ADSE
ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Cobrança de dívida após alteração de regras

Margarida Delicado
Margarida Delicado apresentou a reclamação
15 de setembro 2022
Bom dia.

Chamo-me Margarida Inês Peralta Carlos Delicado, portadora do n° de identificação 14847363 e NIF 270570486. Fui portadora da ADSE até ao final do ano 2021 e tenho um assunto de extrema importância para expor.

Dia 29 de dezembro de 2021, desloquei-me até às Urgências da CUF Descobertas, no Oriente, a fim de resolver uma situação médica. Acabei por realizar um teste de COVID e paguei tudo no final dos exames e consulta.
Dia 05 de agosto, a CUF contactou-me a fim de me cobrar uma dívida de 35 euros e 5 cêntimos, uma vez que a ADSE deixou de comparticipar testes de COVID através das urgências e devolveu o dinheiro antes comparticipado, a fim de ser eu a pagar o restante. Ora, esta mudança ocorreu a partir da data de 05 de agosto de 2022, sendo que o meu teste foi realizado dia 29 de dezembro de 2021. Apesar da lei ter sido alterada, nada implica o pagamento que foi já efetuado nessa data.

Considero ser de má fé cobrarem os utentes de exames e consultas anteriores às alterações efetuadas, pois deixam de comparticipar mais tarde. Até porque uma dívida espontânea de algo pago e comparticipado anterioremente - neste caso, quase 8 meses depois - nem sempre é possível de ser paga.
Data de ocorrência: 5 de agosto 2022