• 220148168
  • Rua D. António Ferreira Gomes, 148
    4250-527 Porto
  • faleconnosco@allcan.pt

Allcan - Devolução do valor pago por uma formação não realizada

Maria Alice Fonseca
Maria Fonseca apresentou a reclamação
2 de junho 2020
Em 18 de janeiro do corrente ano, inscrevi-me num curso da ALLCAN - MASTERDEVELOP-COACHING TRAINING AND DEVELOPMENT,LD, “Master Your Life”, que se iria realizar presencialmente nos dias 1, 2 e 3 de maio p.p.. das 9h às 18h. Tendo em conta a Pandemia e estranhando a ausência de notícias da ALLCAN, tomei a iniciativa, no dia 26 de abril, de contactar a ALLCAN, a informar que dadas as circunstância (a impossibilidade da realização do curso), pretendia a devolução do dinheiro pago em janeiro. Já depois de ter remetido o meu e-mail, reparo que no dia anterior, tinha recebido um e-mail da ALLCAN a indiciar que o curso ir-se-ia realizar não presencialmente, como estava inicialmente previsto, mas on-line, ao qual eu respondo que não estou interessada, até porque estava em teletrabalho há mais de mês e meio e já não aguentava ver um computador à minha frente. Aliás, a perspetiva de estar 3 dias sem estar à frente de um computador, era para mim uma grande alegria e satisfação. No dia 28 de abril, volto a frisar que não pretendo frequentar o curso por via on-line e reforço que pretendo que me devolvam o dinheiro. Neste entretanto, recebo um telefonema de uma colaboradora da ALLCAN, a dizerem-me que não pretendiam devolver o valor pago pelo curso, a saber -195€, mas que o poderia fazer numa outra altura. Referi que não estava interessada até porque tendo em conta esta pandemia, a solução continuaria a ser on-line, dado que estas formações têm a presença de 300 ou mais pessoas. A colaborada disse-me que não tinha autoridade para tal decisão, pelo que lhe solicitei que transmitisse a minha posição a quem de direito. Até à data não obtive mais nenhuma informação. No entanto, verifico que continuam aí a anunciar cursos, masters e tudo o mais, só pretendo que as pessoas tenham consciência que estamos a lidar com empresas que aparentemente têm muito sucesso na vida, mas se calhar a chegada ao sucesso, não o é da forma mais correta, mais ética.
E claro contínuo, a reclamar a devolução do meu dinheiro, ou seja os 195 euros.
Data de ocorrência: 2 de junho 2020
Maria Fonseca
8 de novembro 2020
Boa noite!
Nunca recebi nenhuma resposta.

Acho inadmissível nao devolverem o valor quando nao oidem prestar a formação contratualiza.

Uma vez que as condições iniciais de realização do curso foram alteradas, deveriam ter enviado a todos os inscritos a informação dessa alteração, solicitando que estes aceitassem ou recusassem as novas condições. Jugo que isto seria o legal e eticamente correcto. Não agindo deste modo, julgo estarmos perante um abuso da sua posição contratual.

O Coaching tem aparecido como um "negócio" não regulado, pautado por muitas pseudo-qualificações, acreditações sem significado e "grandes nomes" auto-reconhecidos como "líderes" na matéria, que usam a denominação Coaching para se promoverem. Qualquer pessoa se pode auto-denominar "Coach Certificado", qualquer pessoa pode criar uma organização de formação para coaches e, por isso, devido à mal-informação das pessoas, facilmente podem ser enganadas.

Assim, só compreendendo os princípios e estratégias psicológicas que subjazem ao desempenho humano, o Coaching será eficaz. E isto não pertence a uma nova ciência, mas sim a uma que já existe: a Psicologia.

Assim, o que quero dizer é que, para se ser coach (psicológico), é PRECISO, primeiro, ser-se PSICÓLOGO. ⚠️ Um Coach não Psicólogo reduz o Coaching a uma técnica, menosprezando o seu verdadeiro potencial e benefício para o cliente, colocando-se como uma ameaça à saúde pública, assim como à segurança e ao bem-estar da população.

Por isso, protejam-se, usem máscara e pratiquem o distanciamento social sobretudo de todos os life coaches e coaches não-psicólogos. Sejam informados, verifiquem primeiro as qualificações dos "coaches". Sejam agentes da saúde pública.