16.0

Fábio Oliveira
Fábio Oliveira apresentou a reclamação
1 de agosto 2021
Boa noite,

Sou um cliente bastante ativo nesta plataforma, costumo fazer muitas compras e até à data nunca tive nenhuma razão de queixa. No entanto, venho por este meio partilhar a minha completa insatisfação e aborrecimento sobre uma situação que me ocorreu com uma compra no aliexpress.

O que acontece é que o Aliexpress tem uma política de ''proteção ao consumidor'' que diz o seguinte: ''Garantia de reembolso - Se o produto não for entregue dentro do período de proteção''. Todos os produtos à venda nesta plataforma dispõe desse tal período de proteção e na minha compra em especifico esse período foi de 15 dias.

Acontece que esses 15 dias passaram e artigo que eu comprei não foi entregue, não chegou a Portugal sequer e nem se encontra nos CTT.

Recorri então aos procedimentos necessários para eu obter o meu reembolso, visto que é uma política no qual eu tenho direito de recorrer e no qual todos os consumidores podem fazê-lo quando esse período de ''proteção ao consumidor'' é ultrapassado e os artigos ainda não chegaram. Abri disputa do pedido, apresentei as evidências necessárias como screenshots do site de rastreio onde informa que o artigo não foi entregue, inclusive provas de que o vendedor não respondia às minhas mensagens sobre a situação atual do meu pedido.

Para espanto meu, o Aliexpress recusou o meu pedido de reembolso, afirmando que o artigo tinha chegado a Portugal, quando este nem sequer tinha dado entrada no País e nem estava atualizado para ''entregue''. Logo, não tendo sido entregue e tendo o ''período de proteção ao consumidor'' (os 15 dias) ultrapassado, eu, por direito deveria ter recebido o meu reembolso.

Sempre recorri a esta política quando os artigos não chegavam durante esse período de proteção e sempre obti o meu reembolso. Desta vez o Aliexpress desprezou completamente o meu apelo, a minha disputa e as provas anexadas. Por várias vezes apelei, abri recursos para obter o meu reembolso e todos os apelos foram negados sempre com a mesma justificação: ''O artigo chegou ao centro postal do CTT... Entre em contacto com o vendedor'' Esta informação não é correta, basta verem as evidências, além disso sabem perfeitamente que em casos onde o vendedor não coopera e não responde, o aliexpress tem de intervir!

Ainda para mais, para espanto meu, o Aliexpress diz ter ''liberado'' o pagamento da compra ao vendedor. Expliquem-me como isto é possível, se nem sequer o artigo foi entregue!? Normalmente, o pagamento é ''liberado'' ao vendedor quando o objeto/compra é entregue e nunca antes disso!

Toda esta situação deixa-me bastante chateado, porque o Aliexpress não está a cumprir a sua Política de proteção ao consumidor, onde diz garantir o reembolso e essa situação não deve ser passada ao lado, pois são políticas criadas por vós, e eu, enquanto cliente/comprador estou apenas a recorrer de um direito meu, apresentando provas mais que suficientes para sustentar esta reclamação.

Gostaria de deixar esta mensagem, para que clientes/compradores ou futuros compradores da vossa plataforma saibam que nem sempre as políticas desta plataforma são seguidas, sendo muitas vezes respondidas com respostas que mais parecem ser ''automáticas'', sem qualquer tipo de empatia ou de sensibilização para com o cliente.
Data de ocorrência: 1 de agosto 2021