Sites de Reservas de Alojamento
Airbnb Ireland UC
  • The Watermarque Building, South Lotts Road
    Ringsend, Dublin 4
    Irlanda

Airbnb - Cancelamento de reserva por sem motivo válido por indicação do anfitrião (empresa) luso living

Ricardo Manuel Fernandes Madeira
Ricardo Madeira apresentou a reclamação
5 de maio 2020
Reclamação Airbnb
Exmos. Srs.,
Sou cliente da plataforma Arbnb há vários anos e venho por este meio prestar reclamação, relativamente a uma situação invulgar que fui sujeito, na sequência de um aluguer de apartamento.
Neste sentido, em 4 de maio de 2020, perante uma oferta de aluguer de apartamento em Olhos de D´`Agua (Albufeira), para os dias 04 a 11 de Agosto do presente ano, acionei o pagamento e de imediato a reserva foi da da com aceite/segura (uma vez que o anfitrião tem defnido préviamente que aceita reserva automática).
No dia seguinte à reserva, recebo uma mensagem que me pareceu à primeira vista uma tentativa de fraude, porque o anfitrião Luso Living (empresa gestora do imóvel), exigia-me o pagamento imediato de um valor superior ao que eu já tinha pago em mais de 50%, sob pena de cancelamento da reserva.
De imediato, contatei os serviços de apoio ao cliente da plataforma e expus a situação que estava no momento a ser confrontado e recomendaram-me que não aceitasse o pagamento que me estavam a exigir.
De salientar que o anfitrião, empresa Luso Living (cuja pessoa interveniente nunca se apresentou), justificou que se existia um erro no seu sistema e que os valores colocados no anúncio afinal, eram inferiores aos que a empresa pretendia para manter a reserva.
Ora, tenho a dizer o seguinte, eu como cliente, não tenho qualquer responsabilidade pelos supostos erros de quem gere o anúncio (empresa Luso Living) e tinha até ao momento, total confiança, na validação dos preços colocado on-line por parte da plataforma. Esta situação de confiança já não acontece, porque ao falar com Marlene, do serviço de apoio ao cliente Arbnb foi me dito que não existe qualquer responsabilidadepara comigo da parte do anfitrião ou da parte da plataforma. Apenas existe um pagamento simbólico por parte do anfitrião “multa” e provisóriamente um bloqueio de datas...! Ainda, fui informado de que o anfitrião estava “no seu direito” de cancelar reserva e ofereceu um documento para minha leitura onde a plataforma garante que em alguns casos excecionais, o anfitrião tem o direito de cancelar.
Todavia, fiquei surpreendido ao ler os ditos casos excecionais, pois a minha situação não se enquadra de todo em nenhuma das alíneas! Em local nenhum eu verifiquei que se por um dito “erro de preço” por parte do anfitrião, o cliente pode a qualquer altura ficar com a reserva cancelada, sujeitando-se ao tempo necessário de espera para ver chegar à sua conta o dinheiro investido!
Então, eu questiono-me, sou eu que devo ficar penalizado e que devo aguardar 15 dias pela devolução do meu dinheiro (ficar impedido de fazer nova reserva devido ao valor investido) e considerar essa situação leal/ legítima sem que me apresentem qualquer alternativa ou compensação?!
Eu como cliente, não só me sinto no direito de apresentar esta situação a outras entidades competentes para o assunto, como também me sinto inseguro com outras/novas reservas.
Melhores cumprimentos,
Ricardo Madeira
Data de ocorrência: 5 de maio 2020
Airbnb
8 de maio 2020
Olá Ricardo,

Obrigado por entrar em contato com a gente. Vejo que você entrou em contato com a nossa equipe.

O Airbnb trabalha para que os cancelamentos não acontecem, porque sabemos dos transtornos que isto irá causar no seu planejamento de férias. Os cancelamentos são uma situação bastante constrangedora, sendo o anfitrião o responsável por esta ação com penalidades acrescidas inclusive pecuniária. https://www.airbnb.com/help/article/990. Este cancelamento gera automaticamente o reembolso do valor pago que poderá demorar até 15 dias úteis, ou dependendo da velocidade do seu banco em transacionar os movimentos.

Dado que alguns anfitriões são novos na comunidade e por vezes não sabem como funciona a plataforma, eu sugiro enviar mensagens para sanar qualquer dúvida que tenha antes de realizar o pagamento ou enviar um pedido de reserva, ler os comentários dos últimos hóspedes para perceber a qualidade da reserva. Também é aconselhável reservar com Super Anfitriões, devido estes terem experiência aliada aos bons comentários. Estes anfitriões evitam fazer cancelamentos sob pena de perderem este estatuto. Nunca pague qualquer valor "por fora" se for solicitado.

Os anfitriões são os donos e os únicos responsáveis pela atualização do calendário, dos preços, da disponibilidade e localização do anúncio, sendo o Airbnb o apoio entre o anfitrião e o hóspede. E como a agente indicou, o cancelamento deve ser feito pelo anfitrião quando este não atualizou os preços para que este possa receber as penalidades . Portanto, a responsabilidade de atualização do anúncio é exclusivamente do anfitrião.

Por favor, não desative sua reclamação, avalie o atendimento da sua solicitação. A sua nota ajudará a nossa equipe a entender como você se sentiu com o atendimento e a melhorar com os futuros contatos.

Se precisar de mais ajuda, ligue pra gente!

Josiane

Equipe de Ajuda do Portal da Queixa