Adecco
Adecco Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

5 das profissões com mais saída na pós-pandemia

Marketing digital, design gráfico, análise de dados e híbridos vão estar no topo da procura

O mundo dos negócios mudou e o ritmo da mudança nunca mais será lento. A ‘tecnologização’ imposta em quase todos os setores do mercado, mudou vidas, conceitos e modelos de negócio. Mais de um ano decorrido, a velocidade de reação e adaptação das empresas ao novo paradigma de trabalho ditou a vantagem competitiva na corrida para a recuperação. E frequentemente alocando os seus recursos e contratando perfis adaptados às novas exigências do mercado. E no meio desta enorme tempestade global, há papéis que emergiram como mais relevantes e profissões que estão em alta. Para o período pós-pandemia, a Adecco Portugal nomeia 5 das profissões/perfis com mais saída no período pós-pandemia.


As restrições sanitárias, que impuseram o teletrabalho a uma percentagem assinalável das empresas, significaram um esforço de adaptação gigantesco por parte dos funcionários e líderes que passaram a gerir todo o trabalho à distância. Mas de que forma esta alteração imposta ao mercado por um fator exógeno impactou percursos de carreira e o futuro do trabalho?

Essencialmente, as empresas passaram começaram a privilegiar na sua força de trabalho a flexibilidade, polivalência, capacidade de responder perante o inesperado e a empatia como mais-valias para enfrentar uma mudança quase súbita, como a que obrigou a COVID-19. Como afirma Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal, “a Sociedade não tem tempo útil para uma requalificação de emergência, se ela for necessária: portanto, a tendência é que as equipas sejam cada vez mais pequenas e com isso há a necessidade de ter mais flexibilidade na alocação de recursos.”

Assim, a Adecco prevê que o futuro do trabalho seja marcado por:

  • Recurso a colaboradores pontuais para melhorar a flexibilidade da força laboral
  • Maior investimento no bem-estar e satisfação dos funcionários
  • Menos concentração nos papéis individuais e mais no conjunto de competências de cada colaborador
  • Aumento do recurso a papéis híbridos

 

5 DAS PROFISSÕES COM MAIS SAÍDA NA PÓS-PANDEMIA

  1. HÍBRIDO

Tecnicamente, não é uma profissão, mas há uma razão para que este perfil esteja no topo da lista: a economia pode estar a recuperar, mas as empresas ainda estão a tentar equilibrar-se. Isto significa que podem não ter um orçamento para múltiplas contratações e precisarão de alguém polivalente, que possa preencher muitos papéis. Os papéis híbridos serão um dos melhores trabalhos para 2021, mas terá de ser muito dinâmico e possuir competências tanto técnicas como soft skills. Um exemplo de um papel híbrido é um assistente administrativo que também ajuda nas operações e tarefas de Recursos Humanos.

  1. ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL

As empresas tiveram de transitar para o domínio digital, e as lojas físicas foram transformadas em plataformas de comércio eletrónico. Como resultado, precisam de mais funcionários com competências digitais. Os especialistas em marketing digital são semelhantes aos profissionais de marketing, mas a sua especialidade está dentro de plataformas, tais como as redes sociais. As competências de trabalho de um especialista em marketing digital, incluem desde SEO, a meios de comunicação social e anúncios do Google. Para ter sucesso, é necessária experiência de trabalho no digital, bem como de conhecimentos gerais de marketing.

3.     DESIGNER GRÁFICO/ CRIATIVO

Os designers gráficos serão uma das profissões de topo na pós-pandemia. As empresas vão querer realizar campanhas de marketing ambiciosas e vão precisar de alguém que consiga atualizar os conceitos de marketing. Para quem procura uma carreira que lhe permita exprimir a sua criatividade, este é o trabalho ideal. Parte da descrição do trabalho inclui o desenvolvimento de design para ilustrações de produtos, a criação de novos logótipos para empresas em fase de arranque e rebranding, design de interface de utilizador e artes finais para campanhas de publicidade, só para citar alguns. Outras funções com grande procura, que estão relacionados com esta profissão, incluem diretores criativos, artistas de produção, artistas multimédia e videógrafos. Para estes trabalhos, necessitará de experiência com ferramentas da Adobe, como Photoshop, InDesign, Premiere, entre outras.

  1. CONSULTOR DE MARKETING

As empresas procuram recuperar totalmente em período pós-COVID, razão pela qual os consultores de marketing serão um dos trabalhos mais procurados. Neste papel, o profissional ajudará as organizações a criar estratégias de marketing, identificar o melhor conceito criativo e de comunicação, para além de executar a estratégia. O grande atrativo de ser consultor é que pode trabalhar para uma agência ou como freelancer – as possibilidades são infinitas! As empresas tendem a procurar consultores de marketing com alguns anos de experiência, o que pode incluir trabalhar para uma agência ou no departamento de marketing de uma empresa.

 

  1. ANALISTA DE DADOS

Agora, mais do que nunca, as empresas estão a começar a aperceber-se da importância dos dados, muitas vezes referenciados como ‘o petróleo do século XXI’. Querem compreender os hábitos de consumo, tanto online como offline, e depois utilizar esta informação para criar estratégias de marketing úteis e capazes de criar valor. É aí que entram os analistas de dados. O trabalho passa pela recolha de informação de diferentes espaços para, depois, interpretar padrões e tendências. Posteriormente, dará recomendações sobre como os indicadores melhoram o negócio a partir da análise. Existem muitos cursos diferentes na área da ciência dos dados, mas para ter sucesso nesta função, terá de estar familiarizado com o Google Analytics, bem como com muitas ferramentas de CRM, entre outras relacionadas com análise e relatório.


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Adecco.