Affidea Portugal
Affidea Portugal Marca Recomendada
Grupo Affidea
  • Presente em Portugal desde março de 2007, a Affidea em Portugal atua nas áreas de:
    - Diagnóstico por Imagem e Consultas de Especialidade, em 25 clínicas médicas.
    - Análises Clínicas com 3 laboratórios centrais e mais de 400 postos de colheitas.

• Avenida D. João II, Nº 9 I - Edifício Adamastor
    Torre B, 7º - Parque das Nações
    1990-077 Lisboa
  • geral@affidea.pt

Affidea Portugal - Recusa de prestação de serviços mediante apresentação de credencial original e válida

Ana Rute
Ana Rute apresentou a reclamação
13 de novembro 2020
Em pleno estado de emergência, recusaram-se a aceitar a credencial original que eu apresentei, em PDF, tal como me foi enviada por email pelo Centro de Saúde, sendo que esta exigência nunca foi referida no momento da marcação do exame. Não puseram sequer a possibilidade de imprimir ou de receber uma impressão e sugeriram-me que fosse ao Centro de Saúde recolher o "original" em papel, sem o qual não aceitariam prestar o serviço. Em suma: o SNS, com todas as dificuldades que tem, consegue adaptar-se aos novos tempos, com teleconsultas e prescrições médicas digitais. Neste momento, para segurança de todos, não preciso de deslocar-me ao Centro de Saúde para receber uma consulta ou uma prescrição, mas sou obrigada a ir lá recolher um papel porque a Affidea Cascais, que vive na idade da pedra e não tem qualquer consideração pelos utentes, sugere que se coloquem em risco por questões administrativas e burocráticas. Preferem perder um cliente a gastar uma folha de papel. Atendimento sem qualquer empatia ou consideração pelo momento em que vivemos. Uma ofensa para toda a classe de prestadores de cuidados de saúde neste contexto. Não recomendo e não voltarei a recorrer a estes serviços.
Data de ocorrência: 13 de novembro 2020
Affidea Portugal
16 de novembro 2020

A sua reclamação foi registada e a situação reportada está a receber a nossa atenção e análise. Entraremos em contacto consigo brevemente.
A opinião do nossos Utentes é importante para que possamos melhorar os nossos serviços.
Atentamente,

Equipa Affidea
Ana Rute
17 de novembro 2020
Boa noite,
A vossa resposta é uma completa mentira.
Revela, apenas, que o mau serviço vem de cima e que a falta de consideração pelo Cliente é estrutural no vosso negócio.
Posso enumerar provas de que a instrução nunca poderia vir do SNS:
1. Se o SNS determinasse que só o original (em papel, presumo) é válido, por que razão enviariam os Centros de Saúde prescrições em PDF? Para perder tempo? Para gozarem com os utentes? Não me parece.
2. Assumindo que isso fosse verdade, como é que distinguiriam o papel do Centro de Saúde da impressão que eu posso fazer em minha casa? O original tem selo branco?
O documento original é, neste caso, o PDF, suportado pelo email do Centro de Saúde.
Mais, no dia da marcação, a vossa funcionária da Affidea Cascais ofereceu um saco de plástico a uma Cliente para levar os exames. Podem oferecer sacos de plástico mas não podem imprimir credenciais?
Se querem continuar com esta farsa, façam uma coisa: avisem os utentes desta medida aquando do agendamento do exame. Assim, todos sabem com o que contar antes de gastarem tempo e dinheiro em deslocações. Com o aumento de Centros de Saúde a assumir boas práticas de segurança em tempos de pandemia, serão cada vez mais os utentes prejudicados com a vossa postura.