ADSE
ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Recibos mal comparticipados!

Helena Cristina Ribeiro simão Soares
Helena Soares apresentou a reclamação
20 de maio 2011

Venho por este meio apresentar reclamação/queixa e mostrar o meu descontentamento com os serviços prestados pela ADSE. Sou beneficiária da ADSE com o número de beneficiário 019923627/SS e tenho enviado alguns recibos de despesas de saúde para comparticipação. Todos os recibos vão devidamente discriminados, com a designação do devido cuidado de saúde, o código da ADSE que designa esse mesmo cuidado e o valor pago (bem perceptível), entre outros elementos. Para além disso, preencho ainda um documento disponibilizado no site da ADSE (que envio juntamente com cada recibo) intitulado “Remessa de documentos para comparticipação” onde assinalo o tipo de recibo que envio bem como discrimino o cuidado de saúde a comparticipar. Mesmo assim, na altura da comparticipação, a pessoa que analisa o recibo fá-lo erradamente e comparticipa com um valor muito inferior ao correcto. Já aconteceu mais do que uma vez e é sempre no mesmo cuidado de saúde: Em vez de comparticiparem sessões de laserterapia de varizes comparticipam sessões de escleroterapia de varizes que têm um valor de comparticipação muito mais reduzido. Tendo eu e o médico o cuidado de que no recibo conste o cuidado de saúde acompanhado do devido código da tabela da ADSE não percebo porquê tantos enganos, sempre neste cuidado de saúde específico. Para tentar resolver a situação e rectificar o valor da comparticipação entro em contacto telefónico com os serviços. Nesta fase, fico ainda mais descontente e revoltada. Como é possível que demorem mais de meia hora a atender a chamada? E para agravar a situação, têm apenas um contacto telefónico com um número da gama “707” que obriga a pagar um preço pela respectiva chamada superior ao que seria expectável atendendo à natureza da informação! Tenho desesperado e gasto muito dinheiro à espera para falar com um assistente. Já tive de ligar imensas vezes para resolver erros que são cometidos por eles pois envio os recibos tal como eles exigem. São duas penalizações: pago imenso pelas chamadas e sou comparticipada muito mais tarde, por um erro que não é meu. Hoje, a última vez que tive de contactar a ADSE, estive à espera quase quarenta minutos e gastei mais de onze euros na chamada. Acho inadmissível e ridículo que isto aconteça bem como a ADSE “só ter uma linha de atendimento em Portugal e no estrangeiro” tal como disse a assistente com quem falei. Se nós, beneficiários da ADSE descontamos mensalmente para este subsistema de saúde devemos também ter um bom atendimento, rápido e eficaz que esclareça e resolva os problemas que surgirem. Estas chamadas deviam ter um tempo limite máximo de espera e, muito importante, não deviam custar estes preços exorbitantes. Como beneficiária do subsistema de saúde ADSE espero que algo se faça e que o atendimento telefónico seja repensado. É necessária uma maior qualidade nos serviços. Só assim a ADSE consegue cumprir a sua missão: “assegurar aos funcionários e agentes da Administração Pública e seus familiares o acesso efectivo à protecção social no âmbito dos cuidados de saúde e prestar apoio aos beneficiários, nomeadamente quando se encontrem numa situação de grave e continuada carência económica.”
Esta reclamação foi também enviada para o director-geral da ADSE através do email geral@adse.pt
Atentamente
Helena Simão Soares

Data de ocorrência: 20 de maio 2011
ADSE
17 de dezembro 2012
Relativamente à situação relatada, somos os primeiros a lamentar o sucedido. Informo, no entanto, V. Ex.ª que este serviço encontra-se assegurado por seis funcionárias em permanência.
A elevada afluência por parte dos utentes a esta linha telefónica não permite o atendimento de todas as chamadas.
Tal afluxo deve-se, em grande parte dos casos, ao facto de os beneficiários não possuírem, nos serviços onde exercem funções, sectores que os esclareçam acerca do regime da ADSE, insuficiência que conduz à necessidade de nos contactarem directamente.
Esclarece-se, ainda, que poderá consultar o nosso Portal em www.adse.pt, onde poderá obter a maior parte dos esclarecimentos.
Igualmente poderá colocar as questões por mail.
Informo ainda que a comparticipação irá ser rectificada.