• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Reembolso

Miguel apresentou a reclamação

Por indicação médica sou submetido a psicoterapia psicanalítica em consultas de psiquiatria (e especificamente de psiquiatria). Entrego trissemanalmente reembolsos dessas mesmas consultas de psiquiatria (discriminadas como tal), realizadas por médico inscrito na ordem dos médicos (não inscrito em qualquer outra ordem - dos psicólogos ou psicoterapêutica).
Esses mesmos reembolsos estão a ser codificados com base na cotação de consultas de psicologia (totalizando apenas um reembolso de 9,33 euros), ao invés de estarem a ser feitos com base no código de consultas de psiquiatria (reembolso de 20,45 euros).

As respostas que me têm sido fornecidas pela equipa da ADSE baseiam-se no facto de me ter sido prescrita psicoterapia. Ora este mesmo procedimento pode ser considerado dentro de vários contextos: acto médico vs. acto psicológico, sendo que no meu caso está a ser prestada por um médico e como tal dever-se-á inequivocamente considerar como um acto médico. Da mesma forma, uma prescrição técnica de intervenção psicoeducativa, por exemplo, pode ser levada a cabo numa consulta de medicina, psicologia, enfermagem, fisioterapia, etc. Parece-me inconcebível, independentemente do acto terapêutico prestado (e que até poderia nem aparecer discriminado), que uma consulta de psiquiatria receba uma codificação de consulta de psicologia.
Assim, considero errada a codificação que me está a ser a atribuída ao reembolso, não tendo a mesma vindo a ser rectificada após várias mensagens da minha parte.

Solicitei ainda as tabelas e regras em que baseiam a decisão, dado que as que se encontram disponíveis não me parecem suportá-la, sem resposta.
Solicitei pedido de onde realizar uma reclamação mais incisiva, igualmente sem resposta.
14 dez 2020
ADSE adicionou uma resposta

A situação reportada consta em atendimento Online, queira aguardar a resposta através desse serviço.

ADSE, IP

15 dez 2020
ADSE adicionou uma resposta

Foi enviada resposta à sua solicitação através do Atendimento Online da ADSE.

ADSE, IP

15 dez 2020
Miguel adicionou uma resposta

O que me foi dito, além de conter falsidades, não responde cabalmente à minha solicitação.
Aqui deixo o que retorqui:

Equipa da ADSE,
Exmo. Sr. Luís Reis,

Apesar de vários anos de contribuição, terei que repensar a minha continuidade.
Devo confessar que me encontro bastante desagradado com a prestação de toda a estrutura da ADSE; estou saturado e com um enorme desgaste decorrente do esforço que tenho vindo a despender para ver cumprido aquilo que considero ser o meu direito.

As informações que me foram prestadas a dia 14/12 são inequivocamente falsas no seu conteúdo. Contrariamente ao que me foi dito, um médico psiquiatra NÃO está a priori habilitado a realizar consultas de psicologia e a psicoterapia NÃO faz necessariamente parte da terapêutica do psiquiatra. Gostaria que o Exmo. Sr. Luís Reis se dignasse a providenciar a fonte desta informação errónea.
Mais uma vez reitero, as consultas a que tenho sido sujeito são consultas de psiquiatria (dadas por um médico psiquiatra que as designa nos seus recibos como acto médico) e, em conformidade com as tabelas da ADSE que me estão acessíveis, terão que ser codificadas como 0120 - consulta de psiquiatria, valor máximo de 20,45€.
Para que não restem ambiguidades envio em anexo novas declarações médicas (relativas a Janeiro e Junho do ano passado) atestando a minha necessidade de consultas de psiquiatria com cadência trissemanal.

Peço a revisão dos respectivos reembolsos.
Solicito novamente as seguintes fontes:
- Tabelas ou regras que contradigam o que acabo de afirmar.
- Equivalente do livro amarelo para que possa realizar uma queixa.

13 jan 2021

Ainda não resolvida

28 jan 2021

A aguardar

05 fev 2021

Aguardo resolução
Enviada toda a documentação solicitada

19 fev 2021
Miguel adicionou uma resposta

Ainda aguardo por resolução.
Tenho os pedidos de reembolsos suspensos desde Novembro...

04 mar 2021
Miguel adicionou uma resposta

Sem resposta desde há vários meses.

26 mar 2021
Miguel adicionou uma resposta

Reembolsos continuam em suspenso...

10 abr 2021

30 jul 2021

Aguardou

16 ago 2021

Sem resposta

Miguel está a aguardar resolução da marca