0.0

AML - Passe navegante família município Lisboa - devolução dinheiro

Cristina Marques
Cristina Marques apresentou a reclamação
3 de dezembro 2019
No dia 26/11/2019 às 9h50, desloquei-me ao Posto de Atendimento Metro Jardim Zoológico Navegantes para comprar o passe família navegante municipal Lisboa para o mês de dezembro.
Entreguei à Funcionária que me atendeu o meu cartão Viva para activar conforme as regras, paguei os respetivos €60,00 e dei por concluído o processo, partindo do principio que tinham carregado o Município Lisboa.
No dia 29/11/2019 de manhã na estação do terreiro do paço o meu companheiro colocou o cartão numa máquina automática para ativar o cartão para o mês de dezembro e apareceu a mensagem navegante Alcochete, achou estranho e no fim do dia quando vinha do trabalho deslocou-se à estação do colégio militar e falou com um operador que informou que existia ali um erro qualquer que tinha que me deslocar a um posto próprio do navegante família porque ali não se conseguia resolver o problema.
No sábado de manhã (30/11/2019) fomos ao Posto de Atendimento do passe navegante e o funcionário que estava no posto de atendimento ao lado informou que não podia ajudar pois não tem formação nesta área nem acesso ao sistema informático.
Ontem, 2ªfeira, dia 2/12/2019 às 8h dirigi-me ao vosso Posto de Atendimento Metro Jardim Zoologico Navegantes para tentar resolver esta situação. Levei os 3 cartões Viva do meu agregado familiar assim como a fatura que me foi dada no dia 26/11/2019 como prova de pagamento. E ontem foi um dia de filas enormes por causa do carregamento do cartão Navegante. Depois de esperar algum tempo fui atendida pela Vossa Funcionária M.Vilela que escutou a situação e disse-me que ia tentar resolver mas para isso precisava de fazer um telefonema para falar com um colega. Informou-me também que esse colega só começa o horário mais tarde e como tal eu teria de esperar para ver quando é que lhe atendiam o telefone e assim foi. Esta Funcionária ia atendendo as pessoas que estavam na fila e intercalava com tentativas de telefonema para o tal colega. Conseguiu finalmente falar com esse colega por volta das 10h00 e segundo informações transmitidas pelo colega: O Metro até se dispunha a resolver a situação, ou seja, devolver o dinheiro ou desativar o Município Alcochete e ativar o Município Lisboa mas a entidade AML não o permite pois já tinha começado o novo mês e que a cliente deveria ter visto o talão da fatura no dia 26/11/2019 quando fez a compra e não ter confiado nos serviços da Funcionária. Confesso que tenho alguma dificuldade em compreender esta observação, entendo que esta nova modalidade do passe possa acarretar um conjunto de novos procedimentos a adicionar aos outros e que num quadro de contenção de custos ao nível do pessoal pode causar algum stress nos funcionários na medida em que o acréscimo de trabalho porventura não terá sido acompanhado com um acréscimo de funcionários, agora passar para o cliente o ónus de verificar o trabalho do funcionário não é correto nem pode ser admissível. Pedi para carregar o navegante família para lisboa, o funcionário não ouviu, ou porque o vidro é demasiado espesso, ou porque falei baixo ou porque o ruido na estação era imenso e vai dai carrega o navegante Alcochete - calculo que seja o primeiro município na lista dos municípios da AML - nunca tivemos e não temos quaisquer interesses em Alcochete.
Não podemos ser só isto, porque assim não conseguimos sair da mediocridade, temos que ser mais que isto. Não quero que a vossa funcionária seja marcada pela observação infeliz e inútil, agora tem que ser melhor que aquilo, e já agora concedam formação aos funcionários porque se queixam de falta de formação.
Por outro lado, e segundo a AML se fosse solicitada a alteração do município dentro do próprio mês poderia ter sido efetuada no dia 30 de novembro, bem deslocámo-nos ao posto navegante família no jardim zoológico e estava fechado.

Uma sugestão no sistema informático podem colocar por defeito o município da área de residência dos utentes porque se solicitam estes dados nos formulários devem servir para alguma coisa.
Entretanto, fui informada que se quisesse ter o passe Navegante Municipal Lisboa para o mês de Dezembro tinha de pagar €60 e que teria que reclamar para ver se me devolvem o dinheiro, indo ao "Espaço Cliente" sito no Marquês de Pombal. E foi o que fiz, voltei a pagar mais €60 para ativarem o passe desta vez na opção certa, ainda alertei a Funcionária para confirmar que opção é que estava a escolher no computador dela.
Com isto tudo sai deste posto no Jardim Zoológico por volta das 11h.
Às 14h desloquei-me ao Espaço cliente no Marquês de Pombal, tal como a Funcionária M. Vilela me tinha dito e expus a situação. Obtive a mesma resposta, o Metro estava disposto a resolver, mas a AML não deixa, pois a culpa é do cliente de não ter visto o talão e detetado o erro do funcionário que o atendeu.
Solicito que devolvam os €60 pagos em 26/11/2019 para usufruir do cartão navegante família município lisboa e que o vosso funcionário indevidamente alocou ao município Alcochete.
Agradeço toda a atenção que este assunto possa merecer, solicito uma resposta formal com vista a dar encaminhamento desta reclamação a outras instancias.
Data de ocorrência: 3 de dezembro 2019