Albicalor, LDA
  • encomendas@albicalor.pt

Albicalor - Trabalho de reparação deficiente

Ângelo Sequeira apresentou a reclamação
11 de maio 2022
Foi enviado um equipamento comprado através da Smartfire para o fabricante do mesmo, a Albicalor para proceder a uma reparação após ter sido detetado por mim algumas vibrações aquando do funcionamento do mesmo (situação esporádica).

Após o recebimento do recuperador a Albicalor confirmou o problema e procedeu á sua reparação sem dar qualquer tipo de orçamento.
Apesar de não ficar muito satisfeito, solicitei um esclarecimento da reparação e procedi ao pagamento.

Email do esclarecimento por parte da Albicalor:

Lamentamos, desde já, a demora pela resposta.

Primeiramente, informamos que não foi realizada nenhuma substituição de peça inerente ao equipamento.

Para um melhor entendimento, passo a explicar que devido ao tipo de anomalia que descreveu, o equipamento teve que ser todo desmontado para nossa melhor análise. Verificou-se que efetivamente o recuperador estava a fazer barulhos vibratórios, que advinham do ventilador, pelo que tivemos que aplicar contactos sinoblocos anti vibratórios.

Este barulho acabou por se alastrar por várias áreas do recuperador devido ao uso contínuo do mesmo sem qualquer intervenção, e cuja intervenção deveria ter sido praticada no imediato aquando o 1º sinal de estranheza.

Por se ter detetado o dito alastramento pelo recuperador todo tivemos que aplicar contactos sinoblocos anti vibratórios pelo recuperador, a fim de evitar as tais vibrações. Neste âmbito, vimo-nos igualmente obrigados a ter que efetuar uma limpeza geral e desincrustação em todo o equipamento.

Posto isto, é importante referir que todo este procedimento teve um custo de 185€ + Iva, uma vez que neste contexto de negligência por parte do utilizador, esta reparação não está ao abrigo da garantia.

Passamos ainda a descriminar o valor do serviço:
• Aplicação de contactos sinoblocos anti vibratórios e aplicação de silicones de alta temperatura – 105€
• Limpeza geral e desincrustação – 30€
• Mão de obra – 50€

Agradecemos que nos avise antecipadamente o dia agendado para recolha do equipamento e os dados para faturação.

Gratos pela v/ compreensão.

Com os melhores cumprimentos/ Best Regards/ Sincères Salutations/ Un Saludo
Jéssica Silva

Até aqui tudo bem, fiquei eclarecido e paguei a fatura no valor de 227,55€ + 180€ de transportes (pagos á Smartfire).
Na passada sexte-feira recebi em minha casa o recuperador.
No dia de ontem resolvi desembalar para fazer a montagem do mesmo.
Deparei-me com um cenário devastador em relação á reparação efetuada que passo a referir abaixo com as respetivas questões á Albicalor:
1 – Verifiquei uma espécie de placas a fazer força entre as saídas do ventilador e a chapa superior.
Qual a razão disto? Era para proteger durante o transporte? Podem ser retiradas?

2 – Reparei que foram colocadas umas mangas em borracha por baixo de uma chapa de proteção numa zona mais interior perto do motor do ventilador (parecem ser umas mangueiras de borracha).
Gostaria de saber se isto também foi para proteger durante o transporte?

3 – Parafuso colocado de forma desapertada
Relativamente a este ponto não consegui perceber se o parafuso está desapertado ou se é para estar mesmo assim (zona atras da camara de combustão).

4 – Parafusos desapertados
Verifiquei em algumas zonas alguns parafusos desapertados

5 – Lixo dentro do recuperador
Na parte interior do recuperador verifiquei muito lixo, principalmente folhas de árvores.

No final ainda tentei verificar onde foram colocados os contactos sinoblocos e os cordões de silicone de alta temperatura, mas sem sucesso, não consegui perceber onde foram colocados.
Se possível, gostaria que me indicassem onde foram colocados para poder verificar o trabalho.

Relativamente á limpeza também não verifiquei onde foi feita, pois todo o recuperador estava com sujidades do uso normal, tal como eu o enviei.

Por final, gostaria que me fosse clarificado todas as duvidas, pois não quero colocar o recuperador a funcionar sem perceber primeiro se o posso fazer.

Depois disto a Albicalor apenas me respondeu ''curto e grosso''.
- Informo que já lhe esclarecemos todas as questões que havia feito, a máquina é para usar tal e qual está, não deve retirar absolutamente nada.

Posto isto resolvi fazer uma queixa, pois nem foi clarificado as intervenções que foram feitas e até foram feitas de forma muito enganosa.
Não identifiquei uma boa reparação para o valor da fatura que paguei.
Data de ocorrência: 11 de maio 2022
Albicalor
11 de maio 2022

Somos a informar, que foi-nos reportado que o aparelho apresentava uma anomalia que consistia no surgimento de algumas vibrações.
O aparelho não foi comprado diretamente a nós, no entanto sempre nos mostramos disponíveis para verificar o aparelho e consequentemente repará-lo, o que se verificou.
O equipamento foi reparado em conformidade, tendo sido testado e posteriormente, ter-se concluído que está apto para utilização.

Atentamente,
Albicalor
16 de maio 2022

O aparelho foi comprado na Smartfire, que é distibuidor de equipamentos da Albicalor.
Estes não fazem reparações e eviam diretamente para a fábrica (Albicalor).

Eu assumi a fatura e paguei a reparação, portanto aqui a questão não é quem vendeu.

Paguei por um serviço que a Albicalor fez, no entanto muito mal feito.
Usou bocados de placas e mangueiras a entalar as chapas para absorver as vibrações (as quais já estão a saltar e ainda nem sequer testei o equipamento com medo que puxe fogo nesse mesmo material).

Após muitas tentativas da minha parte, finalmente consegui obter um relatório de reparação, mas não me enviaram fotos. Disseram que foi colocado sinoblocos e silicone nas juntas, mas já andei a tentar perceber onde isso foi e não consegui perceber, a Albicalor também não me responde quando confrontada com esta situação.

Tenho toda a documentação, conversas por e-mail, faturas e fotos para avançar juridicamente caso esta situação não seja assumida pela Albicalor.

Obrigado
30 de maio 2022
Continua a aguardar uma resposta da parte da Smartfire relativamente ao assunto em questão.
Volto a referir que paguei uma fatura elevadissima por uma reparação que praticamente não existiu.

Obrigado

Continuo sem um proposta para fazer uma reparação como deve ser por parte da marca.