AKI - Lâmpadas sem garantia, em compra online

VITOR GOMES apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2019 (editada a 14 de fevereiro 2019)
Ao longo de vários anos fui consumidor regular do AKI, espaço localizado na avenida da Bélgica, em Viseu e recentemente da loja localizada no Palácio do Gelo, além de algumas vezes ter efetuado compras no Leroy Merlin – Sintra.
Sendo que, antes, apenas conhecia a marca Leroy Merlin de Paris, onde já adquiri produtos em duas das três ou quatro lojas que existem ou existiam na capital francesa.
Já a alguma tempo tenho um cartão de cliente AKI, que nem sempre utilizo na loja, mas que sempre que compro online faço questão de usar.

Efetuei compras de várias lâmpadas da marca EGLO, com pedido online e penso que outras em loja.

Nas compras online usei o cartão de cliente AKI e guardei as faturas de compras.

As compras na loja, penso que terei a fatura noutra casa onde coloquei algumas lâmpadas LED E27, 806 Lumen, marca EGLO e outras que forma adquiridas no IKEA e no JUMBO.

Reparei que as lâmpadas adquiridas no IKEA do porto, já ultrapassaram os quatro anos de funcionamento e as compradas no Jumbo, com as mesmas caraterísticas, já funcionam há cerca de 3 anos (o primeiro conjunto) e um pouco mais de dois anos as de um segundo grupo, sendo que uma avariou ao fim de um ano, tendo-me sido devolvido o valor da lâmpada avariada, uma vez que é política do JUMBO a não troca dos produtos.

Tendo constatado que as lâmpadas compradas no AKI da marca LEXMAN, EGLO e e outras marcas, avariavam de forma mais rápida, passei a guardar as faturas de aquisição das lâmpadas (quase todas…) de compra.

Como é normal, as lâmpadas foram compradas numa determinada data mas foram todas colocadas a uso de imediato, uma vez que as mesmas servem para substituir as que vão avariando e/ou estão fora de garantia.

Uma vez que nos últimos meses avariaram as compradas no AKI, foram essas que foram objeto de substituição.

No dia 9 de fevereiro de 2019, um pouco antes da 17 horas, passei na loja AKI, da avenida da Bélgica, em Viseu e indiquei à pessoa que me atendeu que mais uma vez uma lâmpada que comprei no AKI estava avariada, tinha sido trocada à cerca de dois meses.

Indiquei à pessoa que me atendeu isso mesmo, que as lâmpadas que tinha comprado ultimamente, em 2017 e 2018 estavam a avariar de forma sistemática.

Entretanto essa funcionária testou a lâmpada e chamou outro colega que, por sua vez, me informou sem mais que as lâmpadas que eu adquiri no AKI não têm garantia.

Pedi para me repetir a informação e voltei a ouvir a confirmação de que as lâmpadas em causa, não tinham garantia a não ser que na caixa das mesmas estivesse tal menção.

Foi-me mostrada uma caixa da marca LEXMAN, com a indicação de garantia por cinco anos, situação que verifiquei constar da minhas lâmpadas levantadas no AKI, numa outra compra, também efetuada online.

Chamei a atenção para o funcionário que a compra, da lâmpada entretanto avariada, tinha sido efetuada online e não existir no site qualquer indicação da inexistência de garantia e que após a compra apenas tive de me deslocar ao AKI para pagar e levantar o material, esse e outro, como já fiz várias vezes.

Aliás, no limite até poderiam ter colocado as lâmpadas numa qualquer caixa, uma vez que eu comprei as lâmpadas e não as caixas… (reflexão minha).

Tivemos uma troca de argumentos mas da minha avaliação efetuada ao conteúdo da informação obtida e da forma como ela me foi transmitida, conclui que estaria a perder tempo, pois não resultou da conversa qualquer consequência prática.

Nestas situações, tenho para mim que não basta a reclamação em loja, sempre que esteja em causa o atropelo dos direitos dos consumidores, consequência de uma atuação, que considero ilegal e comercialmente censurável por parte de uma empresa com a dimensão e responsabilidade social como é o AKI.

Pelo que saí, com o objetivo de publicamente, denunciar esta prática comercial, exigir a reposição dos danos causados (troca da lâmpada avariada e a garantia de que todo o material que compro no AKI está coberto por uma garantia mínima de dois anos a não ser que seja indicado claramente outro espaço temporal).

Assim, durante a próxima semana irei efetuar uma exposição junto da ASAE, tendo como elementos de prova as faturas de compra que tenho na minha posse e mostrei na loja e, os elementos constantes do site do AKI.

A pratica comercial que me foi indicada, a ser verdadeira é, na minha opinião um atentado aos direitos do consumidores.

A ausência de garantias parece-me uma atitude comercialmente censurável, além de ilegal.

Mas ainda que tal fosse possível, a falta da comunicação ao cliente, de eventual possibilidade, merece a mais severa penalização por parte da entidade reguladora.

Faturas FT 05230311/0073367 e FT 05230411/0070452 e outras a localizar.
Data de ocorrência: 9 de fevereiro 2019
25 de março 2019
Um funcionário do AKI - Viseu contactou-me via telefone e recebeu-me no dia 22/03/2019.

Foi-me transmitido que as lâmpadas compradas no AKI têm no mínimo uma garantia de dois anos a não ser que na embalagem das mesmas seja indicado um período superior.

Não me foi indicado o motivo para me ter sido dada a informação inicial.

De referir que me desloquei ao espaço comercial em Viseu – Avenida da Bélgica e troquei sem qualquer dificuldade (como em anteriores situações) cinco lâmpadas avariadas que tinham sido adquiridas no local e onde me tinha sido recusada a troca.
VITOR GOMES avaliou a marca
25 de março 2019

Existe uma grave e visível falta de formação dos funcionários da marca. A marca tem uma relação com os clientes muito pouco profissional. A justificação para o ocorrido não foi satisfatória. A solução veio de encontro à normalidade comercial.