Electrolux, Lda

AEG - Avaria

Custodio Manuel Melo Oliveira
Custodio Oliveira apresentou a reclamação
5 de dezembro 2022
Comprei secador roupa AEG em 07/02/2018 por 579€. Este secador apenas funciona na época de inverno, ou seja, de novembro a abril, cerca de 6 meses por ano e 2 a 3 vezes por semana.
Apesar de várias recomendações (on line) para a compra, alegadamente por ser um bom produto, desde sempre a minha esposa se queixou que secava mal. Tinha garantia de origem (2 anos) e mais uma extensão arantia de mais 2 anos (4 anos no total) que terminou em 7 de fevereiro de 2022. Em novembro de 2022 começou a fazer um barulho estranho e agora trabalha 5 minutos num programa de 2 horas, volta a zero minutos e desliga-se sem secar nada. Apesar do motor ter 10 anos de garantia nada garante que seja o motor.
A minha reclamação vai no sentido de alertar os consumidores para não comprarem este secador por ser um produto de má qualidade e não valer o dinheiro que se paga por ele.
É o segundo eletrodoméstico da marca AEG que compro e pela minha experiência não é uma marca fiável.
Neste caso, por 579€ tinha comprado um secador muito melhor. Apenas me deixei enganar pelo design interessante e as informaçoes duvidosas publicadas na internet.
Data de ocorrência: 4 de dezembro 2022
AEG
3 de março 2023
Exmo Sr Manuel Oliveira

A descrição que nos envia, não garante que exista um dano no aparelho mas sim a necessidade de realizar alguns exercícios de manutenção do aparelho.
Quando o ciclo termina logo após o inicio, geralmente indica que o sensor de humidade não está a fazer uma correta leitura.
A limpeza do sensor de humidade deve ser efetuada com alguma periodicidade uma vez que os resíduos de detergente, usados na lavagem podem obstruir o sensor impedido da correta leitura da humidade.
No manual de utilização terá as indicações de como realizar esta manutenção:
10.4 Limpar o sensor de humidade
CUIDADO! Risco de dano do sensor de humidade. Não utilize materiais abrasivos ou palha de-aço para limpar o sensor. Para garantir os melhores resultados de secagem, o aparelho está equipado com um sensor de humidade metálico. Está colocado no lado interior da área da porta. Com a utilização ao longo do tempo a superfície do sensor pode ficar suja, o que deteriora o desempenho da secagem. Recomendamos que limpe o sensor pelo menos 3 ou 4 vezes ou se observar um decréscimo no desempenho da secagem.
Para limpar pode utilizar o lado do esfregão de uma esponja da loiça e um pouco de vinagre ou detergente da loiça.
Para limpar o sensor:
1. Abra a porta de carregamento.
2. Limpe as superfícies do sensor de humidade limpando a superfície de metal várias vezes.
Melhores cumprimentos.
Electrolux LDA
Custodio Manuel Melo Oliveira
Custodio Oliveira avaliou a marca
17 de janeiro 2023

AEG/Electrolux é uma marca que não recomendo a ninguém. A relação qualidade preço é insatisfatória. A assistência técnica péssima. No que respeita a maquinas de secar e até lavar roupa as garantias de 10 anos para motores de são falaciosas. Alguns modelos de maquinas tem dois motores e não se sabe qual o que tem garantia. Ainda que a avaria seja no motor e tenha garantia é cobrado ao cliente a deslocação do técnico de assistência que é no geral mais cara que um motor novo.