ADSE
ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Junta médica

Cristina
Cristina apresentou a reclamação
21 de setembro 2022
Depois de um acidente em serviço tenho vindo a ser avaliada e tratada no Centro Hospitalar de S.Francisco- Leiria por queda com traumatismo do joelho direito.
No dia 12 de julho de 2022, em reunião com a junta médica da ADSE- Coimbra, recebi a ordem de regressar ao meu local de trabalho. Saliento que o meu médico assistente especialista em ortopedia não me deu alta e refere em relatório que ainda me encontrava em recuperação com fisioterapia semanal e possibilidade de encerramento do processo com atribuição de Incapacidade Permanente.
A junta médica não fundamentou os seus pareceres na observação clínica e no exame dos processos pois a reunião foi tão breve que com toda a certeza não deu tempo de fazer uma observação clínica com seriedade. Depois de eu ter chamado atenção para a minha problemática a junta acrescentou, fazendo ainda comentários despropositados, “Deve beneficiar de serviços moderados adaptados à sua situação pós traumática, nomeadamente. Evitar marcha prolongada e tarefas com carga sobre o membro inferior direito”. Será que a junta médica, que não são da especialidade, têm conhecimento para tomar uma decisão que pode pôr em causa a nossa saúde ou até agravar a nossa situação clínica?
Na primeira junta médica que fui, um dos elementos, depois de eu ter referido que tinha realizado uma ressonância magnética perguntou-me se eu depois de ter realizado o exame fiquei curada. É claro que não respondi! É preciso não esquecer quando vamos a uma junta médica estamos doentes, fragilizados e sinceramente não estamos para brincadeiras.
Neste momento fui obrigada a gozar as minhas férias estando eu ainda em recuperação de um acidente em serviço e aguardo consulta da Medicina do trabalho.
Uma vez que foi um acidente em serviço, e como existe a possibilidade de me encontrar em situação de incapacidade, talvez, a título definitivo, penso que deveria ter sido mais sensato esperar por uma avaliação definitiva pelo médico ortopedista e depois tomar uma decisão, e mais tarde ser sujeita à Junta Médica da Caixa Geral de Aposentações.
Tenho 32 anos de desconto para a ADSE e para CGA e neste momento de grande fragilidade sinto que não tenho garantia de proteção e apoio na doença. Sinto-me revoltada e acima de tudo humilhada!
Data de ocorrência: 13 de setembro 2022
ADSE
29 de setembro 2022
Relativamente ao exposto por V. Ex.ª, na reclamação apresentada a 21-09-2022, cumpre informar que após pedido de parecer aos médicos peritos que integraram a junta médica, os mesmos informaram o seguinte:

“1 – A beneficiaria sofreu um acidente de trabalho a 18-02-2022 tendo tido alta a 18-03-2022.

2 – Foi efetuada recidiva do referido acidente tendo sido submetida a intervenção cirúrgica.

3 – Dado o tempo decorrido, em que permaneceu com ITA (tempo adequado à recuperação da cirurgia a que foi submetida) entendemos que a sua situação clínica justificava a retoma da sua atividade, embora com limitações, pelo que foi atribuída ITP até 08-11-2022.

4 – estas limitações foram consignadas na deliberação da referida junta.

5 – Acresce ainda, que a decisão de enviar à junta da CGA é tomada quando da alta da junta da ADSE, o que na presente situação não ocorreu.”

ADSE, IP.
Cristina
29 de setembro 2022
A junta não teve em conta outros traumatismos do joelho e dos quais ainda estou tentar recuperar. Afinal o parecer de um médico especialista em ortopedia não tem qualquer valor? Em caso de dúvida pediam para ver o joelho ! Penso que cada caso é um caso. Mas infelizmente têm que seguir uma tabela. Continuo a afirmar que não lerem o relatório com a devida atenção. Sei que esta reclamação não tem qualquer valor legal. Para isso existe a junta de recurso. Mas já não fui a tempo.
Continuo bastante revoltada porque estou a usar as minhas férias para a minha recuperação e aguardo consulta de medecina do trabalho.
Só espero que a decisão da junta nada tenha a ver com o facto de eu ser professora.
Com os melhores cumprimentos
Cristina Silva