Revendedores Autorizados - Telecomunicações

AEG - Recusa de reparação de equipamento com garantia

Fernando Frazão de Oliveira
Fernando Oliveira apresentou a reclamação
13 de março 2015

Na sequência do envio para reparação de um aparelho de telemóvel de marca AEG QX582, pela 4ª vez num período de 18 meses após a compra (dentro do período de 2 anos de garantia), a sua reparação veio desta vez recusada alegadamente por que dizem ter encontrado vestígios de humidade no seu interior. Estando consciente dos cuidados sempre mantidos na utilização do equipamento em causa, nomeadamente evitando sempre qualquer situação de contacto com ambientes excessivamente húmidos ou onde fosse previsível o contacto com água, não consigo aceitar o esta resposta. A própria fotografia tirada pelos técnicos da AEG Telecomunicações ao interior do aparelho, pelo menos para mim, não é elucidativa da presença da dita humidade. Por outro lado, o historial de situações de avalia envolvendo este equipamento (mesmo que alegadamente quase todas por anomalias distintas) parece-me apontar para algum tipo de problema técnico de fundo (por exemplo, defeito de fabrico), o que justificaria as sistemáticas avarias.
Ainda na sequência da rejeição da reparação por parte da assistência técnica da marca AEG, foi-nos proposta para resolução da situação a compra de um novo aparelho novo (igual ao que apresentava problemas) por um preço mais reduzido de 40€ + IVA. Tal solução, para além de envolver um custo adicional, não é do nosso agrado uma vez que não nos garantem sequer que o novo equipamento não venha também defeituoso. Além disso, o aparelho avariado ainda se encontra dentro do período legal de garantia.
Questionamos pois:
• Como podemos ainda proceder para poder continuar a reivindicar a aplicação do período legal de 2 anos de garantia? Existe mais alguma coisa que possamos fazer neste sentido?
• Até que ponto será possível através da foto tirada pela assistência técnica da AEG Telecomunicações confirmar a dita humidade no interior do equipamento? Como podemos mais rebater este argumento da AEG?
Para uma melhor análise da situação, enviamos em anexo as mensagens trocadas com a AEG Telecomunicações no âmbito deste processo, assim como a fotografia que nos remeteram da suposta humidade encontrada no interior do equipamento.
Os melhores cumprimentos
Fernando Frazão Oliveira