14.1

Ruy Ribeiro
Ruy Ribeiro apresentou a reclamação
15 de setembro 2011

RECLAMAÇÃO contra a AMERA – Residência Assistida para Seniores

A AMERA é uma Residencial Assistida para Seniores, em Carcavelos (Seminário da Torre d’Aguilha 2785-599, S. Domingos de Rana, Tel. 21 444 75 30, Fax 21 444 75 39, email: info@amera.com.pt).

No final de Junho pp. a minha Mãe, Palmira do Carmo Ferreira de Figueiredo Ribeiro, caiu e teve que ser transportada de ambulância para o Hospital de Cascais, onde esteve durante vários dias com traumatismos variados. Ficou sem andar e a perspectiva era poder ter alta no início de Julho. Por isso, e atendendo que se aproximava o período de férias, contactámos a AMERA para receber e tratar da minha Mãe durante um período máximo de um mês. Nesse sentido foi assinado um contrato com a AMERA no dia 05/07/2011 e adiantados os seguintes montantes:
•    2 Meses de Caução - 2 x 1.740,00 € = 3.480,00 €;
•    Mensalidade de Julho (24 Dias) - 24/30 Dias x 1.740,00 € = 1.392,00 €.

Entretanto o estado de saúde da minha Mãe piorou e o hospital só lhe veio a dar alta no final de Julho. Enviámos dois emails à AMERA a solicitar o cancelamento do Contrato no dia 31 de Julho.
No fecho de contas a AMERA devolveu-nos apenas 2.160,00 euros alegando a retenção de 870,00 euros como estadia de 1 a 15 de Agosto.

Não estamos de acordo com as contas da AMERA pelas seguintes razões:
1.    Ponto 8.1 do Contrato: Como contrapartida pela prestação de alojamento e dos serviços base... ora a minha Mãe nem sequer entrou na Residência... sempre referimos nas trocas de emails (um de 25 e outro de 29 de Julho) que o tempo de permanência previsto nas instalações da AMERA seria de 1 mês a partir da data de entrada, o que nunca chegou a acontecer.
2.    Partindo do princípio que o quarto esteve vago à espera dela, fazia todo o sentido pagarmos os 24 dias de Julho mas nunca no Nível 3. (Serviço de Assistência a Dependentes = 1.740,00) e sim no Nível 1. (Serviço Básico = 1.460,00), ou seja, em vez dos 1.392,00 pagos deveriam cobrar-se de 1.168,00 euros (diferença 224,00 euros). Ver * PROIBIDO *://www.amera.com.pt/carcavelos/planosmensais.asp
3.    O contrato fala em 30 dias para a rescisão mas, por uma questão de mero bom senso, nada deveriam cobrar a partir de 1 de Agosto atendendo aos emails de 25 e 29 de Julho pp., mas, mesmo cobrando, mais uma vez o deveriam fazer pela tabela Nível 1., isto é, 730,00 euros e não 870,00 euros (Nível 3. Mensalidade de Agosto 15 dias - 15/30 Dias x 1.740,00 € = 870,00 €) - diferença 140,00 euros.
4.    Portanto, na pior das hipóteses, entendemos que a AMERA deveria devolver-nos 224,00 + 140,00 = 364,00 euros e, na melhor das hipóteses, aqueles 224,00 + 870,00 = 1.094,00 euros.

Tentámos apelar ao bom senso e à ética da AMERA (tendo em linha de conta que se trata de uma pessoa reformada, com enormes dificuldades económico-financeiras, que depende dos filhos para poder ter uma velhice com um mínimo de dignidade...) para que procedessem à devolução, deixando ao seu critério os montantes a devolver mas a resposta foi sempre negativa, tendo por base o contrato anexo.

Na expectativa de que o PORTA da QUEIXA nos possa ajudar neste diferendo, subscrevo-me atentamente com melhores cumprimentos,

Rui Ribeiro
932223222

Data de ocorrência: 15 de setembro 2011
Ruy Ribeiro
Ruy Ribeiro avaliou a marca
8 de janeiro 2021

É um Lar que não interessa a ninguém...