Fornecimento de Água
Águas e Energia do Porto31.7
CMPEAE - Empresa de Águas e Energia do Município do Porto, EM.
  • 225190800
  • Rua Barão de Nova Sintra, 285
    4300-367 Porto
  • geral@aguasdoporto.pt

Águas do Porto - Má fé - mau serviço público prestado

João Pedro Alcoforado
João Alcoforado apresentou a reclamação
11 de maio 2021 (editada a 11 de maio 2021)
Em Fevereiro de 2021 tive um acidente em casa, um quadro que estava pendurado caiu, a torneira cedeu e abriu, estava em teletrabalho em outra cidade. No dia 2 de Março estive em casa no Porto, e deparei me com essa situação. Foi notificado às águas do Porto o sucedido. Tenho uma fatura de 1650 Euros do mês de Fevereiro, no entanto tenho um contador com Telemetria, não me foi feita a leitura no devido tempo, nem me foi notificado qualquer consumo excessivo. Fiz exposição para usufruir dos escalões mais baixos de consumo, visto que foi um acidente que aconteceu. Não aceitaram, tentei fazer um acordo de pagamento, colocaram me juros. Pedi ajuda a um familiar para pagar tudo de uma vez, pedi referência no chat das Águas do Porto, foi feito o pagamento há mais de 20 dias. A dívida continua com o mesmo valor, não respondem email, fico no telefone mais de uma hora e depois desligam. Na semana passada recebi um sms da mensalidade de pagamento do acordo que propuseram e que eu não aceitei. Não percebo o que se passa. Sei que isto não é normal. Interpreto isto como acto de má fé. Falam no site das mais valias da telemetria para detetar fugas, mas na prática só se traduz uma mais valia para as Águas do Porto, visto que não têm que fazer a deslocação para realizar a leitura. São investimentos a Fundo Perdido que não resultam em benefícios para o consumidor.
O mal deste serviço é que não há concorrência, e falam eles que são uma empresa ... Pergunto, empresa do que? Se não existe concorrência à gestão de um serviço público. Já comuniquei à ERSAR. Farei tudo ao meu alcance para usufruir de recuperação de custos.
Data de ocorrência: 11 de maio 2021
João Alcoforado
4 de julho 2021
O assunto ainda não foi resolvido. Existe uma causa efeito entre a Pandemia e Tele-Trabalho.
Foi instalado o contador de telemetria quatro meses antes do ocorrido, as Águas de Porto poupam nos deslocamentos dos técnicos para realizarem a leitura, no entanto o consumidor não usufrui das mais valias desta técnologia. Embora no site tenham apontado que é uma mais valia para detetar fugas.
É uma hipocrisia. O provedor de justiça, vai ter que justificar como em certos municípios há perdão de contas excessivas no caso de situações semelhantes, e em outros munícipios não existe essa consideração.

Relembro que não há alternativa às Águas do Porto, e também não há um escrutínio transparente sobre o serviço prestado aos consumidores.

"A competitividade acontece em um ambiente onde duas ou mais empresas disputam os melhores volumes de vendas, ou prestações de serviços, entre os consumidores.
Este cenário é conhecido por proporcionar mais inovação e crescimento para a economia, diferente de mercados em que se tenham poucas empresas, ou apenas uma, caso de um monopólio.
As empresas que se destacam possuem a chamada Vantagem Competitiva, que acontece quando uma empresa consegue se diferenciar e obter mais procura pelos consumidores."
8 de julho 2021
Resposta enviada ao cliente em 08/07/2021
João Alcoforado
8 de julho 2021
Passaram mais de 60 dias para responderem a uma reclamação anterior.

Ponto 1) Comunicar com as Águas do Porto é uma tarefa muito dificil, muito tempo em linha.

Ponto 2) As respostas dadas não são seguras, "acho que ... , mas tem que enviar um email a questionar para analisarem".
As repostas aos eMails por Parte das Águas do Porto demoram eternidades.

Ponto 3) A resposta por email por parte das Águas do Porto não permite a acção de responder por email e dialogar de forma clara com as Águas do Porto. O sistema esta feito para o consumidor consentir qualquer resposta por parte da entidade que presta o serviço.

Ponto 4) Da mesma forma que cobram juros por atraso de pagamento o inverso também se devia verificar, isto quando cobram o mês actual e o mês anterior, quando este último já tinha sido pago. Não faz sentido.

Ponto 5) A Telemetria é usada para Beneficio das Águas do Porto, mas não é uma mais valia para o consumidor. Não faz qualquer sentido, se o contador tem Telemetria, o consumidor também devia beneficiar dessa técnologia.

Ponto 6) O assunto ainda não esta terminado, vai ser analisado pelo provedor de Justiça. A causa efeito da pandemia tele-trabalho de que falo, teve consequências no acidente que ocorreu em casa, sendo que se estivesse naquela casa, o assunto seria resolvido sem perdas avultadas de consumo. E mais, a aplicação dos escalões foi feita de forma taxativa sem qualquer tipo de enquadramento na situação em concreto.

Ponto 7) A Má Fé gera sentimentos de desconfiança numa sociedade. Corrente essa que gera cada vez mais desconfiança entre os cidadãos.
Uma sociedade não se pode desenvolver a nivel, social, económico e restantes áreas quando é criado o clima de desconfiança entre os contribuintes. Está em causa o princípio da Ética e Bom Senso.
João Pedro Alcoforado
João Alcoforado avaliou a marca
27 de outubro 2021

Demasiado mau , custa acreditar que este tipo de serviços tem alguma concorrência ... Na verdade, tem o monopólio do serviço, literalmente não há alternativa ...