Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Alteração de zona e multa

Maria Luísa Gomes Moura Relvas Relvas
Maria Relvas apresentou a reclamação
8 de setembro 2020
No dia 3 de setembro de 2020 fui alterar o meu passe de rede geral para Gaia/Porto.
Dia 7/09, ao dirigir me de metro para s Bento, fui abordada por 2 fiscais que me aplicaram uma multa, dado q o meu passe só estava validado para Gaia.
Perante a minha surpresa, disseram me para me deslocar à loja do andante onde tinha pedido a alteração, para corrigirem a situação, dado q deste modo a multa seria anulada automaticamente.
Dia 8/09 dirigi me à loja do andante de general torres para me corrigirem a situação. Qual o meu espanto, quando me dizem q agora, só no próximo mês!
Não acho correto não assumirem o erro e ainda ter que pagar uma multa de 60 euros além de ter que carregar o andante sempre que tiver de ir ao Porto, porque a menina do atendimento não percebeu que eu queria o passe para gaia/porto.
Erros acontecem, mas corrigem se também!
Agradeço a correção da situação,
Fiz a reclamação também na loja onde estive mais de 1h e a mesma ficou com o número 4259.
Em anexo envio a multa e o recibo do passe que efetivamente não conferi quando recebi.
Data de ocorrência: 8 de setembro 2020
Andante
15 de setembro 2020
Exma. Sr.ª D. Maria Luísa Gomes Moura Relvas,
Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 89320, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.
Relativamente à mesma, lamentamos naturalmente qualquer transtorno causado, assim como qualquer falha de comunicação. Nesse sentido, serão reforçadas as orientações no sentido de prestar um atendimento eficiente e cordial aos nossos clientes.
Assim, informamos que depois de efetuado o carregamento e validação de uma assinatura mensal no período correspondente, não é possível efetuar qualquer alteração de zonamento, apenas podem ser alteradas as zonas de uma assinatura desde que seja de valor igual ou superior e se, para o mês em questão, não existirem validações no cartão. Caso existam, apenas será possível efetuar qualquer alteração no carregamento da assinatura para o mês seguinte.

Desta forma, se V. Exa. necessitar de realizar outros trajetos, terá de adquirir títulos ocasionais ou uma nova assinatura para o efeito. Esta informação está disponível para consulta nas Condições de Venda Andante, no site www.linhandante.com, Lojas Andante e bilheteiras CP com venda Andante.

Mais informamos que as Condições de Utilização Andante, presentes em todas as Lojas Andante, Máquinas de Venda Automática e no site da Linhandante, indicam que o Cliente deve confirmar sempre as opções escolhidas e talão do carregamento: o contrato e o zonamento pretendido, o mês carregado e o valor a pagar. Caso se verifique algum erro, é possível cancelar-se a operação nesta fase.

No que diz respeito ao auto de notícia emitido pela Metro do Porto, recordamos que deverá apresentar reclamação junto do operador.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail anda@linhandante.com.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Maria Relvas
9 de janeiro 2021
Lamento informar, que a vossa resposta contém informações erradas. De facto, o meu passe já foi alterado, mas só no mês posterior, porque embora de igual valor 30 € (3 zonas de v n gaia e Porto custam o mesmo que o passe só de v n gaia) só permitem a alteração no mês seguinte! Posto isto, se se enganaram a carregar o passe, tem que suportar todas as viagens adicionais á parte. Mesmo que o lapso seja dos serviços, a responsabilidade será senpre do utente, de conferir se o q pediu foi bem feito! Por isso, apesar de pagar por um serviço, apesar de estar um dia para tirar um passe, as meninas do andante podem enganar se porque estão cansadas de atender pessoas, mas os clientes não podem deixar de verificar se o que pediram foi bem feito!
Maria Luísa Gomes Moura Relvas Relvas
Maria Relvas avaliou a marca
9 de janeiro 2021

Cono é uma empresa monopolista, não se esforça por melhorar o serviço. É lamentável não corrigir os erros que comete.