Sites de Reservas de Alojamento

Airbnb - Promove alojamentos que não cumprem as normas sanitárias

Sara Araújo Marques
Sara Marques apresentou a reclamação
31 de julho 2020
O anúncio colocado na plataforma Airbnb para este alojamento local era enganador e o mesmo não cumpria as normas sanitárias de prevenção relativamente à COVID-19.

Chegados ao espaço, constatámos que o mesmo não era isolado como a descrição e fotos faziam parecer. Havia bastantes carros estacionados no espaço exterior e pessoas a conversar mesmo ao lado de um dos quartos, bem como várias pessoas a circular no espaço exterior, o que não garantia de forma alguma a nossa privacidade. Além disso, alguns aspectos da higiene foram descuidados, nomeadamente o sabonete da casa de banho não foi trocado e não foram aplicadas quaisquer medidas de segurança/higiene relacionadas com o Covid-19 (não havia álcool-gel/desinfetante, o anfitrião recebeu-nos sem máscara). Havia também animais no tecto (pássaros/gatos/outros) que fizeram bastante ruído durante a noite e madrugada. A casa-de-banho tinha apenas uma base de chuveiro, o que não permitia dar sequer um banho a um bebé, e o chão era de tijolo, o que não nos permitia pousá-lo em segurança. Durante as poucas horas que passámos na casa, tivemos de estar sempre com ele ao colo ou no carrinho.

Uma vez que viajamos com um bebé de 9 meses, sentimos que não havia condições para ficar na casa e saímos no dia seguinte ao check-in de manhã, tendo passado apenas uma noite na mesma.

Informamos o anfitrião da nossa decisão e o mesmo afirmou que iria tratar dos pormenores do reembolso junto do Airbnb, o que não se verificou.

Uma vez que, do nosso ponto de vista, havia situações graves de incumprimento, e principalmente tendo em conta o clima actual de prevenção e normas sanitárias em vigor, acreditamos sempre que o Airbnb teria uma postura rigorosa neste caso, no entanto isso não se verificou. O Airbnb tomou o partido do anfitrião e ignorou por completo as normas que deveriam ter sido cumpridas. A justificação que nos deram foi o facto de não termos entrado imediatamente em contacto com o Airbnb, o que não é verdade. Seguimos as orientações que estavam no site e, logo nesse dia à noite, colocámos um pedido de disputa no centro de resoluções da plataforma, ao qual não obtivemos resposta em tempo útil.

Foi também referido que não demos oportunidade aos anfitriões de resolver as questões que não estavam correctas. No entanto, da nossa perspectiva, essas questões eram demasiado graves para serem resolvidas em uma semana (o período de tempo em que iriamos ficar na casa).

No final, ainda fomos acusados pelos anfitriões de estarmos a inventar desculpas porque simplesmente não gostamos do espaço. Como se "não gostar do espaço" fosse motivo suficiente para levar alguém, depois de uma viagem de 6 horas, com um bebé de 9 meses e sem nenhum sítio para onde ir, a abandonar um espaço que, ainda por cima, já estava pago.

Sentimo-nos completamente desprotegidos e, além de tudo o resto, sentimos que não é de forma alguma justo que o Airbnb e alojamentos patrocinados pelo mesmo possam continuar a funcionar normalmente, sem qualquer medida de prevenção sanitária, enquanto outros tiveram de se preparar e gastar centenas de euros para se prepararem.
Data de ocorrência: 31 de julho 2020
Airbnb
7 de agosto 2020
Olá Sara,

Obrigado por entrar em contato com a gente. Vejo que você entrou em contato com a nossa equipe.

Estive a verificar o seu caso que foi aberto com a nossa central de ajuda para entender a sua reclamação. Lamento que você tenha encontrado problemas nesta estadia. Na existência de algum problema no check in ou durante a sua estadia, o hóspede deverá entrar em contato com o Airbnb imediatamente ( caso o anfitrião não possa ajudar; antes de cancelar a reserva ou deixar a acomodação) para que possa ser elegível um reembolso ou rebooking. Fotos e outros documentos que possam demonstrar a sua experiência serão solicitados em acordo com a política de reembolso ao hóspede. https://www.airbnb.com/help/article/248

Sem o contato imediato e igualmente sem fotos não será possível determinar a veracidade dos problemas assim como validar frente ao anfitrião. Caso não tenha seguido esta informação, o processo para reembolso iniciará através da abertura de uma pedido para o anfitrião até 60 dias após a data do check out. Este terá 72 horas para responder ao seu pedido. Caso este não responda, poderá solicitar ao Airbnb na mediação clicando em : " Involve AIRBNB". https://www.airbnb.com/help/article/767

Se precisar de mais ajuda, ligue pra gente!

Josiane

Equipe de Ajuda do Portal da Queixa