Acústica Médica Marca Recomendada
Hidden Hearing (Portugal) Unipessoal, Lda
  • A Acústica Médica pertence ao grupo dinamarquês Demant, um dos maiores do mundo na área da audição. Cobrimos o território continental e as ilhas autónomas, com mais de 100 centros auditivos.

• Rua Vítor Câmara Edif. D. Maria

Acústica Médica - Reclamação – centro auditivo acústica médica – oeiras

Maria Alexandra Gonçalves Rosa Pessoa Amorim
Maria Amorim apresentou a reclamação
4 de abril 2021
Durante o mês de Março de 2021 o meu pai fez os seguintes pagamentos com o cartão multibanco no Vosso serviço - Centro Auditivo Acústica Médica – Oeiras:
• 15-03-2021: 2180€, 2000€ e 500€ (pagamentos desdobrados)
• 29-03-2021: 500€
• Total – 5 180€
No ano passado pagou por 2 aparelhos auditivos - 3 777€
(777€ a 20-02-2020 e 3000€ a 13-03-2020).
Num espaço de um ano pagou 8 957€, fora o que já pagou nos anos anteriores e pilhas que vai comprando ao longo de cada ano.
Falando com o meu pai sobre esta situação, disse-me que comprou por 500€ uma prótese para o ouvido esquerdo e já ouvia bem do ouvido direito e devolveu as próteses anteriores para ter um desconto maior.
Só quando foi buscar os documentos dos respectivos pagamentos, é que se apercebeu do valor pago na realidade (5 180€) confirmámos também com o extracto do banco.
É lamentável que se aproveitem de uma pessoa idosa, com estratégias de simpatia, gerando um clima de total confiança.
Marcam consultas regulares gratuitas com fim de extorquir dinheiro. Este Serviço está aberto ao público, burlando os grupos mais vulneráveis da nossa sociedade.
Sabem que o meu pai é reformado do exército (Tenente Coronel), já se aperceberam que tem uma boa reforma. Infelizmente já tem algumas perdas de memória e alguma confusão no discurso (o que se tem intensificado no ultimo ano).
Já tem consulta marcada para o dia dia que recebe a reforma.
Anexo o NIB da conta dele para a respectiva devolução imediata do dinheiro.
Quero também que devolvam os aparelhos comprados em 2020.
Agradeço que a partir desta data, não seja vendido qualquer produto ou serviço ao meu pai, ou qualquer contacto telefónico.
Agradeço resolução do assunto com brevidade
Data de ocorrência: 4 de abril 2021
4 de abril 2021
Exmo(a). Senhor(a)

Acusamos a receção da sua reclamação.
A Acústica Médica vai efetuar todas as diligências necessárias, de forma a responder com a maior brevidade possível.

Com os melhores cumprimentos.
9 de abril 2021
Exmos. Senhores

Acusamos a receção do vosso email o qual agradecemos.

Desde já gostaríamos de informar que a reclamação apresentada, sobre o nosso colega Pedro Sena, mereceu a nossa melhor atenção. Apresentamos, desde já, o nosso agradecimento pela exposição dessa reclamação e asseguramos-lhe que já analisámos todo o processo, foram apuradas responsabilidades e tomadas as providências necessárias para que situações, como a que descreveu, não se repitam.

Esta é a exposição dos factos apurados por nós:

● o Sr. João Amorim é cliente da Acustica Médica desde 2014, em que realizou a primeira aquisição, posteriormente em 2017 e 2020;
● Através duma marcação pelo nosso Contat Center foi agendada consulta para o Centro Auditivo de Oeiras tendo o cliente comparecido em 15/03/21 às 16:00h
● O Sr. João Amorim informou o nosso técnico que não tinha os aparelhos adquiridos em 2020, que a sua audição tinha melhorado e já não precisava dos mesmos;
● O Técnico seguindo as normas e regras da empresa realizou um consulta com audiograma feito por um Audiologista que constatou a necessidade da utilização das próteses auditivas para não agravar a audição;
● Sem objeções, foi proposto ao Sr. João Amorim a mesma solução de novos aparelhos modelo (OPN1 CIC) por se sentir confortável com este modelo de Intras, tendo sido sugerido a nova aquisição;

