produtos para o cabelo como a laca,
recomendados para a manutenção das próteses e falta de manutenção das próteses);
3. Próteses estão também sujeitas ao normal desgaste dos seus componentes;
4. Os problemas apresentados e que têm motivado as reparações, não resultam, de qualquer
desconformidade dos aparelhos, mas de uma deficiente manutenção.

Da análise desta V/ postura e perante as consequências muito graves no nosso dia a dia com o meu Pai, só podemos concluir:

1. Que instruções de manutenção nos foram formalmente dadas, para que pudesse-mos fazê-las em conformidade com os procedimentos adequados que referem, e que só agora, passados mais de dois anos, se disponibilizam para conseguir através de Formação específica ?
2. Das diversas reparações levadas a cabo pela Acústica Médica, nunca nos foi facultado nenhum relatório sobre as razões/relatórios das avarias, pelo que tendo assumido sempre a Acústica Médica os seus custos, deduzimos terem assumido integralmente as responsabilidades das avarias;
3. Os prazos de resposta da Acústica Médica a cada uma das reparações levadas a cabo ao longo dos anos de utilização, sempre foram feitas sem controlo do tempo de resposta, tendo mantido sempre o meu Pai numa relação de falta confiança, que tem sido agravada, com as repercussões negativas que podem imaginar no nosso dia a dia;
4. Toda a situação relatada, pode ser explicada pelo número de interlocutores com que temos lidado representando a Acústica Médica, que nesta altura contabilizamos em cinco (5);
5. Dos diversos contactos que temos estabelecido com os representantes da Acústica Médica, sempre fomos levados a crer existir um registo informático com todas as anomalias e as razões das diversas intervenções feitas, a que nunca tivemos acesso, mas que seriam importantes para fazer o histórico de todo o processo.

Pelo exposto, só podemos concluir não ter sido a postura da Acústica Médica ajustada às nossas expectativas e a toda a envolvente de acompanhamento que publicitam e que na altura levaram à aquisição dos equipamentos em causa.
Servem assim as minhas palavras como uma RECLAMAÇÃO FORMAL, requerendo a troca integral dos equipamentos adquiridos.
Em complemento do atrás exposto, aguardamos há mais de um mês um ponto de situação sobre a ação de reparação de um dos equipamentos, situação que infelizmente tem sido recorrente, a que a atual situação de pandemia não pode explicar.
Aguardo assim uma posição mais responsável da Acústica Médica, através da assunção integral da responsabilidade por tudo o sucedido.
Esse assumir de responsabilidade, não pode passar pelo conteúdo da V/ comunicação, que terá de ser mais objetiva e responsável e que só pode passar pela troca integral dos equipamentos adquiridos.

Atentamente

Lucília Jorge
21 de janeiro 2021
Lisboa, 20 de Janeiro de 2021

Assunto: 854543 David Santos – deficiente funcionamento de aparelho auditivo

Exma. Senhora,

Acusamos a recepção da vossa queixa em 19-01-2021, relativa a problemas de funcionamento com as vossas próteses auditivas.

Uma vez mais, gostaríamos de informar que a reclamação apresentada, mereceu a nossa melhor atenção.

Nesse sentido e relativamente às próteses auditivas em questão, e com o objectivo de resolver de forma definitiva os problemas que têm impossibilitado o pleno usufruto da prótese, e tendo como fim a total satisfação do nosso cliente, decidimos pela substituição integral dos Aparelhos, sem qualquer encargo associado.

Para o efeito, serão contactados para se proceder em conformidade.

Acrescentar, que os nossos Técnicos mantêm total disponibilidade para qualquer contacto no futuro e se necessário dar nova formação de manutenção dos aparelhos.

Se necessitar de informações adicionais estamos sempre ao vosso inteiro dispor, através do nosso Departamento de Apoio a Clientes, telefone 218426800.

Acustica Medica
Maria Pires
23 de janeiro 2021
Exmos. Srs.

Função da V/ pronta resposta do passado dia 20.01.2021, só me ocorre estar grata com o seu conteúdo, nomeadamente pela V/ decisão/afirmação de " decidimos pela substituição integral dos Aparelhos, sem qualquer encargo associado.".
Para materializar essa substituição integral e atendendo a que o meu Pai se encontra ciclicamente em períodos de tempo na Venda do Pinheiro em Mafra (e neste caso até ao fim do mês de Janeiro) e em Conraria - Coimbra, solicitamos, e a ser possível, contacto na próxima semana, para marcarmos a referida substituição na Rua do Juncal, nº 4 - 2665-618 Venda do Pinheiro.
Para facilitar a intervenção, sugerimos o contacto com a V/ colaboradora D. Inês Reis, que ultimamente tem dado apoio aos equipamentos agora a substituir.
Aguardamos assim contacto para a referida marcação.
Atentamente

Lucília Jorge
25 de janeiro 2021
Lisboa, 25 de Janeiro de 2021

Assunto: 854543 David Santos – deficiente funcionamento de aparelho auditivo

Exma. Senhora,
Acusamos a recepção da sua solicitação.
Pedido encaminhado para se proceder de acordo com o indicado.

Acustica Medica
Maria Pires avaliou a marca
27 de janeiro 2021

É uma marca já bastante conhecida no mercado. Para se tornar ainda mais confiável para os pessoas que a procuram apenas sugiro que deveria ser dado conhecimento dos relatórios das intervenções que fazem aos dispositivos auditivos, aos portadores desses mesmos dispositivos que , acho com alguma frequência são enviados aos serviços técnicos, por esta ou aquela razão e depois são entregues sem qualquer informação do motivo da intervenção. Foi este mesmo motivo que me levou a recorrer a este portal. Estou certa que, desta vez, tudo funcionará de forma diferente.