ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Reembolso

Miguel apresentou a reclamação
10 de dezembro 2020
Por indicação médica sou submetido a psicoterapia psicanalítica em consultas de psiquiatria (e especificamente de psiquiatria). Entrego trissemanalmente reembolsos dessas mesmas consultas de psiquiatria (discriminadas como tal), realizadas por médico inscrito na ordem dos médicos (não inscrito em qualquer outra ordem - dos psicólogos ou psicoterapêutica).
Esses mesmos reembolsos estão a ser codificados com base na cotação de consultas de psicologia (totalizando apenas um reembolso de 9,33 euros), ao invés de estarem a ser feitos com base no código de consultas de psiquiatria (reembolso de 20,45 euros).

As respostas que me têm sido fornecidas pela equipa da ADSE baseiam-se no facto de me ter sido prescrita psicoterapia. Ora este mesmo procedimento pode ser considerado dentro de vários contextos: acto médico vs. acto psicológico, sendo que no meu caso está a ser prestada por um médico e como tal dever-se-á inequivocamente considerar como um acto médico. Da mesma forma, uma prescrição técnica de intervenção psicoeducativa, por exemplo, pode ser levada a cabo numa consulta de medicina, psicologia, enfermagem, fisioterapia, etc. Parece-me inconcebível, independentemente do acto terapêutico prestado (e que até poderia nem aparecer discriminado), que uma consulta de psiquiatria receba uma codificação de consulta de psicologia.
Assim, considero errada a codificação que me está a ser a atribuída ao reembolso, não tendo a mesma vindo a ser rectificada após várias mensagens da minha parte.

Solicitei ainda as tabelas e regras em que baseiam a decisão, dado que as que se encontram disponíveis não me parecem suportá-la, sem resposta.
Solicitei pedido de onde realizar uma reclamação mais incisiva, igualmente sem resposta.
Data de ocorrência: 10 de dezembro 2020
14 de dezembro 2020
A situação reportada consta em atendimento Online, queira aguardar a resposta através desse serviço.

ADSE, IP
15 de dezembro 2020
Foi enviada resposta à sua solicitação através do Atendimento Online da ADSE.

ADSE, IP
15 de dezembro 2020
O que me foi dito, além de conter falsidades, não responde cabalmente à minha solicitação.
Aqui deixo o que retorqui:

Equipa da ADSE,
Exmo. Sr. Luís Reis,

Apesar de vários anos de contribuição, terei que repensar a minha continuidade.
Devo confessar que me encontro bastante desagradado com a prestação de toda a estrutura da ADSE; estou saturado e com um enorme desgaste decorrente do esforço que tenho vindo a despender para ver cumprido aquilo que considero ser o meu direito.

As informações que me foram prestadas a dia 14/12 são inequivocamente falsas no seu conteúdo. Contrariamente ao que me foi dito, um médico psiquiatra NÃO está a priori habilitado a realizar consultas de psicologia e a psicoterapia NÃO faz necessariamente parte da terapêutica do psiquiatra. Gostaria que o Exmo. Sr. Luís Reis se dignasse a providenciar a fonte desta informação errónea.
Mais uma vez reitero, as consultas a que tenho sido sujeito são consultas de psiquiatria (dadas por um médico psiquiatra que as designa nos seus recibos como acto médico) e, em conformidade com as tabelas da ADSE que me estão acessíveis, terão que ser codificadas como 0120 - consulta de psiquiatria, valor máximo de 20,45€.
Para que não restem ambiguidades envio em anexo novas declarações médicas (relativas a Janeiro e Junho do ano passado) atestando a minha necessidade de consultas de psiquiatria com cadência trissemanal.

Peço a revisão dos respectivos reembolsos.
Solicito novamente as seguintes fontes:
- Tabelas ou regras que contradigam o que acabo de afirmar.
- Equivalente do livro amarelo para que possa realizar uma queixa.
13 de janeiro 2021
Ainda não resolvida
28 de janeiro 2021
A aguardar
5 de fevereiro 2021
Aguardo resolução
Enviada toda a documentação solicitada
19 de fevereiro 2021
Ainda aguardo por resolução.
Tenho os pedidos de reembolsos suspensos desde Novembro...
4 de março 2021
Sem resposta desde há vários meses.
26 de março 2021
Reembolsos continuam em suspenso...
10 de abril 2021
23 de abril 2021