Todo o processo seguido pelo nosso técnico Auditivo está de acordo com a regras e normas instituidas pela empresa. O que falhou e que pretendemos resolver, tem a ver com o facto de tanto o nosso tecnico como o Sr. João Amorim não se lembraram que o contrato anterior tem Conforto +, que garante que em caso de Perda/Dano/Roubo/Furto o cliente poderá adquiri novos aparelhos por um valor inferior. Assumimos que ocorreu um lapso, o cliente deveria pagar apenas 50% do PVP das novas próteses, ou seja € 3.090,00 em vez dos € 4.695,01 (ao abrigo da campanha da idade).

Perante os factos apresentados a Acustica Médica apresenta duas soluções, a decidir por V. Exa., que passam por:

1) Reembolsar o cliente no valor cobrado a mais de € 1.605,01 e a devolução das próteses modelo NERA Pro de 2017, entregues naquele dia pelo Sr. João Amorim ao nosso tecnico Pedro Sena
2) Cancelar a encomenda de 2021 com o reembolso integral e devolução das próteses NERA Pro 2017 ao Sr. João Amorim

Para que a situação fique resolvida, depois de decidirem qual a solução que melhor vos serve, agradecemos a marcação com a deslocação do cliente ao Centro Aditivo de Oeiras em dia e hora a combinar.

Relativamente ao cancelamento do contrato de 2020 e respectivo reembolso, cumpre-nos informar que o mesmo se encontra fora do prazo legal para devolução, que são 30 dias de acordo com as condições contratuais.

Estamos disponíveis para esclarecimentos adicionais

Com os nossos melhores cumprimentos,

Front Office Manager
Ana Bigode
Maria Amorim
11 de abril 2021
Exmos. Senhores
Em relação à Vossa resposta venho expor e solicitar os seguintes esclarecimentos.
• Na minha reclamação sobre as próteses adquiridas em 2020, apenas pedi que as mesmas fossem devolvidas.
• Confirmo que as próteses que o meu pai entregou no ato desta nova compra, foram as que adquiriu em 2020, até porque na aquisição de 2020 também devolveu as próteses adquiridas anteriormente. Se ele só tinha um par de próteses, como é que ele devolveu as de 2017?
• No dia 09-04-2021 o meu pai recebeu no correio a fatura emitida pelo Vosso serviço referente às transações. Porque não foram emitidas e entregues ao meu pai nas respetivas datas da compra (dia 15 e dia 29 de Março de 2021)?
• Na nota de encomenda, em relação aos acessórios adquiridos como é visível na escrita manual não percebi quais os produtos adquiridos. Após receção da fatura verifiquei que de trata de um desumidificador (no valor de 85€). Informo que o mesmo não foi entregue ao meu pai.
• Em relação ao Plano Conforto + Gama Premium B no valor de 400€, agradeço que me esclareçam à cerca do mesmo.
• Mais informo que as próteses que o meu pai comprou (março 2021) têm uma referência diferente da que consta na fatura e nota de encomenda.
 Na fatura/nota de encomenda: Descrição - OPN1 CIC (85) NFMI 10
 Próteses adquiridas: OPN1, Kit 10 NFM 75
Será mais um lapso do Vosso colaborador?
Qual o valor das próteses de acordo com cada referência?

Agradeço esclarecimento sobre assunto, para então resolvermos a situação.
12 de abril 2021
Ex ma. Sra. D. Alexandra Amorim,

Gostaríamos de esclarecer, que embora o nosso técnico tenha errado ao não ter verificado que o pai tinha Conforto Mais e como tal poderia beneficiar de um maior desconto, é um consultor sério e íntegro. Aliás, todos os consultores auditivos passam por um processo de formação rigoroso, e a Acústica Médica pauta a sua atuação pela transparência e cordialidade perante os seus clientes. A Acústica Médica é uma empresa firmada no mercado nacional há mais de 20 anos, que procura atuar sempre com rigor e profissionalismo.

