ADSE
ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Discrimina utentes com mais idade

António Aguiar apresentou a reclamação
2 de outubro 2020
A ADSE não comparticipa consultas médicas que são feitas por vídeo-consulta.
Na qualidade de utente desta entidade e tendo já 90 anos, numa altura de pandemia quero evitar sair de casa tanto quanto me for possível.
Tive necessidade de fazer uma consulta de Psiquiatria, como o meu médico assistente e por questões de saúde e segurança preferi ser entendido por vídeo-consulta. Foi uma consulta igual a muitas outras que já fiz com aquele medico presencialmente. A única diferença é que conversámos à distância. Pude apresentar as minhas queixas, o médico conseguiu fazer a avaliação clínica e medicou-me. Tudo como se estivesse presencialmente.
Aparentemente a ADSE entende que uma vídeo-consulta, não é consulta e por isso não faz a respectiva comparticipação.
Pela minha situação de ser uma pessoa com já 90 anos de idade entendo que esta entidade incentiva os utentes a só fazerem consultas presenciais, pois em plena pandemia, é provável que sejam infectados com Covid19 e assim morrer, tende a ADSE deixar de arcar com os custos.
Não é admissível um comportamento tão hipócrita, irresponsável e mesquinho, por parte de uma entidade do Estado.
Sou utente, paguei e pago as contribuições para ter acesso aos servições e não admito estar a ser descriminado desta forma vil.
Data de ocorrência: 2 de outubro 2020
ADSE
10 de novembro 2020
A ADSE prevê a comparticipação de Teleconsultas na Rede convencionada com a ADSE.
Poderá verificar os médicos e clinicas que prestam este serviço em:

* PROIBIDO *://www.adse.pt/PesqMed/

A ADSE atualmente não reembolsa a realização de Teleconsultas fora da rede.
ADSE, IP
10 de novembro 2020
Justamente pelo facto de a ADSE não comparticipar qualquer teleconsulta que esteja fora da sua rede, é que faz a já referida discriminação.
Este acto discriminatório fica desde logo confirmado, pois no que diz respeito a consultas presenciais, cujo prestador não pertence à rede de aderentes à ADSE, esta faz sempre uma comparticipação do valor pago nessa consulta. Na medida em que o mesmo não acontece no que diz respeito às teleconsultas, a ADSE actua de forma discriminatória e isso é inaceitável.
António Aguiar avaliou a marca
13 de setembro 2021

A ADSE tem um comportamento cada vez mais prepotente, discriminatório e arrogante. Exemplo: Um utente só pode fazer 60 sessões de fisioterapia em entidades convencionadas. Mesmo que seja uma pessoa com problemas degenerativos como artroses, etc, terá que fazer novos exames (como se esses exames servissem para alguma coisa) e posteriormente será alvo de avaliação e esses tratamentos poderão não ser autorizados. Que bela atitude de prepotência!