Allianz
Allianz Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
95,9%
Média das Avaliações
23,7%
Taxa de Retenção de Clientes
15,4%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
Allianz Portugal S.A.
  • Acompanhamos os nossos Clientes em todos os momentos das suas vidas. É esta a forma de estar da Allianz Portugal desde 1999.

  • 213 108 300
    Chamada para a rede fixa nacional
  • R Andrade Corvo 32
    1050-122 Lisboa
  • funcional.reclamacoesccc@allianz.pt

Allianz - Omissão e adulteração de contrato de seguro de vida allianz

Resolvida
Carolina Pereira
Carolina Pereira apresentou a reclamação
15 de agosto 2018

Boa noite,

Venho por este meio expor um acontecimento que me deixa incrédula e sem resposta em relação à companhia de seguros Allianz Portugal.
Em 2006 os meus pais realizaram um crédito hipotecário no banco BPI e estes deram a sugestão de realizar um seguro de vida e de multi riscos de habitação na seguradora Allianz. O contrato foi realizado a 20 de Outubro de 2006 e tem como proponentes ambos os meus pais (logo, duas pessoas seguras). O contrato de seguro de vida está assinado pelos dois. Porém a seguradora, nem o banco enviaram uma cópia do contrato realizado no dia 20, até hoje não temos a cópia do contrato. Nunca demos a ausência de tal mas em Fevereiro deste ano o contrato era necessário pois a minha mãe faleceu a 14 de Fevereiro de 2018.
Contactamos a nossa agente bancária na agência BPI a informar o óbito assim como a entrega da certidão correspondente, para então accionar o seguro de vida que foi assinado pela minha mãe e pago sempre todos os meses. Passado poucas horas a nossa agente telefonou a dizer que não existe nenhum seguro de vida assinado pela minha mãe. Obviamente que nós estranhamos tal coisa por jamais os meus pais fariam tal coisa considerando o valor da hipoteca e o número de pessoas donas da casa.
Logo de seguida começamos a procurar em todos os documentos para encontrar o contrato, mas sem sucesso.
Passado uns dias (não me recordo quantos), a agente telefonou a dizer que encontrou uma "proposta" de contrato do seguro e enviou por e-mail ao meu pai uma digitalização horrenda do contrato. A qualidade da digitalização era tão má que chegava a ser ilegível porém conseguia-se ver a assinatura da minha mãe como 2ª pessoa segura! Ora, a agente tinha dito que não havia nenhum seguro assinado por ela! Ao analisar melhor o documento lastimável, na página 2 nos deparamos com a percentagem de cobertura correspondente à 2ª pessoa segura (a minha mãe) de apenas 0%! O melhor disto tudo é que as linhas por baixo desse suposto ZERO estão completamente apagadas e os traços de preenchimento de algarismos (que são existentes na percentagem de cobertura correspondente à 1ª pessoa segura) desapareceram por completo, e ainda deixaram uma ponta do último ZERO correspondente ao 100%. Vergonhoso! Ao comparar o 100% da percentagem de cobertura correspondente à 1ª pessoa segura com o "0%" da 2ª pessoa segura, é possível verificar de caras a existência de um adulteramento do documento, já para não falar da qualidade do PDF.
Contactamos de novo a agente do banco a pedir uma melhor digitalização do documento e o documento em papel para ser visto em pessoa. A resposta da agente foi simplesmente "fantástica": não existe o original! E então coloco a questão: De onde veio aquele documento digitalizado que a agente nos enviou? Nunca recebemos a resposta a essa questão da agente. Entretanto ela nos enviou o mesmo documento mas com uma qualidade mais aceitável e aí sim, é claro que o documento foi falsificado ou pelo banco ou pela seguradora.
Procuramos advogados para nos aconselharem sobre este caso e fomos à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) para pedir uma relação dos seguros existentes em nome da minha mãe até à data da morte. Esperamos um mês e ainda não tínhamos obtido resposta, então contactamos a ASF a procurar sobre a situação e disseram que apenas uma seguradora ainda não tinha respondido. E qual? Obviamente a Allianz Portugal! Todos estes pormenores só indicam que a Allianz e o BPI estão a omitir o contrato original e a adulterar documentos para que não cumpram com a sua palavra em caso de morte de um dos proponentes.
A resposta da ASF foi negativa pois a Allianz acabou por dizer que não existem seguros em nome dela, o que obviamente está incorrecto e mentiram à própria autoridade.

Existem muitas pontas soltas neste caso e o tempo só passa sem nada resolvido. Ilegalidades deste nível não devem sair em pune e no que depender de mim, este caso será conhecido publicamente.
Acho que o CIMPAS deveria fiscalizar estas seguradores, nomeadamente a Allianz, e as suas ilegalidades. Desde quando é que não têm o original de um contrato de seguro de vida?

Aguardo resposta.

Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 15 de agosto 2018
Allianz
16 de agosto 2018
Acusamos a receção da S/comunicação a qual desde já agradecemos.
Informamos que foi registada internamente reclamação, tendo a mesma sido encaminhada para os serviços competentes.
Voltaremos ao seu contacto direto dentro dos prazos estabelecidos.
Com os nossos melhores cumprimentos

Allianz Portugal
Allianz
20 de agosto 2018
Informamos que foi hoje enviada resposta à sua exposição
Cumprimentos
Allianz Portugal
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.