Allianz Marca Recomendada Marca do Mês

Allianz - Resolução de sinistro

Magda Mendes
Magda Mendes apresentou a reclamação
17 de fevereiro 2020
No dia 30/01/2020 encaminhei a seguinte reclamação para os emails da companhia de seguros, ainda sem qualquer resposta:

"No dia 11/12/2019, com o carro devidamente estacionado no parque de estacionamento, bateram no meu carro juntamente com mais dois veículos. O carro ainda de encontra em reparação à presente data dada a extensão de danos provocados.

Infelizmente, o tratamento e agilidade da Vossa Companhia tem deixado bastante a desejar para quem sempre teve um seguro convosco, para quem Vos paga uma das supostas melhores coberturas e principalmente de uma Vossa segurada que não teve culpa nem vos custará um cêntimo.

É lamentável que, primeiro tentem com que seja eu a alugar um carro por minha conta com a promessa de um dia ser ressarcida do seu valor, segundo que façam um pedido de um carro inferior à gama do meu (no caso, Renault Clio 900 cilindrada a gasolina) e que se aproveitem da falta de alternativas das pessoas que se veem obrigadas a “aceitar” o que é por vós disponibilizado. É também lamentável, que a cada contacto convosco a resposta seja “não sei”, ou que a cada necessidade de prorrogação da data da entrega da viatura seja necessário contactar-vos inúmeras vezes até conseguir a aprovação. Pior ainda é a falta de informação prestada e a gestão do processo, pois continuo sem carro, tive de entregar a viatura de substituição porque a apólice accionada continua a ser a minha, e continuo a aguardar um contacto da vossa parte com a resolução da situação e esclarecimento de algumas questões.

Gostaria de saber porque é que a partir do momento em foram apuradas as responsabilidades do sinistro não foi accionada a apólice e seguradora da culpada em vez da minha? Porque continuo sem carro uma vez que essa responsabilidade deve ser imputada a outra companhia que não a Vossa? De referir, que ninguém se lembrou de alertar que ao abrigo da minha apólice de danos próprios só teria 30 dias para utilização da viatura de substituição. Como poderão consultar, o carro estava devidamente estacionado num parque de estacionamento. Por isso volto a questionar, porque permaneço sem viatura de substituição através da apólice da culpada. Uma vez que para os devidos efeitos, é a minha apólice que se encontra accionada, se no decorrer deste ano e após a reparação do veículo eu tiver um problema com o mesmo da minha responsabilidade, terei ainda direito a usufruir da cobertura total da apólice? Mais, no momento em que me enviarem a carta a informar do valor que me irão retirar da conta, o meu seguro vai subir porque houve um sinistro?

Existe ainda uma outra questão, o valor comercial do carro. O valor comercial irá baixar consequente deste acidente. Tirei a carta em 2003, sendo que o seguro, meu ou dos meus pais, sempre foi com a Vossa Companhia, e este foi o primeiro carro adquirido apenas e só com o meu esforço. Daí o valor não só comercial mas também sentimental, principalmente por se tratar de um veículo “novo” (de 2017) e impecável (sem um único risco ou problema). A estima que tenho por este veículo não tem preço, e quando me for entregue não valerá o mesmo que um carro igual e do mesmo ano e em condições iguais.

Meus caros, eu desloco me frequentemente devido à minha profissão, tenho aulas pós laborais, tenho tido despesas acrescidas por toda esta situação, tenho uma vida que não fica em stand-by porque alguém teve um imprevisto na vida e veio bater no meu carro. Além do transtorno e das despesas, não tenho de pedir favores quer a familiares e muito menos no trabalho, correndo o risco de me prejudicar profissionalmente. É por isso que Vocês existem, é por isso que tenho um seguro convosco para me auxiliar a resolver as situações que podem acontecer.

Assim pelo acima exposto, venho por este meio exigir o esclarecimento das questões acima, bem como a atribuição de viatura de substituição ao abrigo da apólice da culpada do sinistro. Foi feito o pedido de prorrogação da data de entrega da viatura sem qualquer resposta à minha pessoa, pelo que a mesma foi entregue dia 16/01/2020 no Rent-a-Car. Portanto, exijo também a indemnização referente aos dias que me encontro sem veiculo de substituição.

Espero que a Vossa resposta e esclarecimento seja breve, assim como a resolução ao solicitado. Espero honestamente não ter de recorrer a outras instâncias ou divulgar esta situação de forma mais ampla, e que tenha alguma coisa positiva para dizer da Vossa Companhia no passa palavra do dia-a-dia."

Ao dia de hoje, voltei a dirigir-me à oficina, onde fui informada que mais uma vez o orçamento não se encontra fechado pelo Perito.

Estou há mais de dois meses com o carro na oficina e continuam a ser actualizadas as mesmas fotos e principalmente os mesmos relatórios na minha página de cliente. Respostas vossas não há, então segue mais uma questão… Quando é que o Vosso Perito se digna a fechar o orçamento? Ou melhor… porque é que o orçamento não se encontra ainda fechado e o carro devidamente reparado?

É inadmissível a vossa prestação de serviços, a vossa total ausência de resposta e principalmente a inércia de resoluções.

Aguardo a resolução e esclarecimento ao indicado.
Data de ocorrência: 17 de fevereiro 2020
17 de fevereiro 2020
Acusamos a receção da S/comunicação a qual desde já agradecemos.
Voltaremos ao seu contacto direto dentro dos prazos estabelecidos.
Com os nossos melhores cumprimentos

Allianz Portugal
27 de fevereiro 2020
Informamos que foi nesta data enviada resposta para a S/exposição.
Com os nossos cumprimentos
Allianz Portugal
24 de novembro 2021
Caro/a Cliente,

Antes de mais, gostaríamos de agradecer a sua comunicação.

Até breve,