Allianz Marca Recomendada Marca do Mês

Allianz - Acidente de trabalho: Sinistro 158159083 / 111-6678 de 07-06-2018

Andréa Menezes dos Passos da Silva
Andréa Silva apresentou a reclamação
24 de junho 2018

Acidente de trabalho - Sinistro 158159083 / 111-6678 de 07-06-2018.

É com um profundo desagrado e uma grande desilusão que apresento esta reclamação, sobre a forma como a Allianz procura fugir às suas responsabilidades relativamente ao deferimento da minha indemnização relativa a um acidente de trabalho que lhes reportei através do meu mediador, conjuntamente com toda a documentação médica e exames entretanto solicitados e prontamente enviados.

Lendo algumas das reclamações neste portal sobre esta seguradora, a Allianz, parece-me que o objetivo é precisamente vencer os seus segurados pelo cansaço, o que não irá acontecer no meu caso, pois o próximo passo será colocar este caso na justiça, se não obtiver uma resposta positiva após o terceiro pedido de documentação me fizeram esta semana e que uma vez mais prontamente lhes respondi.

A minha queixa no portal é no sentido de alertar todos da forma maquiavélica como esta companhia opera, recebendo de todos nós os respetivos pagamentos, sempre no devido tempo, mas depois e quando se trata de processarem o devido reembolso por acidentes de trabalho, eis que surgem estas histórias e pedidos intermináveis de documentação, até que os seus clientes desistam. Esse é o objetivo, claro está!!

Para vos dar uma ideia do que se passa, vou brevemente resumir o meu caso: no dia 7 de Junho de 2018 pelas 15h00 andando pelo corredor do hospital, levando um paciente para o bloco operatório, pisei em falso. Com muitas dores, e sem conseguir andar com o pé direito, dirigi-me de imediato ao médico especialista que se encontrava a dar consulta, e que me fez o favor de observar. Solicitou de imediato um RX, o qual não apresentava fratura. Contudo, devido ao edema e dores intensas no pé, solicitou uma ressonância magnética de urgência e a partir daquele momento repouso absoluto, aplicação de gelo e anti-inflamatório. No dia 8 de Junho, efetuei a ressonância magnética e o médico especialista que executou a ressonância fez também um TAC para confirmação do diagnóstico, que foi “fratura de stress do segundo metatarso por overuse do tipo shin-splint”, mais uma vez com indicação de repouso.

Entretanto entrei em contacto com o meu mediador de seguros para ativar o meu seguro de acidentes de trabalho relativo à minha atividade de trabalhador independente, uma vez que tenho descrito em relatório e declaração médica que estou impossibilitada de trabalhar até início de Agosto de 2018.
No dia 13 de Junho, recebi do meu mediador o documento que a Allianz pediu para ser preenchido. Assim o fizemos e no dia 14 de Junho enviamos o documento de participação junto com a declaração do médico. Entretanto, no dia 20 de Junho a Allianz envia um e-mail para o meu mediador, solicitando uma descrição do acidente no ponto 85 da participação. Assim o fizemos e enviamos novamente, no dia 21 de Junho, juntamente com o relatório da ressonância magnética e despesas médicas relativas ao meu acidente. No dia 22 de Junho, recebi uma resposta através do meu mediador dizendo que a Allianz considera insuficiente a descrição do acidente e passo a transcrever:

“Agradecemos o envio da participação. No entanto a mesma continua incompleta. A descrição da sinistrada é vaga, não nos permite vislumbrar existência de acidente. O que se pretende é a descrição da mecânica do acidente”.

Perante esta resposta, novamente respondemos com a informação detalhada do acidente, tendo inclusive desta vez proposto à Allianz, para que não restem dúvidas, a minha deslocação a um médico da própria Allianz!

E assim estamos até à presente data! Em suma, parece-me que perante tantas evidências, a Allianz tenta por todos os meios refugiar-se em termos técnicos como “descrição mecânica” que obviamente não são do vocabulário de um trabalhador comum, para assim protelarem o processo e evitarem o pagamento da indemnização devida, quando da minha parte sempre cumpri com as minhas obrigações para com a Allianz.

