Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - App cobra um valor maior do que o utilizado

Samira Penteado
Samira Penteado apresentou a reclamação
24 de setembro 2019
A aplicação cobrou indevidamente 64,10 euros.
Como se vê na tabela a seguir, a primeira coluna são os meses de referencia, a segunda coluna são os valores descritos no relatório de gastos da aplicação Anda e a terceira coluna são os valores debitados de minha conta em cada mês.

Segue abaixo os valores que constam o relatório do Anda e os valores cobrados mensalmente em meu cartão:
-Janeiro
-Agosto
Total utilizado no Relatório Anda:€ 4,10
Total Cobrado no cartão:€ 4,10
-Setembro
Total utilizado no Relatório Anda:€ 0 (Parei de utilizar a aplicação)
Total Cobrado no cartão:€ 38,65

TOTAL DE COBRANÇAS INDEVIDAS: € 105,05

Preciso do meu dinheiro de volta.
Quero cancelar o meu cartão do Anda.

O Relatorio detalhado esta em anexo com todas as cobranças feitas pelo anda em meu banco.
Data de ocorrência: 24 de setembro 2019
Andante
7 de outubro 2019
Exma. Sra. D. Samira Penteado,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84368, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que a situação se encontra em análise junto das entidades competentes, pelo que a nossa resposta nem sempre é enviada com a celeridade que desejaríamos, estando o TIP a desenvolver todos os esforços para que possamos dar uma resposta com a maior brevidade possível.

Colocamo-nos ao dispor de V. Exa., para qualquer esclarecimento adicional, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Linhandante
Andante
11 de outubro 2019
Exma. Sra. D. Samira Penteado,

No seguimento da sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84368, e após análise das entidades competentes vimos por este meio esclarecer que uma cativação é uma expressão associada ao saldo da conta bancária, que significa que existem valores cativos que se encontram reservados pelo banco para garantir a execução de uma operação ainda não terminada, ficando esse montante cativo até à liquidação da dívida.

Quando são gerados pedidos de cativação pela aplicação anda para efetuar pagamentos, o dinheiro não sai imediatamente da conta de V. Exa., ficando em cativo durante alguns dias, até a cobrança ser efetivamente processada e o banco atualizar a informação contabilística.

As cativações são realizadas nos dias 7, 14, 21 e 27 de cada mês, sendo que cada operação é anulada a anterior (descativação), e criada uma nova cativação com o valor em dívida até à data do processamento.

Esclarecemos que é o banco emissor do cartão quem aplica a cativação de valores. Por norma, quando os comerciantes dão a ordem de compra, os bancos retiram os valores cativos. Neste caso, o chamado “comerciante” (TIP – Transportes Intermodais do Porto) solicita a cativação de um determinado montante e cabe à entidade bancária a execução dessa ordem. De igual forma, quando o comerciante pede a descativação de valores, o banco processa esse movimento.

Durante a análise, foi possível verificar problemas na execução dos pedidos de descativação, pelo que deverá V. Exa. expor este caso à entidade bancária responsável pelo seu cartão, e solicitar esclarecimentos sobre as operações rejeitadas para restituição de valores cativos e esclarecer se os mesmos lhe foram devolvidos.

Aproveitamos ainda para clarificar que o TIP não possui nenhuma ordem de compra realizada no seu cartão desde 27 de agosto, e que as últimas liquidações dos valores em dívida foram realizadas nos dias 3 e 21 de setembro, estando a situação sanada.

Linhandante