AdvanceCare
AdvanceCare Marca Recomendada
AdvanceCare - Gestão de Serviços de Saúde, S.A.
  • Rua Alfredo Guisado nº 8 – 10
  • info@advancecare.pt

AdvanceCare - Pedido Autorização Pequena cirurgia recusado

Inês Vale de Gato
Inês Gato apresentou a reclamação
18 de janeiro 2018

Boa tarde caros Exmos. Srs.

Sou cliente particular da Advance Care com seguro de saúde cuja Apólice é nº1900184122100001, data de início da Apólice Janeiro de 2017.

Serve o presente, para expor a minha insatisfação e reclamação relativamente ao processo, cuja Refª é: DACA/RMCF444-1./18.

Situação ocorrida:
1) 15-Nov-2017 - Senti um estiramento automático dos ligamentos do pulso/punho esquerdo aquando fiz um movimeto para levantar ao colo o meu filho bébe com 6 meses e meio de idade à data actual desta comunicação, também ele segurado por esta mesma apólice.
A partir desse dia, comecei a ter dores intensas no punho esq. que se iam agravando com o passar dos dias,e comecei a ter muita dificuldade em movimentar a mão e em realizar movimentos como por exemplo tratar do meu filho pequeno e segurar objectos, entre outras dificuldades do dia a dia. Aguardei cerca de 1 a 2 semanas para verificar se os sintomas desapareciam, e após medicação para a dores, recorri à minha 1ª consulta de Ortopedia no Hospital da Luz para verificar o sucedido.

2) 27-Nov-2017 - 1ª consulta de Ortopedia (em toda a minha vida) no Hospital da Luz para explicar o sucedido e avaliar
Após examinação médica, vim para casa com medicação para fazer para verificar se os sintomas desapareciam, e realizar exames de diagnóstico e voltar para re-avaliação clínica em nova consulta e apresentar os exames.
3) 06-Dez-17- Exames de diagnóstico realizados:
•RX sem alterações,
•Ecografia - Com inflamação e distenção dos tendões do punho esq. sugerindo tenosinovite
4) 28-Dez-17 - 2ª consulta Ortopedia (re-avaliação).
Durante esta consulta referi que desde 27Nov17 até à data da consulta, matinha todas as dores no punho mesmo após medicação feita, sendo que a mobilidade da mão começou a piorar e o poldear a ficar preso sem conseguir segurar simples objectos com a mão, as dores foram-se intensificando gradualmente.
De acordo com estes sintomas, não resolvidos com medicação, e de acordo com o exame físico e de diagnóstico sugestivos de tenosinovite (Doença de Quervain), a única solução apresentada para resolver a situação e não arrastar mais o problema não tornando este crónico no futuro, seria propor-me para pequena cirurgia em ambulatório.
Cirurgia esta que aceitei realizar ficando agendada para dia 16-Jan-18

5) 04Jan18 - Hospital da Luz envia pedido de autorização para Advance Care (ver em anexo). Cuja data de início dos sintomas refere, e bem, 15-Nov-17.

6) 11-Jan-18 - Sou contactada directamente pelo Hospital da Luz indicando que o meu pedido de autorização para cirurgia foi recusado pela Advance Care por se tratar de condição clínica prévia à minha Apólice, sem mais qualquer explicação.

7) Não recebi da parte da Advance Care qualquer carta ou email sobre esta comunicação ou recusa, mesmo após a Advance Care ter confirmado ao Hospital que me tinham enviado a comunicação (continuo sem a receber e já a solicitei à Advance Care).

8) Após tal recusa foi pedido ao medico que escrevesse um relatório medico a explicar/clarificar melhor a minha situação (ver em anexo).

9) 16-Dez-18 - Relatório foi enviado à Advance Care e novamente pedido para cirurgia recusado.

10) Fui informada da recusa novamente apenas pelo Hospital da Luz e não pela Advance Care. Continuo sem receber qualquer carta ou comunicação oficial por email (método solicitado para comunicações).

11) 17-Dez-18 - O medico do Hospital da Luz entra e contacto com a Direcção Clínica da Advance Care para clarificar melhor toda esta situação juntamente com o Director Clinico da Advance Care. Foi-lhe indicado que o a Direcção Clínica lhe retomaria a chamada. Até à data a chamada ainda não foi retomada.

Perante tal situação aqui exposta, venho apresentar a minha reclamação e isatisfacção relativamente aos pontos seguintes:

a) O pressuposto feito pela Advance Care - Departamento de Direcção Clínica, de que se trata de uma condição clínica prévia é inaceitável nesta situação, em que não se compreende de onde surgiu tal pressuposto. Mesmo que o diagnóstico do meu problema seja Doena de Quervain, a cronicidade dos sintomas vêm desde 15Nov2017 que não resolvem/aliviam com medicação ( os sintomas têm actulamente uma evolução de 2 meses).

b) Não foi indicado à Advance Care qualquer data de inicio dos sintomas ou qualquer sintoma anterior à data de 15Nov2017;

c) Não existe qualquer antecedente ou condição clínica prévia indicada à Advance Care aquando a admissão da Apólice e preenchimento de formulários, e não existe qualquer sintoma ou antecedente relacionado com ortopedia ou dores no punho.

d) É indicado à Advance Care no formulário de pedido de autorização a data de inicio dos sintomas 15Nov17 - Se esta data não vos serve para que a pedem no formulário então?

e) É enviado à Advance Care o relatório Clínico do médico a clarificar melhor a situação e que os sintomas têm evolução de 3 semanas à data da minha 1ª consulta

f) Perante a situação detalhada nesta comunicação sobre quais os sintomas, quando começaram e como surgiram (pois foi muito claro como aconteceu o estiramento dos tendões), o pedido de autorização ser recusado pela Advance Care não só é injusto como não é aceitável.

g) É inadmissivel, eu enquanto cliente e pessoa segurada nunca ter sido comunicada oficialmente pela Advance Care e não ter na minha posse qualquer das comunicaçaos/cartas enviadas sobre as recusas.
h) A cirurgia foi cancelada devido a esta situação bastante lamentável

i) Continuo com dores no pulso, e a arrastar um problema clinico sem conseguir fazer muitos movimentos no dia a dia.

k) Direcção Clínica da Advance Care ainda não retomou a chamada do medico que tentou de forma cordial contactar para melhor clarificar a situação.
Agradeço a revisão da vossa posição perante esta exposição relativamente a este processo de pedido de autorização o mais breve quanto possivel.

Perante esta situação e desagrado, consoante a vossa decisão irei rever a minha posição em me manter cliente da Advance Care e em renovar anualmente esta Apólice (esta apólice inclui mais 2 pessoas para além de mim).

Aguardo decisão e uma resposta da vossa parte

Inês Vale de Gato

Data de ocorrência: 18 de janeiro 2018
AdvanceCare
19 de janeiro 2018
Exma. Senhora

De modo a salvaguardar a privacidade dos seus dados, agradecemos que formalize a sua reclamação através do seguinte link: https://advancecare.pt/formularios/reclamacoes-seguros
Esperamos continuar a merecer a sua confiança.

Atentamente,
A equipa AdvanceCare.

Mais uma prova que estes seguros de saúde não servem para nada.
Quando o cliente precisa, as seguradoras usam todos as desculpas para fugirem à sua responsabilidade. E aparentemente não existe ninguém que os obrigue a prestar os cuidados de saúde.
É dinheiro deitado para o lixo. Anos a pagar um seguro de saúde que a seguradora pode anular a qualquer momento ou recusar os cuidados de saúde à sua livre discrição.