Sites de Reservas de Alojamento
    Irlanda

Airbnb - Pagamento atrasado

Paulo apresentou a reclamação
23 de abril 2020
Utilizo o Airbnb como hóspede desde 2012 e, desde Outubro de 2018, como anfitrião. Nunca tive problemas com esta entidade, bem pelo contrário, recomendava-a vivamente, até agora.
Como anfitrião, tenho neste momento uma reserva em curso, confirmada pelo Airbnb, cujo inicio (check-in) ocorreu em 19/03/2020, ou seja, há mais de 1 mês. No entanto, até ao momento não recebi qualquer pagamento por parte do Airbnb. Reportei a situação ao suporte desta entidade, no passado dia 9 de abril, tendo obtido como resposta que não tinha ainda recebido nenhum pagamento, pois estavam com dificuldade em cobrar a reserva ao hóspede. Fiquei muito surpreendido com a resposta, na medida em que a reserva foi confirmada pelo Airbnb, entidade que gere o processo de cobrança, não tendo o anfitrião participação neste processo. Atendendo ao estipulado nos termos de serviço para pagamentos, após confirmação de uma reserva o Airbnb dispõe de prazos para efetuar o pagamento aos anfitriões. No caso da reserva em causa, os prazos para o primeiro pagamento já foram largamente ultrapassados. Por outro lado, não faz qualquer sentido estarem a evocar dificuldades na cobrança ao hóspede, pois esse é um assunto a resolver entre o hóspede e o Airbnb, na medida em que a reserva está confirmada. Acresce o facto de a minha esposa explorar, também através do Airbnb, um outro alojamento em Lisboa, em que todas as reservas que tínhamos foram canceladas, face ao Covid-19, o que nos coloca graves dificuldades financeiras, pelo que necessitamos com urgência de receber o valor desta reserva. Temo que, devido à situação atual, o Airbnb esteja com problemas financeiros e retarde os pagamento aos anfitriões.
Data de ocorrência: 23 de abril 2020
Airbnb
24 de abril 2020
Olá Paulo,

Obrigado por entrar em contato conosco através do Portal da Queixa. Ao final do seu atendimento, não desative sua reclamação, avalie o atendimento da sua solicitação. Sua nota ajuda-nos a entender como você se sentiu com o atendimento e a melhorar com os futuros contatos.

Peço-lhe desculpas pela demora na resposta. Vejo que o seu caso estar a ser analisado pela equipe de pagamentos através do número 83898921. Vou acionar a agente do caso para entrar em contato com o você, por isto mantenha o contato através do seu email de conta.

Obrigado!

Equipe de Ajuda do Portal da Queixa
Telefone: +351 30 880 3888 ou 0800 878 7918
Página de ajuda: https://www.airbnb.com/help
24 de abril 2020
Recebi esta manhã mensagem vossa com a seguinte indicação:

Infelizmente, o seu hóspede Tomaz teve de cancelar a reserva HMK2Z3SXY2. Como notificado anteriormente, como não conseguimos recolher o pagamento do hóspede, nenhum pagamento será emitido para esta reserva cancelada.

Ou seja, o hóspede cancelou a reserva no dia 24/04, 36 dias após o check-in. de uma reserva por vós confirmada. Neste momento, para além de não respeitarem os termos de serviço para pagamentos, violam a politica de cancelamento que tenho no anuncio, que é moderada. A definição dessa politica indica claramente que "Se o hóspede chegar e decidir ir embora antes do previsto, o valor das noites não utilizadas 24 horas após o cancelamento é reembolsado integralmente."
Volto portanto a apelar a que regularizem rapidamente os pagamentos em falta, lembrando as dificuldades financeiras que atravessamos, agora agravadas pelo facto de termos suportar as despesas de água, electricidade, gaz e internet de 2 hóspedes que permaneceram no nosso alojamento durante mais de um mês, através de uma reserva por vós confirmada, sendo vocês a entidade que gere os pagamentos. É simplesmente inacreditável como é possível isto suceder e mais ainda o tempo que demoram a resolver.
Paulo avaliou a marca
11 de setembro 2020

Sempre tive óptimas experiências com a marca, quer como hóspede quer como anfitrião, até ao dia em que ocorreu o incidente que motivou a minha reclamação. Apesar de a minha confiança na marca ter sofrido um forte abalo, espero que se tenha tratado de uma situação pontual. Adianto que continuo a utilizar o Airbnb como anfitrião, e nunca mais tive problemas.