Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Andante expirado com viagens

Ruht Andrea Mérida Araújo
Ruht Araújo apresentou a reclamação
18 de março 2022
Boa noite
No dia 18 de Março dirigi-me à loja Andante da Trindade para resolver o problema de uma senha andante que expirou tendo 6 viagens z2. Fui atendida pela funcionária Sofia Dias, que me atendeu com o maior desprezo e falta de profissionalismo perante o meu pedido, que me informou que a senha tinha expirado e com ela, as 6 viagens que continha. Pedi que me transferisse as viagens para um novo andante, ao que me repetiu vezes sem conta que a senha tinha expirado e não havia nada a fazer. Perante a falta de empatia e de respeito da funcionária, deixei-lhe em sua posse o andante com as viagens e saí da loja. Gostaria de saber porque é que recentemente as senhas Andante têm tão pouca validade, ao contrário do que dizem em letras bem grandes nas paredes da loja e se efectivamente não há nada a fazer neste caso ou se foi apenas mau serviço e má vontade da funcionária Sofia Dias, porque os andantes só deveriam expirar quando não esgotasse as viagens mas em casos como este já passaram as viagens de um andante para outro.
Atenciosamente
Data de ocorrência: 18 de março 2022
Andante
22 de março 2022
Exma. Sr.ª D. Ruth Araújo,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 96439, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que os cartões Andante em papel, lançados a 16 de janeiro 2017, possuem o prazo de validade de 1 ano sendo ainda disponibilizado o ano seguinte (+ 12 meses) para utilizar os títulos em saldo, caso ainda não o tenha feito. Se possuir cartões expirados sem saldo, terá que adquirir novos suportes para viajar.

Esclarecemos ainda que no caso dos cartões Andante em papel, se o fim da validade do cartão se aproximar e ainda não tiver esgotado a totalidade de títulos existentes, o TIP – Transportes Intermodais do Porto, possibilita a transferência dessas viagens para um novo cartão, pago pelo cliente. Contudo, se o período de 2 anos for ultrapassado, o cartão expira definitivamente, assim como qualquer saldo que aí permaneça.

Esta informação está integrada nas Condições de Utilização Andante, e permanentemente disponíveis para consulta em todos as Lojas Andante, bilheteiras CP com venda Andante, Máquinas de Venda Automática Metro do Porto e CP com serviço Andante, bem como no site da Linhandante (https://www.linhandante.com/condicoes.asp).

Face ao apresentado, não é possível recuperar os títulos que possam existir no cartão Andante expirado.

Deste modo, lamentámos naturalmente todo o incómodo causado e qualquer falha de comunicação durante o processo, todavia a agente de venda agiu em conformidade com o procedimento existente.

Linhandante
22 de março 2022
Sendo assim, efectivamente a funcionária Sofia Dias agiu em conformidade com o regulamento, no entanto a falta de profissionalismo e a arrogância são de realçar, pois uma reclamação de uma cliente não deverá ser tratada com prepotência. Atendimento ao público não é fácil e o cliente não tem sempre razão, mas também não deve ser tratado com desprezo como eu fui. Claro está que não existe concorrência, senão a funcionária Sofia Dias não procedia deste modo. Talvez devessem reavaliar o seu posto de trabalho.
Grata pela resposta
Ruht Andrea Mérida Araújo
Ruht Araújo avaliou a marca
20 de abril 2022

Péssimo atendimento na loja andante da Trindade. Falta de profissionalismo e honestidade. Funcionária desagradável e sem nível ou falta de rigor da chefia.

Bom Dia, aconteceu um caso parecido comigo, deviam devolver o valor dos títulos andante expirados, carregando em novos títulos, pois os mesmo deviam ter o prazo de validade inscrito no próprio bilhete. Nem sequer somos avisados do facto dos mesmos terem prazo de validade quando os compramos.