1.5

Formiguinha
Formiguinha apresentou a reclamação
2 de dezembro 2022
Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, solicitar a vossa ajuda como Autoridade Nacional de Aviação Civil, no sentido de actuarem junto da companhia aérea TACV, em conformidade, defendendo os direitos que são devidos aos passageiros, pelos motivos abaixo descritos.

Fizemos uma reserva na TACV, voo VR610, para Ilha do Sal/Cabo Verde, 4 pessoas, para as datas de 06 a 21 de Outubro.

O voo de regresso estava marcado para dia 21 de Outubro, tendo sido cancelado, regressando a Portugal só no dia 25.

Abaixo as constantes informações de alteração de voo, dadas por email:

Data Aviso Hora Aviso Data Voo Hora Voo
21/out 11,05h
20/out 23,02h 21/out 11,30h
21/out 7,58h 21/out 16,00h
22/out 12,53h 23/out 15,10h
23/out 15,24h 24/out 1,10h
23/out 20,13h cancelamento voo
23/out 23,38h 25/out 1,10h

Na sequência das alteração de voo, no dia 22 decidimos todos ir até ao aeroporto, de malas e bagagens.

Chegados ao aeroporto deparamos-nos com vários passageiros do mesmo voo, a tentar saber informações.
Falei com um funcionário da TAVC, e manifestei a minha insatisfação pelo ocorrido, mas o funcionário disse-me que nada poderia fazer, e nem podia confirmar o voo também para aquele dia. Situação que nos deixou ainda mais nervosos e ansiosos, pela falta de informação e precisão na resposta, uma vez que não sabíamos o que estes sucessivos cancelamentos nos iriam causar e custar.

Acabámos por perguntar quem se responsabilizaria pelas despesas da nossa estadia, refeições e transportes. Com muita insistência e paciência, ao fim de quase 3h acabaram por nos dizer que a Companhia tinha um acordo com o Hotel Pontão, dormida e pequeno almoço. Optámos por querer, nesse dia, um voucher de 100€ a cada, uma vez que a nossa estadia era num apartamento em Vila Verde, e a proprietária acabou por nos alugar o resto dos dias até ao dia 25, dia da partida, ao qual fomos novamente reclamar um voucher para o resto dos 3 dias seguintes. Acabando por receber mais um voucher de 100€, quando o justo seria um voucher de 100€ a cada um, para cobrir total das despesas (estadia, refeições e transportes), dos 4 dias em que estivemos retidos.

Assim, vimos por este meio solicitar o pagamento da indemnização prevista no Regulamento n.º 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de fevereiro de 2004, artigo 7.º, num total de 1 600,00€ (400,00€ por passageiro), para o meu NIB 0035 0514 00019675600 10.

Na ausência de comunicação da parte de V. Exas., não deixarei de accionar todos os meios legais e judiciais para garantir que serão integralmente respeitados os meus direitos legalmente protegidos.

Exigimos a compensação pelos transtornos causados pela empresa TACV, conforme o legalmente previsto, conscientes de que, apesar de a viagem ter como destino um aeroporto europeu, a empresa que prestou o mau serviço não é europeia. No entanto, entendemos que a mesma deve respeitar a lei dos países onde opera, tratando os passageiros com respeito e dignidade, à semelhança do que seria obrigatório para uma empresa do espaço europeu.

De notar que possuo todos os comprovativos da viagem assim como troca de e-mails com a TACV.

Sem mais de momento, subscrevo-me, apresentando os melhores cumprimentos,

Manuela Graças
Data de ocorrência: 2 de dezembro 2022
Formiguinha
Formiguinha avaliou a marca
7 de janeiro 2023

Falta de resposta ao cliente.