Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Atualização de passe estudantes/sub23

Emilia Santos
Emilia Santos apresentou a reclamação
7 de outubro 2019

Depois de tentar atualizar o passe de estudante/sub 23 da minha filha Sara Filipa Ferreira dos Santos a frequentar o 2º ano da faculdade no curso de CMA do ICBAS, desde o dia 28 de Setembro, indo várias vezes ao dia para tentar tirar e como trabalho e a miúda tem aulas, nunca conseguimos tirar. No dia 4 de Outubro, depois de duas horas na fila sem ter acesso a tirar senhas porque não havia na máquina, às 18:30, veio uma funcionária dar senhas que acabaram na pessoa que se encontrava à minha frente. No dia seguinte a minha filha esteve na fila toda a manhã e quando chegou a vez dela disseram-lhe que o documento que tinha não servia e que tinha que ser o sub-23. Veio embora e solicitou na escola que lhe foi dado hoje dia 7/10/2019. Como a minha filha não pode faltar às aulas da faculdade fui ter com ela para me dar a folha dos sub 23 e fui para a fila no Bom Sucesso. Quando cheguei o sistema de senhas estava a funcionar e retirei a senha 210 por volta das 12:50 h. Nesse período foram atendidos vários pais, como eu, que levavam os documentos dos filhos e foi-lhes dado o passe (quando tiveram que assinar, a funcionária disse a uma das mães para assinar por o filho) podem comprovar pela documentação entregue e pelas assinaturas. Por volta das 13:30 o turno das funcionárias foi mudado e as duas funcionárias que passaram a estar ao serviço traziam novas informações de que só o próprio poderia atualizar o passe pois eram as novas regras. Como é normal exaltei-me e pedi para ver essa informação e aonde estava afixada pois tinham diversos avisos mas nenhum dizia respeito a essa situação. A funcionária que estava a atender pegou no telemóvel e ligou ou não , pois não falei com ninguém, e disse que eram as novas regras e que não podia aceitar. Mas aceitaram a renovação do passe normal (40 euros), pois depois de mais de 10 dias a tentar renovar e a não conseguir não estava na intenção de voltar para as filas intermináveis e sempre com o receio de haver mais alterações de última hora. Além dos 40 euros e das senhas andantes com que tenho carregado o passe, o valor gasto daria para dois meses de uso dos transportes.
Acho que é de muito má organização qualquer situação ser alterada a meio dum jogo sem informação prévia.
Solicito que me seja restituído o valor gasto em excesso desde o primeiro dia em que esta situação toda começou. Eu pagava 30 euros por passe de estudante e nem essa possibilidade me foi possível efetuar.
Gostava de ter uma resposta a esta situação.
Data de ocorrência: 7 de outubro 2019
Andante
14 de outubro 2019
Exma. Sr.ª D. Maria Emília Vieira Ferreira dos Santos,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84846, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, informamos que o Perfil Sub23 se destina a estudantes inscritos no Ensino Superior até aos 23 anos (inclusive). Com exceção dos estudantes inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura que beneficiam do mesmo desconto até aos 24 anos de idade (inclusive). No caso de ser beneficiária de Ação Social Escolar – bolseiro, irá usufruir de um desconto de 60% de desconto face à assinatura normal. Caso não seja beneficiária de Ação Social Escolar irá usufruir de um desconto de 25%. A adesão ou renovação do perfil Sub23 tem que ser efetuada pelo titular, uma vez que carece de assinatura de contrato.

Para aderir a este perfil deverá apresentar os seguintes documentos:
o Apresentação do documento de identificação;
o Declaração Sub23;
o Fotografia a cores, para a emissão do cartão Andante;
o 3 EUR, relativos ao custo do cartão Andante.

Poderá entregar a documentação solicitada em qualquer Loja Andante ou bilheteira CP com atendimento Andante (* PROIBIDO *://www.linhandante.com/ondesecompra.asp). Junto anexámos horário das lojas Andante e das bilheteiras CP com atendimento Andante.
Numa assinatura com 3 zonas, o custo poderá ser de 12 EUR (Sub23 A) ou 22,50 EUR (Sub23), caso seja assinatura Metropolitano (todas as zonas), o custo poderá ser de 16 Eur (Sub23 A) ou 30 EUR (Sub23).

Lamentamos todo o transtorno causado, no entanto informamos que não será possível aceder ao seu pedido pelos motivos acima expostos.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Linhandante