Agência Funerária Central de Lisboa

Agência Funerária Central de Lisboa - Incompetência

Maria Graciete Pais Gonçalves
Maria Gonçalves apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2022
Estamos a ser altamente penalizados por termos contratado uma funerária - OCARMO Agência Funerária Central Lisboa - para fazer o enterro da minha tia e, apesar de ter tido ofertas com diferenças de 500 eur, optei por esta gente, pois pensei que seriam mais competentes para me ajudarem a cumprir o desejo da pessoa , que era o de estar à noite numa igreja e ser cremada .
Neste aspecto tudo correu bem o problema é a nível administrativo.
Disseram que iriam entregar o envelope com os documentos necessários, na Seg Social, que actualmente eles estavam a demorar mais de 6 meses para pagarem os cerca de 1300 eur e que eles (Agência) não podiam esperar tanto tempo
Concordei e fui pedir a um familiar que me emprestasse os 1.993,00 eur para liquidar este valor.
Fiquei a aguardar os 6 meses, 7 meses....até que acabei por contactar a Seg Social sobre este assunto.
Qual o meu espanto quando me informam que não teem qualquer valor para me pagar ...
Não percebi, questionei e informam que o envelope ao ser entregue devia ter sido REGISTADO on-line
Não foi.
Entretanto tornei a enviar os documentos on-line ao que a Seg Social me informa que o meu pedido tinha sido indeferido, porque já tinha ultrapassado o prazo da entrega dos documentos ( 90 dias)
- na funerária disseram-me 6 meses !!!!
E também foi indeferido, porque a minha tia NUNCA tinha descontado para Seg Social !!!!!
Isto eu desconhecia , pensava que a Seg Social ajudava TODAS as pessoas
Então se é assim porque é que os Srs OCARMO Funerária Central de Lisboa não fizerem logo no início esta pergunta ? E talvez pudessemos pedir ajuda à Santa Casa, conforme depois informaram...
Pelo que neste momento, graças à incompetência administrativa destes Srs - OCARMO Agência Funerária Central Lisboa - estou em vias de nem sequer o subsídio de 200 e poucos euros, receber, pois o "bendito" envelope desapareceu. Já reclamei na Seg Social, mas já lá vão 2 meses e...
Vou, assim que puder, escrever no livro de reclamações destes Srs. OCARMO Agência Funerária Central Lisboa , mas quero alertar o público em geral, para esta tão grave falha desta gente da Rua Sampaio Bruno em Lisboa
Data de ocorrência: 22 de maio 2021
Maria Gonçalves
22 de fevereiro 2022
Não respondem porque sabem que foram incompetentes. O nosso advogado vai contacta-los....
Exma. Sra. Maria Graciete Gonçalves,

Lamentamos uma vez mais o incómodo que esta situação lhe causa.
Fomos contactados da sua parte, em dezembro de 2021, dizendo que consultou o site da Segurança Social, e que esta entidade não teria nenhum valor a pagar-lhe relativamente ao funeral da Exma. Sra. sua tia Silvina Gonçalves.
Aquando do tratamento do funeral por parte de uma colega, foi lhe questionado se a Exma. sua tia, teria efetuado descontos em Portugal e qual a entidade da mesma (Caixa Geral de Aposentações ou Segurança Social), ao qual a resposta foi afirmativa para a última opção;
Como tal, demos-lhe a assinar após as cerimónias fúnebres, o Modelo. Rp 5076/DGSS – Reembolso das Despesas de Funeral, para que recebesse o que é seu por direito.
Após sermos questionados por si, foi informada também, com base no feedback de alguns clientes, que naquele período de Covid-19, a SS estaria a demorar cerca de 6 meses a fazer o pagamento do reembolso. No entanto, o processo foi entregue dentro do prazo (90 dias), sendo que o funeral foi no dia 22 de maio, e a entrega do envelope feita no dia 7 de junho.
Como solicitado da sua parte, já em dezembro, foi lhe enviado o comprovativo de entrega desse mesmo envelope. Passamos a citar uma vez mais, conforme chamadas telefónicas e e-mails trocados com V. Ex ª, que em nada somos obrigados a fazer o registo do mesmo online, e que basta apenas a entrega deste, via presencial.
Citamos também, que a partir do momento em que entregamos o processo na respetiva entidade e com a nova lei da proteção de dados, não podemos contactar com a entidade por terceiros. Assim sendo, predispusemo-nos a acompanhá-la presencialmente à SS, para que pudesse fazer um novo processo, bem como sempre nos colocámos à disposição para a ajudar na resolução deste processo.
Lamentamos que não soubesse na altura do falecimento da sua tia, que afinal esta, não teria feito os descontos para a entidade da SS (se assim o tivesse sido, tê-la-íamos informado das opções possíveis); assim como também lamentamos que tenha passado 7 meses aquando nos contactou.

Não podemos concordar consigo quando cita a nossa incompetência administrativa, quando fizemos tudo ao nosso alcance para que a conseguíssemos ajudar nestas questões burocráticas,

O Carmo, Agência Funerária Central de Lisboa
Maria Gonçalves
24 de fevereiro 2022
Não.
A v/ colega não perguntou nada , pois conhecendo eu a minha tia desde que nasci , sabia PERFEITAMENTE, que ela NUNCA trabalhou por conta de outrem. A minha tia conheceu um Director Geral duma Companhia de Petróleos (Petrofina) muito nova e NUNCA necessitou de trabalhar.

Também NUNCA me foi oferecida acompanhamento para ir à Seg Social

E duvido que o v/ envelope tenha sido entregue, pois a Seg Social não o encontra.

A incompetência TEM QUE ter consequências e como jã disse tenho um prejuízo de 1300
eur. pois nem os 200 e poucos euros irei receber.

É realmente muito triste a v/ incompetência .
Até breve
Maria Graciete Pais Gonçalves