Alain Afflelou Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda

Luís Braz apresentou a reclamação
2 de maio 2019
Boa tarde
Depois de vos enviar e-mail com data de 12 de abril, contactei também:
Alain Afflelou Portugal no dia 15 de abril às 14:41:51 através da plataforma. Segundo informação deveria ser contatado nas 72 horas úteis seguintes. Continuo à espera.
Dia 17 de abril, contacto telefónico com Afflelou Portugal. Disseram-me que iam contactar o gerente em Portalegre. Continuo à espera.
Dia 17 de abril, desloquei-me à vossa loja no Eleclerc. Disseram-me para deixar o NIB que me iam devolver o dinheiro nessa semana. Continuo à espera.
Hoje 29 de abril, desloquei-me novamente à vossa loja no Eleclerc. A resposta foi a mesma. Que me iam devolver o dinheiro esta semana.
Acabei por fazer a reclamação por escrito no vosso establecimento e que posteriormente enviarei para diversas entidades, nomeadamente para a ASAE e DGC entre outras.
Sou vosso cliente à muitos anos. Inclusivamente, os óculos de lentes progressivas que uso actualmente foram adquiridos na vossa loja mais ou menos à cinco anos. Nunca tive problemas de qualquer especie com vocês. Estranho e lamento este incidente.
Só pretendo uma única coisa. Que me devolvam o meu dinheiro como ficou acordado. Hoje não tenho óculos nem o meu dinheiro.

Boa tarde

Exmº´s Senhores

Em Fevereiro deste ano, dirigi-me ao vosso centro óptico Alain Afflelou na rua Alexandre Herculano 30 em Portalegre com o intuito de adquirir novos aros e lentes progressivas. Fui informado que de momento não dispunham de optometrista mas que se eu concordasse, seria atendido na filial E. Leclerc nesta mesma cidade. Concordei e desloquei-me a esta filial no dia 27 de Fevereiro como ficou previamente agendado. Fui atendido pela optometrista e foram realizados os exames ou testes para aquisição de novos óculos (anexo 1). Com a colaboração das funcionárias, escolhi os aros para as lentes progressivas transparentes e também os aros para as lentes progressivas de sol. Segundo a funcionária, eu já possuía nos óculos que usava, lentes com qualidade e que por sinal foram comprados mais ou menos à cinco anos na vossa loja na rua Alexandre Herculano. Optei por escolher lentes de qualidade superior à que já usava nos meus óculos também Carl Zeiss.
No dia 11 de Março, desloquei-me novamente à vossa filial no Centro Comercial E. Leclerc para levantar os óculos, visto que, segundo telefonema da funcionária (15:01), já se encontravam nas vossa instalações.
Depois de um breve teste de visão com o novo produto, (progressivos transparentes, progressivos sol) paguei através de cartão de débito a totalidade do custo destes.
Já em casa, testei a visão com os novos óculos e notei que estes apresentavam uma cor residual amarela o que (tendo como referencial uma parede branca, por exemplo) modificava a realidade das cores naturais. Além disso, quando virava a cabeça sentia alguma tontura e desconforto. Dirigi-me imediatamente à vossa filial. Depois de apresentar as anomalias detectadas e frisando que as lentes deveriam ser transparentes, a funcionária depois de pedir desculpa pelo facto, disse-me que tal nunca tinha acontecido e que iria enviar as lentes para a casa para serem corrigidas. Concordei.
No dia seguinte (Terça dia 12 de Março), tive necessidade de efectuar uma viagem de automóvel. Durante a condução, senti algum desconforto com o uso dos óculos de sol e deturpação da visão, como por exemplo: conforme a inclinação de uma folha de papel rectangular assim era a percepção visulal. Ora os ângulos inferior esquerdo e superior direito estavam alongados, como inclinado a folha no sentido contrário se alongavam os ângulos superior esquerdo e inferior direito. Assim que cheguei a Portalegre (com dor de cabeça e desconforto), dirigi-me novamente às vossas instalações relatando este facto. Ficou acordado enviar também os óculos de sol para a casa.
Depois de vários dias e contactos telefónicos e presenciais, a funcionária disse-me que as lentes da Carl Zeiss por terem tratamento, tinham todas a cor residual amarela. Comuniquei-lhe que não queria lentes de cor amarela, ainda que residual, mas sim lentes sem cor e propus que, em último caso procurasse lentes transparentes noutra marca. Concordámos em resolver o problema e fiquei a aguardar.
No dia 29 de Março, e depois de me ter sido comunicado dois dias antes, fui novamente à vossa filial para levantar os óculos. Agora as lentes já eram transparentes e isentas de qualquer cor residual mas a deturpação da visão mantinha-se. Comuniquei à funcionária que o problema se mantinha e que tinha perdido a confiança, visto que depois de duas idas à casa não tinham conseguido resolver o problema. Comuniquei também que por este facto não queria os óculos e pedi a devolução do dinheiro. Comunicou-me que iria enviar para a contabilidade e pediu-me para aguardar um dias. Assim que soubesse alguma coisa que me telefonava, disse.
Hoje dia 12 de Abril, faz quinze dias desde o último contacto. Não recebi qualquer resposta vossa, nem tão pouco a quantia paga por mim (800 euros) Dinheiro este, pago na totalidade quando levantei os óculos, ou seja no dia 11 de Março (anexo 2).​​​
Quando me dirigi pela primeira vez às vossa instalações, e como é evidente, foi e é porque estou a necessitar de substituir os óculos que actualmente uso. E como também é evidente, o dinheiro que tinha disponível para a sua aquisição está desde o dia 11 de Março na vossa posse.
Continuo à espera de resposta vossa e do reembolso do meu dinheiro, claro.

Data de ocorrência: 2 de maio 2019
28 de junho 2019
Boa tarde Sr Luís Brás, recebemos na central ALAIN AFFLELOU PORTUGAL a sua reclamação e queremos desde já pedir desculpa por todo o atraso que se está a verificar na resolução do problema. Ao que parece será motivado por uma inadaptação à geometria das lentes. Vamos entrar em contacto com a loja em questão para agilizarem o processo e resolver a situação o quanto antes.
Atentamente
Dep. apoio ao cliente Número de telefone : 210 537 216

Boa tarde Exmos senhores
Como tiveram oportunidade de ler na minha reclamação, não se trata nesta altura de qualquer problema
técnico. O único problema que se coloca neste momento é a de devolução do meu dinheiro como ficou combinado. Como não tenho os óculos que foram devolvidos nem o dinheiro, acho que se pode dar outro nome a este episódio que não seja problema de inadaptação de geometria. Lamentável.
Luis Braz