Sites de Reservas de Alojamento

Airbnb - Contratos airbnb não protegem os anfitriões

Rui Pedro Bentes Raposo de Sousa Azevedo
Rui Azevedo apresentou a reclamação
25 de setembro 2022
Tive uma situação de burla por um hóspede da airbnb no meu Alojamento Local que declarou dois hóspedes e alojou um número incerto mas sempre superior a 13 pessoas. A questão da prova destes factos nem nunca esteve em causa porque o hóspede assumiu a verdade dos factos embora com a audácia de declarar que estava no seu direito e de obviamente recusar qualquer pagamento. A Airbnb, a resposta que me formalizou foi que embora o comportamento do hóspede fosse repreensível e violador do contrato e o tivessem admoestado, não me podiam pagar nenhum valor porque legalmente não lhe podiam tirar valores do cartão de crédito sem a sua autorização. Ora isto a ser verdade, o que se concebe que seja, significa que os contratos Airbnb têm uma lacuna que expõe imensamente os anfitriões. Significa que qualquer hóspede que preste declarações inexatas que lhe permitam pagar montantes francamente inferiores aos que seriam devidos, burla portanto, fica completamente impune, a não ser, claro, que se percorra a via sacra dispendiosa e morosa das vias judiciais. Se acrescer a isto que o Airbnb aparentemente nem sequer tem uma política de dissuasão destes comportamentos: é incompreensível como uma pessoa que faz isto não é banida da comunidade Airbnb e passa só com "um sermão" então diria que temos o cenário perfeito para que essa plataforma seja terreno fértil para fraude contra Alojamentos Locais. Porque não me exponho a isso já abandonei a plataforma mas fica a minha reclamação quanto ao seu mau serviço para com os parceiros anfitriões.
Data de ocorrência: 25 de setembro 2022
Airbnb
3 de outubro 2022
Olá Rui,

Obrigado por entrar em contato com a gente. Infelizmente não será possível responder à sua reclamação na medida que você cancelou a sua conta no Airbnb.

Se precisar de mais ajuda, ligue pra gente!

Equipa de Ajuda do Portal da Queixa
Telefone: +351 30 880 3888 ou 0800 878 7918
Página de ajuda: https://www.airbnb.com/help
Rui Azevedo
23 de janeiro 2023
De facto cancelei a minha conta airbnb porque não me pareceu que a Airbnb fosse uma parceria com competência ou sequer boa fé para o meu negócio no futuro. Dito isto não creio que a minha indisponibilidade para trabalhar convosco no futuro vos isente de uma obrigação, ética que seja, de me darem uma satisfação pela conduta imprópria que conduziu à minha reclamação. Se tanto a vossa resposta confirma a má opinião que tenho dos vossos serviços: limitam-se a procurar "saídas airosas" para não assumirem os erros lamentáveis.