Marketplaces Internacionais

Amazon Portugal - Reembolso não recebido

Maria Joao Gomes Sousa Barroso
Maria Barroso apresentou a reclamação
18 de setembro 2022
Desde dia 15 de Agosto que aguardo um reembolso que nunca chegou. Inicialmente a desculpa era que tinham de inspeccionar a mercadoria devolvida (que avariou 6 meses após a compra) para poderem devolver o dinheiro. Tinha de esperar 14 dias. Ok, esperei. Dia 1 de Setembro, após muita insistência da minha parte, lá fizeram um reembolso com bastante má vontade, devo dizer. É de salientar que sou cliente da Amazon há 5 anos e já comprei de tudo, desde computadores de 2500 euros até cortadores de vegetais de 3 euros. Nunca tive problemas com eles, sempre recebi reembolsos de produtos com defeito, trocas por outros artigos e sempre correu tudo pelo melhor. Por azar - ou não - desta vez juntou-se a atitude arrogante de um dos colaboradores ao facto do reembolso ter sido mal processado. Resumindo: fiquei sem reembolso e sem artigo. A Amazon lavou as mãos do assunto e deu-me as referências ARN, as quais o meu banco utilizou para tentar rastrear o dinheiro e não conseguiu de maneira nenhuma. E assim fiquei sem 327 euros...
Data de ocorrência: 14 de setembro 2022
Maria Barroso
23 de setembro 2022
Finalmente, depois de muito reclamar (inclusive na plataforma europeia de reclamações online) a situação está resolvida. O meu banco conseguiu, a muito custo, recuperar o dinheiro, o qual estava perdido apenas por negligência da Amazon aquando do processamento do reembolso.
Em vez de processar um reembolso a Amazon limitou-se a anular uma cobrança, que é aquilo que a Amazon faz quando o cliente anula um pedido que ainda não foi enviado. O problema é que, no meu caso, a cobrança já tinha sido efectuada em Fevereiro e o dinheiro já tinha saído da minha conta há meses. Portanto, para o sistema bancário era assunto mais que encerrado e o meu IBAN desde Fevereiro que já não estava associado a essa operação.
Anular a cobrança simplesmente colocou o dinheiro de volta no sistema bancário, sem conta ou cartão de destino. O valor NUNCA teria dado entrada na minha conta, pois nada existia na transacção que me identificasse a mim ou ao meu banco como destinatários. A única forma do dinheiro ter vindo parar à minha conta teria sido através da única operação que ainda continha o meu IBAN: o reembolso. O qual, para todos os efeitos, nunca chegou a ser processado.
Como é possível que um departamento cuja ÚNICA função é processar reembolsos e devoluções consiga falhar a mais básica das tarefas?? 320 euros para a Amazon não é nada. Para mim, é metade dum ordenado que me demorou meses a poupar.
Maria Joao Gomes Sousa Barroso
Maria Barroso avaliou a marca
23 de setembro 2022

Comportamento vergonhoso da marca perante um erro que foi da sua responsabilidade. Não tornarei a comprar via Amazon.