Allianz Marca Recomendada Marca do Mês
Allianz Portugal S.A.

• R Andrade Corvo 32
  • funcional.reclamacoesccc@allianz.pt

Allianz - Só mesmo quem passa por elas é que dá para acreditar!

Luís M apresentou a reclamação
13 de julho 2016

Num sinistro ocorrido em 10 de janeiro de 2016 que, somente, a 13 de maio de 2016 é que um perito da empresa NAOS – Gabinete de Peritagens, Lda. se apresentou para verificar os danos patrimoniais sofridos na minha moradia. Ora, acontece que, os danos foram causados pelo mau tempo instalado na minha cidade de residência com ventos fortes e chuva muito intensa (tempestades) que, inclusive, levou ao “galgar” do Rio Tâmega nas zonas ribeirinhas da cidade e que, levou à intervenção dos órgãos de Proteção Civil, a par, de ter sido amplamente noticiado nas televisões/rádios portuguesas e não, devido à ausência de manutenção, tal como, vem, agora, Allianz Portugal dizer ao receber o relatório do aludido perito e que, não se entende!?

Dizia eu que, naquele domingo assombroso, parte do telhado (subentenda-se, cerca de 15 telhas) foi levantado devido aos ventos fortes e, parte dos rufos – também e que, os mesmos não foram “arrancados” na sua totalidade pelos ventos, porque, estão, devidamente, soldados no conjunto das suas peças intervenientes. Acontece que, naquele domingo 10, a minha pessoa, apesar do temporal e dos perigos inerentes, subiu ao telhado para recolocar as telhas no seu devido lugar mas que, contudo, não foi capaz de reparar a parte dos “rufos”, já que, necessitaria de descravar as soldaduras, colar os mesmos com “cola e veda”, voltar a soldá-los e pintá-los. Este deveria ser o trabalho a efetuar para recolocar tudo no seu devido lugar.

Em suma, a minha apólice de seguro Multirriscos Habitação, diz-me no Capitulo II – Objeto e Âmbito do Contrato 1.1. Danos Materiais | B – Tempestades que, este tipo de danos estão cobertos ao abrigo da apólice de seguro. Contudo, vem, agora, Allianz Portugal dizer-me que os danos participados são consequentes de infiltrações pelo telhado, remetendo para os articulados de Danos por Água que não garantem os danos por entrada de água das chuvas através de telhados!? (veja-se a forma como um articulado é, supostamente, anulado pelo outro na mesma apólice – cláusula abusiva). Ora, podemos entender a definição de telhado como sendo “parte externa e superior de um edifício, formada pelas telhas e suporte respetivo”. Mas as águas não estão a entrar pelo telhado ou seja pelas telhas (pois eu recoloquei-as no sitio) mas sim, pelos “rufos” ou “pequenos canais colocados à parte e nos extremos dos telhados e destinados a escoar as águas que ali caem” que descolaram devido aos fortes ventos sentidos (tempestades). E pronto, Allianz descarta-se desta forma de dar cumprimento aquilo que contrata com os seus segurados, transformando um caso de “tempestades” em casos de “danos por água”.

Data de ocorrência: 13 de julho 2016
20 de julho 2016
Exmo. Senhor Luís Monteiro,
Acusamos a receção da S/comunicação a qual desde já agradecemos.
Voltaremos ao seu contacto direto dentro dos prazos estabelecidos.
Com os nossos melhores cumprimentos
20 de julho 2016
Enfim, após 7 meses, ainda, continuo com os "rufos" de escoar as águas do telhado levantadas. Sem vento nenhuma água entra, se há vento, a água entra. Até agora, a Allianz Portugal, nem compõe nem deixa compor!
Vou ficar aguardar pela decisão dos serviços competentes (que não sei quais são?!). Logo, depois, direi neste espaço qual foi o resultado final deste infeliz processo. Obrigado.
5 de agosto 2016
Exm. Senhor,
Informamos que foi hoje respondida a sua reclamação.
Melhores cumprimentos
11 de agosto 2016
Até à presente data, subentenda-se 11.08.2016, aquilo que rececionei como resposta por parte da Allianz (carta datada de 25.07.2016 e por mim rececionada a 02.08.2016) foi as intenções da mesma rescindir com todos os seguros que tenho contratualizados com a companhia apresentando como motivo de anulação: Ordem técnica. Será esta a resposta oferecida? ou, ainda, existirá outra? Ainda não consegui entender estes procedimentos. Presumo que não deva ser assim que se tratam as pessoas. Afinal para que servem os seguros multirriscos habitação? Enfim, Allianz de A a Z.
12 de agosto 2016
Exm. Senhor,
Reiteramos informação de que foi remetida resposta à reclamação, por carta.
Relativamente ao acima exposto, entraremos em contacto com Vª Exª, para o respetivo esclarecimento.
Melhores cumprimentos
17 de agosto 2016
Caros senhores
Lamentavelmente, aquilo que me ofereceram foi "retórica fandangueira" com muitas imprecisões e sem qualquer valor acrescentado para a resolução do assunto.

E, para vos melhor responder é favor:
(i) enviarem-me o relatório de peritagem de modo a que o possa analisar [questões de transparência];
(ii) facultarem-me os valores que dizem ter apurado mas que, até à presente data [12.08.2016] nunca me informaram - estou a sabê-lo pela primeira vez [mais uma vez se denota uma grande falta de comunicação entre a Allianz e os seus segurados].

