Adecco Marca Recomendada Marca do Mês
95.3
Excelente
Excelente
ADECCO PORTUGAL
  • Transformamos o mundo do trabalho através de pessoas apaixonadas pelo que fazem!
    Presente em Portugal desde 1990, desenvolve a sua atividade em diversas vertentes dos Recursos Humanos, nomeadamente nas áreas de Trabalho Temporário, Outsourcing, Recrutamento & Seleção, Formação e Consultoria em Recursos Humanos
    Possui uma rede de 18 agências, situadas nas principais localidades portuguesas, e uma estrutura interna com mais de 250 colaboradores, que proporcionam trabalho a mais de 24.000 pessoas, colocadas em cerca de 1.500 empresas clientes de vários sectores de atividade. A empresa detém um profundo conhecimento e envolvimento na realidade económica e no mercado de emprego a nível Nacional, procurando assim dar uma resposta e acolhimento mais rápidos e personalizados quer a clientes, quer a trabalhadores
    A Adecco contribui para melhorar a carreira profissional das pessoas, intervindo no seu recrutamento, seleção, formação e integração no mercado de trabalho. Contribui também para melhorar a gestão dos Recursos Humanos dos seus clientes, através da sua flexibilidade e competitividade.

• Edifício Mar Vermelho,
    Av. D. João II, Lote 1.06.2.5 - 9º Andar,
    1990-095 Lisboa
  • departamento.servico@adecco.com

Adecco - Pagamento em falta

Sara Matos
Sara Matos apresentou a reclamação
7 de dezembro 2022
Assinei contrato com esta empresa em que estava contemplado um pagamento mensal de prémio de línguas, prémio esse que em 6 meses nunca foi pago, após questionar a empresa sobre a falha deste pagamento a mesma disse tratar-se de um erro de digitação do contrato, posteriormente enviaram vários e-mails a informarem que efetivamente se tratava de um erro, inclusive enviaram me uma declaração bem como um novo contrato retificados para assinar e devolver sendo que nunca assinei nem consenti nada por escrito. Em outubro a empresa creditou na minha conta “ a mais “ 250€ ao que pensei ter sido do referido prémio. Mais uma vez após questionar a empresa ( colaboradora Cecília Myriam ) sobre este valor dizem me que o valor transferido foi indevido e que tenho de devolver parte do valor à empresa até dia 15 de Dezembro sobe pena de avançarem com uma ação judicial. Erraram duas vezes comigo e em vez de assumirem os erros ainda me culpam por um erro que não me diz respeito. Ainda estão em dívida comigo 2€ pois o prémio de línguas na sua totalidade tem o valor de 252€, tendo apenas sido creditado na minha conta 250€.
Este assunto já foi verificado junto da ACT.
Data de ocorrência: 7 de dezembro 2022
7 de dezembro 2022
Cara Sara,

Agradecemos o seu feedback.
A situação que nos relata não se coaduna com a nossa forma de trabalhar e com os compromissos de serviço que seguimos, pelo que estamos a apurar junto das equipas responsáveis o contexto das situações reportadas e que originaram esta incidência, sendo que retomaremos o contacto assim que possível.

Muito obrigada.

Atentamente,

Direção de Serviço e Qualidade
13 de dezembro 2022
Cara Sara Matos,

No seguimento da sua reclamação, a qual mereceu a nossa melhor atenção, embora bastante perplexidade nos tenha causado.

Na verdade, como V. Exa. bem sabe, porque foi oportunamente explicado, o “Prémio de Línguas” que consta do seu contrato, deveu-se a um lapso de escrita, já que o mesmo não foi acordado, nem se aplica à sua relação laboral.

Ora, o lapso descrito é manifestamente evidente, tratando-se de um erro de escrita e processamento, que a própria lei – Artigo 249.º do Código Civil -, sob a epígrafe “Erro de cálculo ou de escrita” dispõe que: “o simples erro de cálculo ou de escrita, revelado no próprio contexto da declaração ou através das circunstâncias em que a declaração é feita, apenas dá direito à retificação desta”.

Tal erro já foi, inclusivamente, reportado telefonicamente pela nossa Colega Cecília Myriam, sendo que a mesma lhe enviou oportunamente a errata, em anexo, para assinatura de V. Exa., pelo que a situação é do seu pleno conhecimento, nunca esperando esta entidade uma conduta como aquela que veio agora a adotar.

Não obstante, após ter contactado a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), vem a Adecco RH agir em conformidade com o indicado por aquela entidade, comunicando o erro, mais realçando que erros podem incorrer em contratos de trabalho elaborados por seres humanos, o que lamenta, embora não possa conceber que daí se possa pretender retirar qualquer vantagem ilegítima.

Assim sendo, não está a Adecco em dívida com qualquer montante, tendo até pago montantes a mais, já que a empresa utilizadora a que se encontrava cedida ter-se-á enganado na indicação do montante do prémio de produtividade que lhe seria devido (€ 50 em vez de € 300) e que acabou por lhe ser pago aquando do pagamento das contas finais decorrentes da cessação do contrato de trabalho, situação de que tem também V. Exa. pleno conhecimento.

Em jeito de conclusão, é nosso entendimento que V. Exa. terá até ficado beneficiada, em montantes que sabe não lhe pertencerem, aproveitando os lapsos que lamentavelmente ocorreram.

É, pois, o que se nos oferece dizer sobre o assunto em apreço, crendo que a presente resposta se mostra clara a respeito da reclamação apresentada, a qual, salvo o devido respeito, não tem qualquer fundamento legal.

Cordiais cumprimentos,

Direção de Serviço e Qualidade