ADSE
ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Junta médica

Álvaro Barroqueiro apresentou a reclamação
6 de junho 2023
Ainda que concorde com a decisão da Junta Médica, não posso de todo aceitar a forma como esta é tomada, o que por si poderá por seriamente em causa a primeira, porque se a equipa médica está apenas para ‘passar altas’ então são redundantes e supérfluos, isto sublinhado por uma atitude de completa arrogância, sobranceria e desdém pela pessoa. Mas vejamos:
- dirigi-me ao sítio, chegando naturalmente antes da hora, estava a sala de espera cheia de pessoas; sublinho que me encontro com diagnóstico F41.2
- fui chamado cerca de 40 minutos da hora marcada
- 5 minutos depois está a decisão tomada, baseada na observação médica efetuada.

5 minutos, incluindo cumprimentos e identificação, bastaram para que a equipa médica formasse opinião com a Doutora exclamando, “mas está com muito bom aspeto” logo está apto para voltar ao serviço; esperava-se o quê? Que aparecesse andrajoso? Bêbado? Com maus modos? Tento argumentar que estou num quadro de ansiedade/depressão, recorrente, por razões que julgo serem de assédio moral, com o Doutor a apelar ao “Book of Rules” (?) e que “por isso é que o país está na miséria que está”, para ir ao “Tribunal Constitucional, que [ele] é muito meu amigo de há muito tempo” e “está lá para isso”, mas que preciso de bons advogados, e que “há dois escritórios muito bons em Lisboa, o [...] e o [...]” e a Doutora a chamar o próximo e ela própria a arrumar os meus papéis em cima da mesa, que tinha trazido pensando necessários.

Pois em 5 minutos não tive o tempo que precisava para processar toda esta situação, mas compreendo ser este comportamento de todo inaceitável em alguém que tem tão nobre missão e funções sociais, que aqui me parecem claramente prejudicadas. Termino como comecei, enquanto principal envolvido, mas também como cidadão preocupado: concordando com a solução não posso de todo tolerar o modo de decisão, parece-me que aquele exemplo ‘se tens medo de água atira-te ao mar e aprende a nadar’ ?

Face ao exposto, considero este parecer injusto e de resultado potencialmente pernicioso, pondo em causa o tratamento que tenho vindo a realizar, de forma metódica com a equipa de médicos que me tem acompanhado, pois não é minha vontade a doença mental, e com isso não brinco, é a minha saúde, pelo que reitero solicitar nova Junta Médica de repetição.
Data de ocorrência: 15 de maio 2023
ADSE
14 de junho 2023
Exmo. Sr.
Recebemos a sua reclamação que será encaminhada ao Departamento competente para analise da situação reportada.

ADSE, IP.
29 de junho 2023
aguardo resolução,
Álvaro Barroqueiro avaliou a marca
17 de agosto 2023

Não resolveu o meu problema criado pela junta médica ADSE que se limitou a seguir procedimento sem atender a juízos que lhe eram esperados, e com grande sobranceria lavaram daí as suas mãos.