Air France
Société Air France

Air France - Desrespeito e falta de regras

Benjamim Júnior
Benjamim Júnior apresentou a reclamação
4 de junho 2018 (editada a 6 de junho 2018)
Escrevo para deixar minha indignação sobre o atendimento da funcionária da Air France. Eu e minha esposa moramos em Lisboa e aproveitamos o feriado do dia 31/05 para uma vistar pela 4 vez a cidade de Paris, compramos as passagens com a JOON, low cost da Air France (o valor da passagem não foi Low Cost), seguimos as orientações do site da Air France e levamos apenas bagagens de mão, pois ficaríamos poucos dias, apenas a minha bagagem de mão não estava nas especificações corretas o de minha esposa sim, mas como nunca obtive problema em outras companhias aéreas, arrisquei e embarquei com ela.
No embarque em Lisboa, não obtivemos problemas, porém, ao retornar, no dia 02/06 pelo aeroporto CDG, nossos problemas começaram no embarque, a segurança do aeroporto questionou a bagagem de mão da minha esposa, que estava fora das dimensões especificadas (1cm de altura), porém as dimensões de minha bagagem de mão e de outros passageiros, eram muito maiores que de minha esposa e mesmo assim, foram liberadas sem nenhum questionamento.
A segurança do aeroporto, orientou que solicitasse um pedido de permissão no box da Air France para liberar a passagem de mão (que possuía 1cm de altura, fora das especificações, a minha possuía 6cm e uma largura muito maior, porém não fui questionado sobre isso).
Certa que a Air France resolveria o problema, ao relatar o assunto a funcionaria do BOX 7, não só recebeu o aviso que deveria pagar para despachar a bagagem no porão(A funcionária nem mediu a mala para saber se estava nos padrões da Air France), recebeu como resposta de uma funcionária despreparada para atendimento ao cliente e que deveria ter o mínimo de educação e respeito: “você tem que despachar a bagagem, senão não embarca”, minha esposa questionou “ Minha mala de mão está no padrão especificado no site da Air France, no aeroporto de Lisboa ela foi medidas o tamanho estava correto, porque aqui não?”, como resposta obteve “Os funcionários de Lisboa não fizeram o trabalho corretamente, o problema é seu”.
Após uma discussão, minha esposa, inconformada com a arrogância da funcionária, retirou seus pertences, colocou em uma sacola plástica e entregou sua mala de mão de “presente” a funcionária da Air France, pela sua falta de respeito e despreparo.
Resumindo, o problema não era pagar para despachar a bagagem, mas sim a falta de profissionalismo de funcionária despreparada da Air France do BOX 7, onde um cliente, ao solicitar uma ajuda para resolver um problema de 1cm de altura de sua mala de mão é tratado como lixo e como se estivesse pedindo um favor, eu assisti tudo ao lado de minha esposa e percebi que não existem regras, mas sim escolhas aleatórias, sobre quais os passageiros que serão cobrados, pois embarquei com a minha mala de mão sem ser questionado e tirei fotos de outras bagagens de mão absurdamente maiores de outros clientes e que não foram questionados pela companhia aérea.
Gostaria de fazer 3 perguntas a Air France, suas regras se baseiam pelas características e origem dos passageiros? e se todos os passageiros possuem tratamentos iguais, ou alguns são melhores que outros? o que realmente é válido, as regras da empresa, ou as regras imaginárias de alguns funcionários?

Data de ocorrência: 4 de junho 2018