Allianz Marca Recomendada Marca do Mês
Allianz Portugal S.A.

• R Andrade Corvo 32
  • funcional.reclamacoesccc@allianz.pt

Allianz - Omissão e adulteração de contrato de seguro de vida allianz

Carolina Pereira
Carolina Pereira apresentou a reclamação
15 de agosto 2018

Boa noite,

Venho por este meio expor um acontecimento que me deixa incrédula e sem resposta em relação à companhia de seguros Allianz Portugal.
Em 2006 os meus pais realizaram um crédito hipotecário no banco BPI e estes deram a sugestão de realizar um seguro de vida e de multi riscos de habitação na seguradora Allianz. O contrato foi realizado a 20 de Outubro de 2006 e tem como proponentes ambos os meus pais (logo, duas pessoas seguras). O contrato de seguro de vida está assinado pelos dois. Porém a seguradora, nem o banco enviaram uma cópia do contrato realizado no dia 20, até hoje não temos a cópia do contrato. Nunca demos a ausência de tal mas em Fevereiro deste ano o contrato era necessário pois a minha mãe faleceu a 14 de Fevereiro de 2018.
Contactamos a nossa agente bancária na agência BPI a informar o óbito assim como a entrega da certidão correspondente, para então accionar o seguro de vida que foi assinado pela minha mãe e pago sempre todos os meses. Passado poucas horas a nossa agente telefonou a dizer que não existe nenhum seguro de vida assinado pela minha mãe. Obviamente que nós estranhamos tal coisa por jamais os meus pais fariam tal coisa considerando o valor da hipoteca e o número de pessoas donas da casa.
Logo de seguida começamos a procurar em todos os documentos para encontrar o contrato, mas sem sucesso.
Passado uns dias (não me recordo quantos), a agente telefonou a dizer que encontrou uma "proposta" de contrato do seguro e enviou por e-mail ao meu pai uma digitalização horrenda do contrato. A qualidade da digitalização era tão má que chegava a ser ilegível porém conseguia-se ver a assinatura da minha mãe como 2ª pessoa segura! Ora, a agente tinha dito que não havia nenhum seguro assinado por ela! Ao analisar melhor o documento lastimável, na página 2 nos deparamos com a percentagem de cobertura correspondente à 2ª pessoa segura (a minha mãe) de apenas 0%! O melhor disto tudo é que as linhas por baixo desse suposto ZERO estão completamente apagadas e os traços de preenchimento de algarismos (que são existentes na percentagem de cobertura correspondente à 1ª pessoa segura) desapareceram por completo, e ainda deixaram uma ponta do último ZERO correspondente ao 100%. Vergonhoso! Ao comparar o 100% da percentagem de cobertura correspondente à 1ª pessoa segura com o "0%" da 2ª pessoa segura, é possível verificar de caras a existência de um adulteramento do documento, já para não falar da qualidade do PDF.
Contactamos de novo a agente do banco a pedir uma melhor digitalização do documento e o documento em papel para ser visto em pessoa. A resposta da agente foi simplesmente "fantástica": não existe o original! E então coloco a questão: De onde veio aquele documento digitalizado que a agente nos enviou? Nunca recebemos a resposta a essa questão da agente. Entretanto ela nos enviou o mesmo documento mas com uma qualidade mais aceitável e aí sim, é claro que o documento foi falsificado ou pelo banco ou pela seguradora.
Procuramos advogados para nos aconselharem sobre este caso e fomos à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) para pedir uma relação dos seguros existentes em nome da minha mãe até à data da morte. Esperamos um mês e ainda não tínhamos obtido resposta, então contactamos a ASF a procurar sobre a situação e disseram que apenas uma seguradora ainda não tinha respondido. E qual? Obviamente a Allianz Portugal! Todos estes pormenores só indicam que a Allianz e o BPI estão a omitir o contrato original e a adulterar documentos para que não cumpram com a sua palavra em caso de morte de um dos proponentes.
A resposta da ASF foi negativa pois a Allianz acabou por dizer que não existem seguros em nome dela, o que obviamente está incorrecto e mentiram à própria autoridade.

Existem muitas pontas soltas neste caso e o tempo só passa sem nada resolvido. Ilegalidades deste nível não devem sair em pune e no que depender de mim, este caso será conhecido publicamente.
Acho que o CIMPAS deveria fiscalizar estas seguradores, nomeadamente a Allianz, e as suas ilegalidades. Desde quando é que não têm o original de um contrato de seguro de vida?

Aguardo resposta.

Data de ocorrência: 15 de agosto 2018
16 de agosto 2018
Acusamos a receção da S/comunicação a qual desde já agradecemos.
Voltaremos ao seu contacto direto dentro dos prazos estabelecidos.
Com os nossos melhores cumprimentos

Allianz Portugal
20 de agosto 2018
Informamos que foi hoje enviada resposta à sua exposição
Cumprimentos
Allianz Portugal