ADSE
ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Procedimento arcaico para substituição de cartão

João Lourenço apresentou a reclamação
22 de fevereiro 2017

Há uns tempos perdi o cartão da ADSE. Procurei no site da ADSE como pedir um cartão de substituição e encontrei um formulário para o assunto. Na mesma página Web dizia que se estivesse no ativo (e estou) deveria tratar do assunto junto da entidade patronal. Assim fiz!
Nos serviços da entidade patornal pediram-me um cheque no valor do custo da emissão da 2ª via do cartão: 1,25€,
Claro que não tenho cheques, nem eu nem a grande maioria dos portugueses. Pelo que este meio de pagamento não é de todo adequado.
Contactei os serviços da ADSE por email (25/11/2016) a solicitar informações sobre como proceder ao pedido de uma 2ª via do cartão, argumentando que a solução de pagamento por cheque não era razoável nos dias de hoje… e solicitando que me fosse cobrado o custo associado na próxima mensalidade da ADSE a processar pela minha entidade empregadora, ou que me fosse fornecido um código multibanco para o pagamento da mesma.
Recebi uma resposta lacónica no dia seguinte a dizer (sic):
Ex.mo(a) Sr(a)

João […] Lourenço

O pagamento da 2.ª via só pode ser efetuado por cheque ou através de vale de correio
Em numerário, só através do atendimenrto presencial, na Praça de Alvalade, em Lisboa

NÃO RESPONDA A ESTA MENSAGEM. Se pretende informação adicional deverá voltar a aceder ao atendimento online indicando a referência […].

[…]

ADSE - Direção-Geral de Proteção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas

Protesto pelo procedimento arcaico que a ADSE tem para lidar com esta situação. Mais valia cobrarem ao utente os custos do serviço e disponibilizarem uma referência Multibanco para que se pudesse tratar integralmente do assunto online.

Data de ocorrência: 22 de fevereiro 2017
ADSE
16 de março 2017
Relativamente à sua exposição se informa que os processos e procedimentos, que regulam a atividade da ADSE, estão devidamente publicados em legislação que pode consultar e sobre a qual estes serviços têm de ser efetuados.
Mais se informa que com a alteração legislativa que ocorreu em janeiro, a qual transformou esta ADSE de Direção-Geral para Instituo Público de Gestão Participada, já é possível efetivamente dar uma resposta mais eficaz a alguns dos procedimentos.
Assim, informo que dentro em breve, será possível aceder ao cartão de beneficiário em suporte digital, evitando desde logo o procedimento à emissão de cartões e consequentes renovações, bem como, a pagamentos e formas de pagamento.
Agradecemos o seu contributo, e o processo será mais fácil. mais simples e mais eficaz.

Com os melhores cumprimentos
A Diretora de Serviços de Informação e Relações Públicas
Alexandra Nobre
2 de abril 2017
Exma. Senhora Ana Nobre,

Não conheço a legislação que invoca, mas sei que a legislação não tem por hábito regular a formo como os procedimentos de pagamento de serviços recorrem. Como também não identifica claramente a que lei ou decreto lei se refere, não posso confirmar o meu argumento nem a Senhora como representante da ADSE pode sustentar o seu.

A existência de planos para que num futuro próximo ou longínquo o cartão físico venha a ser tornado obsoleto não invalida que é vosso dever, da ADSE, até lá garantir a melhor qualidade de serviço possível aos utentes.

O método arcaico de pagamento que aceitam não é, de todo, um bom serviço.

A forma como fogem à questão, criando expectativas de um futuro maravilhoso mas recusando-se a resolver o problema do imediato, é mais um indicador do mau serviço e má postura relativamente à comunidade que é suposto servirem.

Reforço e reitero e minha reclamação. Exige-se um procedimento expedito de pagamento de 2ª vias do cartão ADSE, por transferência bancária ou pagamento de serviços multibanco.

Reclamo duplamente pela forma inapropriada como as Relações Públicas da ADSE fogem ao problema e não respondem de todo à minha reclamação.

João Lourenço avaliou a marca
5 de abril 2021

A ADSE e demais entidades necessitam de se modernizar e agilizar os processos, nomeadamente os de pagamento(s).