Mais informo que, quanto ao orçamento prescindi de o entregar uma vez que solicitei a vossa assistência técnica, tal como, me foi informado pelo Mediador de Seguros e Call Center, ou seja, limitei-me a seguir as suas/vossas instruções de acompanhamento/SAC.

Quanto às questões meteorológicas vivenciadas à data do sinistro, deixo algumas referências noticiadas por vários canais de comunicação social, proteção civil do distrito do Porto e IPMA, de modo, atestar que os danos sofridos na minha moradia foram causados por "tempestades", subentenda-se, ventos fortes, e chuvas intensas:

* PROIBIDO *://portocanal.sapo.pt/noticia/78503/
* PROIBIDO *://www.dn.pt/portugal/interior/rio-tamega-inunda-praca-de-amarante-4972474.html
* PROIBIDO *://www.tsf.pt/sociedade/interior/-rio-tamega-inundou-centro-de-amarante-4972442.html

Nota: todas as consultas supra foram efetuadas no dia 17.08.2016

E, ainda, mais adianto que, a senhora Paula Freitas do DSO da Allianz, certamente, lhe estará a faltar qualquer coisa no apuramento dos factos, já que, aquilo que anteriormente me referiram é que os danos não estavam cobertos pela apólice de seguro, contudo, não se entende das razões de virem avaliar por duas vezes os danos, apurarem valores [conforme me informa na última missiva datada de 03.08.2016 e por mim rececionada a 12.08.2016], dizerem-me que a apólice não cobre "tempestades", já que remeteram o caso para "danos por água?!", descartando-se, assim, da assunção dos riscos que contratualmente foram subscritos.

Concluindo:
O que é certo é que, a Allianz, tenta desresponsabilizar-se desta forma do presente caso.
O que é certo é que, a Allianz envia, somente, cartas de retórica para preencher espaço.
O que é certo é que, a Allianz, ainda, esteve disposta a proceder à anulação do presente seguro sem qualquer justificação [informa "ordem técnica"?! - não se entende], sem que, contudo tomasse as devidas diligências de resolver o presente caso.

Enfim, Allianz de A a Z.

22 de agosto 2016
Exmo. Senhor,
Somos a informar que lhe remetemos hoje resposta final relativa às S/reclamações.
Melhores cumprimentos~
1 de setembro 2016
E, pronto.
Enviaram-me uma carta (sem identificação da pessoa que a emite) a informarem-me que abriram uma nova reclamação, agora com o número REC16/2427 e, aqui, neste espaço, dizem-me que me remeteram uma resposta final às minhas reclamações!?!?
Não consigo entender nada sobre estes procedimentos.

Entre esperas e desesperos tudo se encontra igual. As pessoas que tratam destes assuntos não se interessam por aquilo que acontecem aos outros. Estão bem na vida, porque razão se deveriam interessar? Sentem-se confortáveis nos seus pedestais de vidro a enviar burocracia para as pessoas, enfim, estão bem na vida.

Se alguém de fora me puder ajudar a entender isto, muito agradeço. Obrigado.

Enfim, Allianz de A a Z.

1 de setembro 2016
Exmos. Senhores,
A resposta final à sua reclamação foi enviada no passado dia 22 de Agosto dando a Allianz Portugal o assunto como encerrado.
5 de setembro 2016
Não tenho conhecimento de nenhuma resposta oferecida datada do dia 22.08.2016.
5 de setembro 2016
Exmo. Senhor
A carta anexa foi enviada em 3 de Agosto.
Allianz Portugal
Esta resposta tem um anexo privado
7 de setembro 2016
Isto nem dá para acreditar.
Então, não é que me informaram que enviaram no dia 22.08.2016 [ver acima mensagem de contexto] uma resposta à minha reclamação e, agora, dizem-me que me enviaram no dia 03.08.2016???!!!
Isto, só pode ser uma brincadeira pregada. Sobre essa carta, cheia de imprecisões e retórica de fugir para a frente, já me pronunciei em 17.08.2016 [ver acima mensagem de contexto] e, encontrando-me, ainda, aguardar as seguintes informações:

(ii) facultarem-me os valores que dizem ter apurado;
(iii) esclarecerem-me das razões da anulação do seguro deste imóvel e de um outro que nada tem a ver com este assunto mas que, por razões desconhecidas, de igual modo, também foi anulado?!

Fico, então, aguardar uma resposta a estas três simples questões para a minha morada de contacto.

Enfim, Allianz de A a Z num tratamento muito sui generis e de particulares evidências.

Muito Obrigado! Pessoas que não se identificam.
7 de setembro 2016
Exmo. Senhor,
Oportunamente receberá resposta ao seu pedido de informação
9 de setembro 2016
Muito bem.
Ficarei, então, aguardar uma resposta para a minha morada de contacto às questões formuladas.
Agradecia, também, que me informassem a qual sinistro se refere abertura da vossa parte do registo REC16/2427?

Muito Obrigado! Pessoas que não se identificam.
1 de setembro 2017
A Allianz foi condenada a pagar os danos devidos via Tribunal.
FIM.
24 de novembro 2021
Caro/a Cliente,

Antes de mais, gostaríamos de agradecer a sua comunicação.

Até breve,
Luís M avaliou a marca