Reiteramos o agradecimento da exposição da vossa reclamação, só assim poderemos prosseguir numa contínua melhoria, tendo por objetivo a total satisfação dos nossos clientes.

No que toca aos pontos que nos expõe, vamos tentar através de pontos, esclarecer todas as vossas dúvidas:

• A Acústica Médica não tem as próteses do Sr. João Manuel Patrocínio Pessoa Amorim de 2020. O Sr. João Amorim não entregou quaisquer aparelhos em aquisições anteriores, entregou apenas agora, em 2021, os aparelhos de 2017 como se pode verificar na foto que envio. Foto esta dos aparelhos que foram entregues ao meu colega Pedro Sena em março de 2021.

• Dado que a nossa empresa também faz vendas no domicílio, o enquadramento legal que temos e que usamos é o das vendas fora do estabelecimento comercial. Assim sendo para todas as vendas fazemos contratos, que após colocação teremos de faturar em 5 dias úteis. Faturamos no dia 31/03/21 e enviamos de imediato a fatura para o seu pai.

• O desumidificador (no valor de 85€) não foi efetivamente entregue no ato da compra, dado que o colega não tinha stock na loja, poderia ter mencionado essa informação no contrato, não o fez, mas tem consigo o mesmo para entregar ao Sr. João Amorim aquando da consulta de adaptação.

• No que toca ao Plano Conforto + Gama Premium, é enviada uma carta com um cartão, com as condições do mesmo, no prazo de 1 mês a seguir à faturação. Já foi enviado, deve estar a receber durante esta semana, no entanto junto envio a carta com as condições, que são iguais para todas as gamas.

• Em relação à informação divergente entre nota de encomenda e fatura, com as caixas dos aparelhos, não se trata de um erro do nosso técnico, mas um preciosismo da nossa área técnica. O nosso técnico encomendou uns aparelhos com um auscultador com uma maior potência (85), mas dado o histórico do cliente e o audiograma feito pelo audiologista, a equipa técnica achou que o (75) seria mais adequado para a perda do nosso cliente. O código deveria ter sido atualizado na ficha e não foi, por isso saiu na fatura com o código da encomenda. Os preços são exactamente iguais, 3090€ para os códigos P1735 e P1736.

A Acústica Médica coloca-se à sua disposição para um reagendamento do exame auditivo, no qual V. Exa. possa estar presente e aferir da qualidade dos nossos meios e serviços. Disponibilizamo-nos para uma nova marcação, que poderá ser feita com o nosso serviço de Apoio ao Cliente, através do telefone 218426800, ou por esta mesma via.

Mais informamos que estaremos sempre ao dispor para futuros esclarecimentos,

Cumprimentos

Ana Bigode
Front Office Manager
Esta resposta tem um anexo privado
Maria Alexandra Gonçalves Rosa Pessoa Amorim
Maria Amorim avaliou a marca
11 de outubro 2021

Devolveram os 5180€ para a conta do meu pai (devolvi os aparelhos). Se não tivesse acesso à conta dele não sabia que tinha sido enganado, na fatura da compra as referências dos aparelhos não era a mesma da compra, foi cobrado um aparelho para tirar a humidade dos mesmos na qual não levou no ato da compra. Fui à loja, não existe qualquer informação do valor ou tipo de próteses à venda, nem nenhum folheto informativo, nem no site. Existe uma recepcionista que encaminha para o consultório e toda a aldrabices é feita no consultório ...longe de qualquer cliente, assim é mais fácil enganar os idosos. Com uma bata branca vestida e uma boa porcão de simpatia o negócio está fechado. Infelizmente não consegui provar que no dia que lhe marcaram a consulta, ficaram com os aparelhos comprados no ano anterior, ou seja tive que comprar as próteses noutro serviço sem necessidade, o mesmo produto da Wells ficou por 900€. Esta empresa tem que ser fiscalizada. Está loja está aberta ao público enganando a população idosa.