ADSE
ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Cartão cancelado dentro do prazo de validade

Maria Teresa Cabral da Silva Costa Benevides de Me
Maria Me apresentou a reclamação
25 de novembro 2015

Estou a reclamar em nome da minha mãe, que tem 98 anos. Ela chama-se Maria Lucinda César Barbosa Cabral da Silva Costa e é a Beneficiária nº 000715913 da ADSE, cartão válido até 8 de Novembro de 2015. No dia 1 de Novembro fui com a minha Mãe ao Hospital Lusíadas, porque ela tinha dado uma queda, e quando inseriram o seu cartão no sistema fui informada que tinha sido cancelado a 15 de Março. Tive de pagar 102 euros pela consulta. Queria saber o que faço para ser ressarcida dessa importância visto que o cartão, conforme já expliquei, estava dentro da validade e a minha Mãe não tinha recebido qualquer informação no sentido de ter de ser renovado
.Dirige-me uns dias depois ao vosso balcão de atendimento na Loja do Cidadão nas Antas, onde, depois de esperar pela minha vez das 10 horas da manhã até às 14.00 horas, me foi dito que nesse balcão já não funcionava o atendimento da ADSE há mais de 3 anos e apenas aceitavam recibos.
Entretanto já entrei em contacto com o vosso atendimento online, tendo sido informada dos documentos necessários para a renovação do cartão da minha Mãe; foi-me todavia dito que o novo cartão só é válido a partir da data da emissão, pelo que não vale a pena enviar o recibo do Hospital respeitante aos 102 euros que paguei, visto o cartão não ter efeitos retroactivos.
Telefonei então para o vosso serviço de atendimento, tendo esperado 1hora e 18 minutos para ser atendida. Fui aconselhada a reclamar para a entidade superior pela funcionária que me atendeu. Como não sei exactamente quem é , estou a reclamar por este meio.

Data de ocorrência: 25 de novembro 2015
ADSE
26 de novembro 2015
Exmº Senhor,

Não sendo possível a esta Direção – Geral, identificar o beneficiário Maria Lucinda Cesar Barbosa Cabral Silva Costa, como familiar sobrevivo na CGA (falta de correspondência entre os números da CGA); procedeu-se ao seu cancelamento de direitos na ADSE.

Após contato e tendo-se procedido às devidas correções e análise da manutenção de direitos; Informa-se V. Exa. que se encontram repostos os direitos de sua mãe, desde a data do respetivo cancelamento.

Junto se envia uma declaração de direitos que poderá ser utilizada até receção do respetivo cartão de beneficiário

Mais se informa V. Exa. que antes do términus da validade do cartão, deverá enviar novamente os documentos agora solicitados, para avaliação de manutenção de direitos.

Relativamente aos cuidados de saúde, deverá enviar carta à ADSE acompanhada do respetivo recibo, para análise superior

Com os melhores cumprimentos
A Chefe de Divisão de Relações Públicas

Amélia Lopes
Esta resposta tem um anexo privado