• Rua dos Pinheirinhos Edif. GIAN, R/C Sala A - Vale do Grou
  • info@alfaenergia.pt

Alfa Energia - Facturação/leituras

Geraldes apresentou a reclamação
19 de dezembro 2021
Recebi a factura supra, como sendo a última, pois mudei de comercializador este mês.Ora, vem leitura que não foi dada por mim, sendo estimativa, não é credivel, pois não posso pensar que em 8 dias tenha gasto quase o mesmo que em 11 dias, que foram facturados!!??A leitura de ontem, dia em que recebi a factura ,tinha gastos no total, entre cheias, vazio e fora de vazio,87, e na factura tem em 11 dias 105!!!???Ainda que, o valor de KW foi alterado , pois pagava 0,1899 e agora vem 0,2499 , sem que sequer tenham informado do aumento quantitativo, pois foi de facto enviado mail de informação , mas omisso em valores, logo,sinto-me enganado.Ainda que , em determinada altura falei com responsável , Sr, Valter, que garantiu que os preços não iriam sofrer alterações por me terem transitado para outro plano tarifário, que era o mais barato e que estava a fazer isso com todos(quase) clientes!!!???Neste contexto, se era para manter os preços o novo plano, melhor, isso ,não só não se traduziu , como ficou muito pior!!!!...Este reclamação não foi feita no respectivo livro de reclamações porque nem sequer aparece o comercializador com o nome de Alfa Energia.Concluo que, sobre facturaram , para que o comercializador seguinte tivesse menos consumo, logo, menos lucro, e ainda que não poderei , nem devo aconselhar amigos ou familiares a ser clientes deste operador...
Data de ocorrência: 19 de dezembro 2021
Caro José Geraldes,

Efetivamente como sempre lhe disse, TODAS as leituras são enviadas à Alfa Energia pelo operador de rede. No seu casa particular tem um contador que faz leituras remotas e logo estas leituras são recolhidas à distância sem intervenção humana.

Em anexo envio-lhe a comunicação feita pela E-Redes à Alfa Energia relativa às suas leituras do seu último dia com a Alfa Energia. Também lhe digo que, por regulamento, a Alfa Energia tem de cumprir as leituras enviadas pelo operador de rede.

Relativamente a preços, recebeu da nossa parte um email onde constava esse aumento. O que lhe disse é que, dia 1/1/2022, a Alfa Energia não deverá aumentar preços, porque já o fez anteriormente. Isto ainda está em discussão, mas deverá ser assim a nossa atuação.
Esta resposta tem um anexo privado
19 de dezembro 2021
Nenhuma leitura é mais credivel , do que a do comsumidor, nem nenhuma se sobrepõe a ela, anexo editorial.Assim, deveria ser sempre notificado de envio de leitura, em qualquer altura que fosse, pois se enviam mails dúbios, também podem e devem enviar assertivos e ojectivos, de forma a ser transparente a leitura.Em ralação aos preços, como disse e reafirmo, falou em aumento, mas não do valor, logo, implicito e de falta de honestidade perante o consumidor.....Afinal, neste Pais todos roubam o "zé povinho", cada vez mais a ganáncia do dinheiro.....A plebe furta ou desvia 0,50 centimos vai logo preso, as cupulas e abaixo delas continuam a sonegar o povo a belo prazer até que um dia alguém se lembre de investigar e dar um sermão, não passando disso mesmo, podendo continuar......enfim.Ora, no anexo que enviou não é visivel as leituras constantes da factura, e ainda que fosse não acredito nelas pelos motivos já apresentados, fui enganado e quero justiça na factura.
Boa tarde novamente,

Tal como lê no SEU anexo, é o operador de rede sempre o responsável pelas leituras.
Aconselho-o a ler o RRC, Subsecção II disponível no site da ERSE.

Não aceitamos que afirme que estamos a "roubar" e muito menos que estamos a ser desonestos.

Como lhe disse, e re-afirmo, cumprimos escrupolosamente as leituras enviadas por quem é o responsável por elas (Operador de Redes, tal como dito no SEU anexo e como plasmado no RRC, Subsecção II).

Envio-lhe novamente o anexo, agora com as leituras evidenciadas. Se pretender outras comunicações feitas pelo operador de rede à Alfa Energia com as suas leituras terei todo o gosto em enviar-lhe.

A Alfa Energia apenas está a cumprir as leituras, tal como são enviadas para nós.

Esta resposta tem um anexo privado
19 de dezembro 2021
Acrescento também que, a leitura do consumidor se sobrepõe a qualquer estimativa (tal como escrito no SEU anexo e no RRC). Mas existem 2 questões:
1 - Não nos enviou nenhum leitura no período desta última fatura
2 - As leituras reais do operador de rede prevalecem face a qualquer outra

19 de dezembro 2021
1-Não me foi pedida leitura em tempo, pelo que não podia saber que a queriam ou quando, se queriam ser assertivos e transparentes, solicitavam-na para a transição ...
2-As leituras do OR não se sobrepõe à do consumidor, mas sim o contrário, mas como não era conveniente pedi-las...
Quanto à 1 resposta a acerca do " roubar", cada um interpreta como quer, assim é o "livre arbitrio", eu continuo com a convicção ,de que não houve transparência, nem nos preços transitados, omissos, nem na transição de operador com as leituras......Assim, fica a cara de quem a dá, mal. Alfa Energia JAMAIS.
19 de dezembro 2021
1 - Não pedimos leituras, porque tal como lhe disse, o seu contador faz leituras à distância.
2 - Tal como escrito no SEU anexo e no RRC (Subsecção II), nenhuma leitura se sobrepõe às leituras REAIS do operador de rede. Por outro lado, as leituras do clientes sobrepõe-se a todas as estimativas.

Agradecemos a sua preferência

19 de dezembro 2021
pois sempre fez, e nem por isso deixei de enviar as leituras para conferir à posteriori, aliás, todos tem um dia de envio das mesmas para esse fim, logo DEVERIAM ter informado, mas , não era conveniente. para sobrefacturarem.
Não há LEITURA real do OR, mais credivel que a do cliente , senão, entra-se noutro campo.Parto do pressuposto que quem faz a leitura VÊ tão bem quanto eu....................................
Geraldes avaliou a marca
11 de abril 2023