Data de ocorrência: 24 de junho 2018
25 de junho 2018
Acusamos a receção da S/comunicação a qual desde já agradecemos.
Voltaremos ao seu contacto direto dentro dos prazos estabelecidos.
Com os nossos melhores cumprimentos

Allianz Portugal
25 de junho 2018
Informamos que foi hoje dada resposta à S/exposição
Cumprimentos
Allianz Portugal
Andréa Silva
9 de julho 2018
Lamento, mas não posso ainda dar por concluída esta reclamação, pelas seguintes razões:

1) através do meu mediador, fui informada que a Allianz havia enviado um cheque no valor de 604,25€ relativos ao período de 7 de Junho até 11 de Julho, valor este que não corresponde ao valor contratado diário que é de 23,33€ (resultante de 700,00€ mensais divididos por 30 dias). Pelas minhas contas, o valor a receber será de: 793,22€, calculado da seguinte forma: 23,33€ x 34 dias, e não de 604,25€ conforme descrito pela Allianz

2) Relativamente ao referido cheque, já passou mais de uma semana desde o envio do mesmo, contudo nunca chegou à minha caixa de correio, o que é muito estranho, pois os correios não levam assim tanto tempo a fazer a entrega da correspondência.

3) Falei de novo com o meu mediador, que me informou que a Allianz tinha enviado o cheque para uma morada errada, o que mais uma vez não faz qualquer sentido, pois a Allianz tem os meus dados corretos, incluindo a minha morada. Por exemplo, as faturas anuais da Allianz para pagamento da minha apólice são sempre recebidas na minha morada, logo como pode a Allianz agora enviar para uma morada errada?

4) Finalmente, tendo o documento de participação de acidente de trabalho que me foi solicitado pela Allianz um campo dedicado ao NIB (item 33), para a realização das transferências bancárias, e tendo-o preenchido com o meu NIB, não compreendo a razão do envio da minha indemnização por cheque.

Por estas razões, não posso de forma alguma dar por concluído este processo, aguardando primeiro uma resposta clara da Allianz e a transferência da minha indemnização.
Andréa Silva
11 de julho 2018
Acabo finalmente de receber uma resposta satisfatória da Allianz, pelo que considero estar em condições de fechar a presente reclamação. Resta-me agradecer ao Portal da Queixa pelo excelente serviço que presta aos consumidores e à Allianz, que apesar de ter demorado muito nas várias respostas, acabou por reconhecer a obrigação de proceder à devida indemnização e finalmente processa-la através da emissão de um cheque à minha ordem.

Para informação a outras pessoas com problemas semelhantes, transcrevo a resposta dada sobre o cálculo efetuado para atribuição da indemnização:

"Acerca do valor de indemnização liquidado, a massa salarial anual segura é de EUR 10.605,00, ou seja, EUR 757,50 x 14 meses (inclui subsídio de férias e de natal).

Isto corresponde a:

- Valor diário ilíquido a 12 meses de EUR 24,90.
- Valor diário ilíquido a 14 meses de EUR 29,06.

Este é uma apólice elaborada nos termos da Lei 98/2009, pelo que o valor diário indemnizável é de 70%, segundo o disposto no art.º 48, n.º 3 alínea e):

- Valor diário líquido a 12 meses: EUR 24,90 x 0,7 = EUR 17,43.
- Valor diário líquido a 14 meses: EUR 29,06 x 0,7 = EUR 20,34.

O pagamento efectuado corresponde a 34 dias de incapacidade temporária absoluta.

De acordo com a Lei 98/2009, nos termos do seu art.º 50.º, n.º 3, os subsídios de férias e de Natal são pagos proporcionalmente a partir do 31.º dia de incapacidade. Assim sendo, 30 dias são pagos a 12 meses (17,43 x 30 = 522,90) e os restantes 4 dias são pagos a 14 meses (20,34 x 4 = 81,36).

Total indemnizado: 522,90 + 81,36 = EUR 604,26. "

Sem outro assunto do momento.

Melhores cumprimentos.

Andréa Menezes.
Andréa Menezes dos Passos da Silva
Andréa Silva avaliou a marca
12 de julho 2018

Bom Dia, Agradeço a vossa ajuda, e de fato o vosso portal é extremamente funcional. Muito obrigada. Andréa Menezes