41.1

ADM Global - Resposta a pedido de informação

Manuel Duarte Barros
Manuel Barros apresentou a reclamação
30 de junho 2022
Recebi a ata da reunião de condomínio, reunião em que não me foi possível estar presente. Enviei um email para a empresa que nos gere o condomínio para que me fossem esclarecidos alguns temas da reunião assim como manifestar a discordância com as decisões tomadas, que é um direito que me assiste.

A resposta que recebi ao email foi no mínimo insólita:

1 - Está incorreto na sua afirmação, o que pode confirmar facilmente com uma "pesquisa no google".

2 - Não é verdade, o assunto foi abordado em assembleia, tendo sido explicado aos condóminos presentes na assembleia.

3 - O valor em conta consta no relatório em contas, foi apresentado aos condóminos presentes em assembleia e consta inclusivo redigido em ata.

4 - Estará a confundir a quota ordinária com a quota extraordinária.

Quanto ao ponto 1 efetivamente não estava correto na minha afirmação, mas aqui se vê a qualidade do serviço prestado, vá ao google, parece sempre uma boa política para quem gere o património de outros.

Ponto 2 – Devem esclarecer a questão que vos coloquei, o fato de não ter estado presente não vos permite sonegar informação com a desculpa do “estivesse” tendo ido para tribunal com os devedores do condomínio, quanto foi recuperado? Vamos intentar novas ações? Se sim, se não recuperamos da primeira vez, quantas vezes vamos insistir?
Onde podemos consultar a documentação em como intentámos as ações em tribunal ou balcão de injunções? Não deveria essa documentação estar disponível para consulta de forma remota?

Ponto 3 – Devem esclarecer os pontos relativos aos vossos relatórios de contas, foi uma questão simples, quanto foi efetivamente pago à empresa que realizou as obras de manutenção do prédio, quanto está efetivamente em conta, o representante do condomínio falou em €150 euros, vocês referem 15.000 e uns trocos, quanto está em conta efetivamente?

Ponto 4 – Quando referi a cota de condomínio de €90 euros trimestrais, e apesar de ter sido aprovado em reunião com a pouca representatividade do capital investido 360 em 1000, foi a de perceber porque mantivemos esta cota, estamos a falar de um prédio com obras de manutenção efetuadas há um mês se tanto, em elevadores, em Almada, não um condomínio na Aroeira!

Com a resposta acima contatei os vossos escritórios e pedi para falar com a pessoa que me respondeu ao email, estava numa reunião e que lhe seria dado o “recado” para me contatar, ao que parece, escrever um email de vá ao google, “Não é verdade”, estivesse ou está confuso, foi mais fácil do que pegar no telefone e retornar a chamada ao cliente.

Acredito genuinamente que conseguem fazer melhor do que têm feito até agora, obras com 4 meses de atraso, pedidos de manutenção com 3 meses de atraso, não cumprirem a lei no que respeita a marcação das reuniões no início do ano, respostas vagas aos pedidos.

Seria interessante pensarem que estão a receber dinheiro pelo vosso serviço, não o estão a prestar pela bondade do vosso coração, sem contar com a limpeza a ADM Global consome 25% das receitas anuais recolhidas, 57% se contarmos com a verba da limpeza que é efetuada (de forma deficiente).

Tentei fazer a reclamação no livro online mas não aparecem nem como ADM nem como a “Administração de condomínios.........)

Aguardo resposta.
Data de ocorrência: 28 de junho 2022
ADM Global
Boa tarde Sr. Manuel,

O que ficou por incluir na sua reclamação foi o email por si enviado para ter recebido resposta tão tácita, desprover a resposta que recebeu de contexto ajuda na imagem que pretende projetar, de vítima, mas vamos lá.

No ponto 1 - ter-nos-á informado que conduzimos uma reunião sem quorum, razão pelo qual lhe solicitei que se fosse informar melhor antes de nos acusar de termos realizado uma assembleia sem quórum.

No ponto 2 - neste ponto talvez convenha citar a sua questão, à semelhança do que fez com a minha resposta.

"2 – Tendo já sido cobradas despesas jurídicas para recuperação de dividas de condóminos, sem que delas tenhamos tido frutos, qual o motivo de estarmos a preparar nova incursão com claros custos para o condomínio? À segunda resulta melhor? Quantas vezes nos vão cobrar despesas jurídicas para não se receber nada?"

Continuo a insistir na mesma resposta, que foi bastante adequada à sua acusação jocosa; portanto que a sua afirmação não corresponde à realidade, bastará consultar o relatório e contas, tabela dívidas para ver o que foi pago pelos vizinhos.

No ponto 3 - Não tenho forma de lhe responder essa questão por este canal.

No ponto 4 - Continuo a perguntar lhe se não estará a fazer confusão com quotas extraordinárias, para misturar quotas com obras; mas assumindo que não há confusão nenhuma a decisão de manter a quota foi dos seus vizinhos. Decisão que no contexto económico atual no nosso entender é razoável.

Entenda que como administração não temos a obrigação de explicar ou fazer um resumo do que se passou nas assembleias a todos os condóminos que por algum motivo não possam comparecer; não teríamos mãos a medir se assim o fosse, para esse efeito existe a ata com informação de apoio no relatório e contas. Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas e dar respostas aos condóminos ausentes com esse interesse, mas conversas mais cordiais merecem melhor empenho.

Atentamente,
Manuel Barros
1 de julho 2022

"Não fosse o seu trato desrespeitoso e desprovido de tacto teria tido uma resposta mais construtiva a todas as suas questões, tendo explicações para tudo o que não tivesse entendido - portanto, o esperado num ambiente profissional - mas como o email por si enviado é tão pretensioso na intenção de impugnar a referida ata e apontar incompetências nossas.."

Neste trecho se vê o profissionalismo da vossa empresa, tenho vários direitos e deveres, nenhum que possa ser sonegado por vossas excelências, mas se se sentiu ofendido pelo suporto "tom jocoso" as minhas antecipadas desculpas, apesar de achar que estava a falar com um adulto e um profissional.

Não obstante as respostas têm de ser dadas, esse é o papel de quem assume gerir o património dos outros, coloquei questões que considerei pertinentes e às quais tenho direito a resposta, não conta a sua opinião, aqui somos cliente e prestador, não amigos, pelo que a sua resposta condescendente não se aplica.

Não vejo onde fui desrespeitoso, em todos os contatos que tenho convosco o que sinto é que vocês acham que podem "mandar" e fazer as coisas da vossa maneira, as obras que eram para ter começado em dezembro, começaram em maio e foi preciso insistência, nunca nos comunicaram as alterações de data seja por email ou por carta ou até mesmo um papel na escada, isto sim eu considero desrespeitoso, quando liguei apanhei um funcionário com ar de enfado que me disse "o que quer que lhe diga", quando já vos tinha reportado não poder dormir no meu quarto desde novembro pela humidade que me destruiu o chão de madeira de um quarto e um guarda roupa de madeira.

Pretensiosa é a vossa resposta, que precisa de amor e carinho numa pergunta para que nos possam dar respostas.

Continua a aguardar as respostas aos pontos que possam ser esclarecidos com a exceção dos pontos onde referi que cometi um lapso, eu admiti mas do vosso lado é que as respostas não saiem!

Obrigado
Manuel Duarte Barros
Manuel Barros avaliou a marca
1 de julho 2022

Recomendo a empresa apenas não o responsável pela resposta!