0.0

AML - Carregamento do navegante metropolitano

Odair Moreira Ramos
Odair Ramos apresentou a reclamação
29 de julho 2019
Pretendo efectuar reclamação acerca da falta de alternativas para um passageiro frequente do Metropolitano de Lisboa e da Carris. No seguimento da reclamação efectuada hoje no Gabinete a Cliente do Campo Grande, venho efectuar reclamação na entidade que está responsável pela gestão dos passes mensais Lisboa Viva Navegante Metropolitano.
Tendo conhecimento que os novos passes Navegante entraram em vigor no mês de Abril, no entanto não me apercebi que os mesmos deixaram de ser de 30 dias e passaram a ter a modalidade mensal de 1 a 30 de cada mês. Foi extensa a vossa publicidade aos novos passes no entanto o foco foi no facto de serem mais baratos e não que passam a ser mensais em vez de se manterem os 30 dias.
Efectuei o carregamento do Navegante Metropolitano a dia 25/07/2019 antes de ir trabalhar numa máquina automática na estação do Metro das Olaias, tendo me apercebido hoje que a validade do mesmo é apenas até dia 30/07/2019. Dirigi-me ao Gabinete a Cliente do Metro de Lisboa no Campo Grande para arranjar uma solução e efectuar ao mesmo tempo uma reclamação para que possa existir melhoria no serviço prestado.
A funcionária que me atendeu indicou-me que "agora não há nada a fazer" e tal resposta é, como calculam, inaceitável, já que ninguém carrega um Navegante com 40€ para apenas o poder utilizar 5 dias. Sugeri que me fosse anulado o carregamento ou que o mesmo transitasse para o mês de Agosto e que eu pudesse, por exemplo, proceder ao pagamento do valor utilizado nesses 5 dias. Foi-me indicado que não havia alternativa.
É inaceitável igualmente que seja permitido um carregamento de 40€ a partir de dia 25, sem que haja qualquer aviso nas máquinas automáticas do Metro que se está a carregar o mês corrente! Enganos acontecessem e tem que existir da parte da entidade reguladora uma resposta apropriada.
Pretendo nesse sentido que me seja transferido o valor para o mês de Agosto ou pelo menos o valor de 30€ ficando eu responsável pelos restantes 10€ para o Metropolitano.
Fica a sugestão também para que não seja permitido o carregamento dos 40€ ou dos 30€ a partir de dia 25, existindo um aviso claro e justo para que não se leve o consumidor ao engano.
Aguardo o vosso parecer que espero seja breve.
Junto anexo digitalização do meu passe Lisboa Viva e do comprovativo do carregamento.
Data de ocorrência: 29 de julho 2019