48.3

Alvalade Mobile - Compra de uma lente sony paga como nova, mas partida

Carlos Alberto de Freitas Placido
Carlos Placido apresentou a reclamação
27 de março 2023
No passado dia 22 de dezembro de 2022 adquiri como nova uma lente Sony 70/200 no estabelecimento de nome Alvalade Mobile, de Bento e Ferrão lda. situado na rua Acacio de Paiva n. 3 em Lisboa.
Porque apenas necessitei da objetiva, a propósito de um casamento familiar no dia 26 de janeiro de 2023, e tenho a noção que foi um mês depois, foi neste dia que verifiquei não estar a referida lente em condições de utilização, estando partida. De imediato me dirigi à referida loja, contando-lhes a minha vivência. Coloquei nas mãos do funcionário que me tinha vendido o equipamento sem lhe dizer de concreto o que se passava, tendo ele depois de rolar em suas mãos a lente, e sem detetar o defeito, me questionado qual era o problema. De imediato os informei da anomalia pelo que me comunicaram que com aquele tempo de distância nada podiam fazer, mas que iam enviar a lente para Espanha para a Sony, para análise, porém nada assumindo. Pela postura do funcionário, e troca de palavras, no momento acreditei que a minha idade e aspeto os teriam chamado à razão. Porém, o tempo me mostrou o contrário. Tenho de pensar que receberam de um cliente a lente em causa já partida e não detetando o erro, foi a mim que a venderam como nova. Cerca de um mês depois, recebi uma mensagem de voz onde me diziam que a Sony pretendia saber o que eu pretendia fazer, e que a devolução da objetiva tinha um custo de cerca de 36 euros. Foi nessa altura, que me deslocando á loja me foi respondido a pergunta minha, que a objetiva ainda se encontrava em Espanha na Sony. Foi então que numa mensagem que me foi enviada, descobri através de um orçamento que não pedi, que a minha lente comprada como nova sempre esteve numa loja situada na Calçada da Estrela em Lisboa, loja essa, que sendo loja de rua, não tem qualquer tipo de identificação.
Porque fui duplamente ludibriado, enganado e iludido, cabe-me o direito e também a obrigação de fazer esta participação queixa, pedindo acesso ao registo de venda deste equipamento, para saber a quem a Sony de facto vendeu esta lente, sabendo-se assim se a lente que comprei era nova ou em segunda mão.
Serve também esta queixa para fazer prevenção sobre casos futuros no comportamento desta empresa, uma vez que do passado já se sabe algumas coisas. Mais informo que a empresa em questão, pretende que eu pague o valor de pedido de orçamento por não ter sido concretizado o arranjo. Reafirmo que não pedi orçamento, apenas sim, reclamei por ter sido enganado.
Pretendo simplesmente a troca da minha objetiva, uma vez que a comprei nova, mas partida.
Com os melhores cumprimentos e desde já grato,
Sem mais Carlos Placido
Data de ocorrência: 26 de janeiro 2023
Carlos Alberto de Freitas Placido
Carlos Placido avaliou a marca
15 de maio 2023

Esta empresa, além de me enganar comercialmente, mentiram descaradamente dizendo terem enviado a lente para a marca é isso foi mentira. Absolutamente desonestos.