Marketplaces Internacionais
1 Joom 76.8
2 Temu Portugal 56.2
Amazon25.7
Amazon EU Sarl, Amazon Europe Core SARL

Amazon Portugal - Recebi um filtro de água em vez de um iphone 14 pro e fez da minha vida um inferno

Antonio Ferreira apresentou a reclamação
25 de setembro 2022
Em 9 de setembro de 2022 fiz uma pré-compra de um iPhone 14 Pro (128gb) Morado Oscuro, tendo sido notificado no domingo 18 de setembro de 2022 que a entrega iria ocorrer no dia 20 de setembro de 2022, através da transportadora ASM.

Na manhã do dia 19 de setembro de 2022, fui notificado pela transportadora que a entrega iria ocorrer nesse dia. Por volta das 13h, verifiquei pelo tracking que a encomenda tinha sido entregue pela ASM num ponto pickup - Tabacaria Arco - Cruz de Celas em Coimbra. Por volta das 17:30 cheguei ao local e solicitei ao funcionário a entrega da encomenda com o número 312023333358010014. Perante o funcionário ( que testemunhou o acontecimento), abri a embalagem, que se encontrava selada e intacta, declarando o peso de 0,43 kg, e contendo a minha morada, procedi a abrir a mesma.

Chocado, verifiquei que no interior não estava um iPhone 14 Pro, mas sim um filtro de água de frigorífico, da marca The Water Filter Men, produto que verifiquei também ser vendido pela amazon.es. Ainda em estado de choque, entrei em contacto com “Sandra” via chat, que, após o envio da minha parte de um email contendo fotos que demonstram o estado da encomenda, e de ter enviado um link com o video que agora também anexo, que provam inequivocamente o que se passou, me garantiu que num prazo de máximo 72 horas a situação seria resolvida, para não me preocupar.

Pelas 22:10 do dia 19 de setembro, enviei novo email, desta feita contendo uma foto pormenorizada do artigo que recebi, e uma screenshot que resultou da aplicação de uma ferramenta online no qual inseri o número de série do iPhone que consta na fatura que tenho. Esse screenshot demonstra que alguém, no dia 19 de setembro de 2022, recebeu o meu iPhone e procedeu à sua ativação, estando o Find my IPhone também ativo. Atendendo ao exposto, declarei no email que achava ser claro ter existido uma falha logística da parte da Amazon, e que não entendia porque estavam a demorar tanto tempo para reparar o mal feito ao cliente.

Nos dias seguintes, 20 e 21, contactei o chat de amazon.es manifestando a minha impaciência com a demora na resposta, já que para mim era evidente que como cliente lesado tinha de ser ressarcido já e apenas com o envio de um outro iphone, já que não existe stock em lado nenhum, e por ter confiado em Amazon perdi a hipótese de comprar noutro lado.

Novamente no dia 21, hoje, contactei novamente o chat, por volta das 20:00, tendo falado com Whitney Tamara. Esta senhora, depois de uma troca de mensagens veio-me dizer que “Para poder darte una solución debes de proceder con una denuncia policial sobre el robo del artículo por parte de la empresa de transportes ASM”. Fiquei indignado, porque nunca pensei que fosse solução da Amazon colocar o ónus da resolução do problema no cliente, para mais sem demonstrar ao cliente as conclusões da investigação!

No dia 22, desloquei-me à PJ de Coimbra, onde tive de estar cerca de 4 horas, para realizar um denuncia por furto de telemóvel. Por volta das 13 recebi uma chamada da supervisora Melissa que me disse ir fazer o possível para, uma vez recebida de denuncia, dar andamento ao processo e apresentar-me a melhor solução, sendo certo que mais uma vez referi que a decisão que iria repor a minha confiança seria o envio de outro equipamento.

Pouco depois, enviei o email contendo pdf de cópia da denuncia realizada, e mais tarde recebi email da dita supervisora confirmando a receção dos documentos e desenlace do processo num prazo de 24 a 48 horas.

No dia 23, por volta das 19:30, recebi chamada da supervisora Melissa, dando conta que a única possibilidade de resolução seria o reembolso. Expressei o meu enorme desagrado pela situação, pelo facto de perante um atropelo tão grande da minha situação em quanto cliente, em que para além dos danos causados pela receção de um pacote contendo um filtro de água quando era suposto receber um iPhone 14 Pro no lançamento, fui forçado pela amazon a passar uma semana de sobressalto e nervos, sem que no final fosse devidamente compensado pela dita empresa. Para além de não haver expectativa de stock do equipamento que me foi furtado, a supervisora informou-me que substituir por outra cor, ou seja, caso eu pretende-se uma unidade de cor dourada, teria de esperar mais uma semana para ter o dinheiro de volta (ver abaixo), correndo o risco de quando fosse a encomendar já não existir stock também em dourado.

Enquanto cliente, e tendo demonstrado inequivocamente ser a vítima do processo, a quem foram causados danos patrimoniais (quer pela não entrega do equipamento, quer pela possibilidade de inviabilizar a compra de um outro noutro local por falta de stock) e danos morais/psicológico, sinto-me atropelado e injustiça pela Amazon.es, que para cúmulo ainda me faz passar por um processo moroso para receber o MEU dinheiro, sendo necessário esperar a recolha do filtro de valor de 15 euros, num prazo de 3 dias, para só depois ser emitido o reembolso de cerca de 1090 euros, e esperar ainda mais 5 a 7 dias úteis para ter o dinheiro na conta.

De contrário, irei apresentar queixa-crime contra a Amazon.es uma vez que é a empresa com a qual tenho relação contratual, e que me entregou um filtro de água em vez de iPhone 14 Pro. Irei fazer também o necessário para reaver o dinheiro retido indevidamente por parte da amazon. Reservo-me também o direito de divulgar totalmente o caso nas redes sociais e comunicação social, quer de Portugal e Espanha, quer a nível mundial.

Considero o comportamento da Amazon.es quase tão criminoso como o de quem ficou com o meu iPhone, e gostaria de os ver pagar devidamente por essa situação, para que não se repitam estes procedimentos com mais nenhum cliente/vítima.
Data de ocorrência: 25 de setembro 2022
26 de outubro 2022
Continuo sem receber o dinheiro, mesmo depois de fazer tudo o que foi solicitado pela amazon
Antonio Ferreira avaliou a marca
7 de março 2023

Tendo em conta o que aconteceu, não fiquei satisfeito com o tempo que demorou a resolver a situação

és só ridículo ...